Informação sobre vouchers para manuais escolares - Atualização
Ultrapassados os problemas técnicos que existiam, informam-se todos os EE que já é possível a emissão de vouchers para os manuais escolares na plataforma MEGA.

Mais se informa que, no caso de terem manuais reutilizáveis atribuídos, devem aguardar informação sobre as datas em que os mesmos poderão ser levantados na EB. Pedro Varela.

Essa informação será publicada neste mesmo local.
A direção
24 de agosto de 2021
Informação sobre atribuição de subsídio de 25€ a alunos do 1.º ciclo pela C.M. Montijo
Informamos que a CMM nos comunicou que atribuirá este ano um subsídio de 25€ a todos os alunos do 1.º ciclo do concelho, independentemente do escalão de abono de família, para aquisição de material escolar, mas essa verba ainda não nos foi disponibilizada, pelo que os pais e encarregados de educação devem aguardar indicações nesse sentido por parte dos docentes.

Solicita-se, pois, aos pais e encarregados de educação que receberam diretamente da CMM uma informação no sentido de se dirigirem ao Agrupamento para este efeito, que não o façam, dado aguardamos a transferência da verba em causa.
A direção
16 de agosto de 2021
Informação sobre vouchers para manuais escolares
Informam-se todos os Encarregados de Educação que, devido a um problema técnico cuja resolução não depende dos nossos serviços, ainda não é possível a emissão de vouchers para manuais escolares.

Mais se informa que, quando os mesmos estiverem disponíveis, essa indicação será dada neste mesmo site.
A direção
16 de agosto de 2021
Publicitação do resultado do concurso externo para professor bibliotecário
Conforme previsto no ponto 6.1. do aviso de abertura de concurso externo para professor bibliotecário, publicita-se o resultado desse procedimento em que se registaram duas candidaturas:
- A candidata Gabriela Reis, obteve uma classificação de 12,8 pontos;
- A candidata Marisa Costa, obteve uma classificação de 35,0 pontos.

Em conformidade com o estabelecido no ponto 6 do artº 11º da citada Portaria, o júri propôs à Diretora do Agrupamento de Escolas de Montijo que designasse para o cargo de professora bibliotecária da EB Caneira/ EB Joaquim de Almeida, a docente Marisa Costa. 
5 de agosto de 2021
Horário de funcionamento dos Serviços Administrativos
Informa-se que o horário de  atendimento ao público dos Serviços Administrativos do AE Montijo durante o mês de agosto, será entre as 09.30h e as 12.30h.
3 de agosto de 2021
PADDE - Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola
Apresentamos a toda a Comunidade Educativa o PADDE (Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola) do Agrupamento de Escolas de Montijo.

O PADDE é um instrumento de organização e gestão, que reúne informações sobre os meios tecnológicos digitais existentes, o nível de proficiências digitais da comunidade educativa. Identifica uma visão e ações estratégicas, orientadas para uma melhor gestão e aproveitamento dos recursos tecnológicos, a aposta em novas ferramentas e aplicações digitais e projetos orientados para a transição digital. Também integra atividades de capacitação para a utilização do digital orientada para alunos, pessoal docente e não docente, e encarregados de educação. Trata-se de um documento aberto, em atualização quando necessário.

A equipa envolvida na elaboração do PADDE é constituída por 5 docentes, cuja experiência profissional abrange o pré-Escolar e os 3 ciclos do Ensino Básico e que realizaram formação específica para a sua construção.
Apresentação do PADDE do AEM PADDE do AEM
27 de julho de 2021
Programa Academia Digital para Pais - 2.ª edição
Divulgamos à Comunidade Educativa o Programa Academia Digital para Pais, uma iniciativa da EDP Redes, em parceria com a Direção-Geral da Educação.
O Programa Academia Digital para Pais dá a possibilidade aos pais e aos encarregados de educação, de crianças do Ensino Básico, de frequentarem ações de formação promotoras de competências digitais.
 
26 de julho de 2021
Concurso Externo para Professor Bibliotecário
Nos termos do artigo 8.º da portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, torna-se público que se encontra aberto procedimento concurso externo de recrutamento para professor bibliotecário, dado o agrupamento não dispor de docentes que reúnam as condições dispostas no ponto 1 do artigo 5.º da referida portaria.
Aviso de Abertura do Concurso Externo para Professor Bibliotecário
21 de julho de 2021
Reuniões de Pais e Encarregados de Educação - 2.º ciclo
 
Informamos toda a Comunidade Educativa que as reuniões de Pais e Encarregados de Educação das  turmas do 2.º ciclo irão decorrer nos dias 19 e 20 de julho, respetivamente para os 6.º e 5.º anos de escolaridade, segundo escalonamento.
5.º ano 6.º ano
16 de julho de 2021
Avaliação do 3.º período - 1.º e 2.º ciclos
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para consulta no GIAE as avaliações referentes ao terceiro período dos 1.º e 2.º ciclos (1.º ao 6.º anos de escolaridade).

Mais se informa que as pautas correspondentes se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela, apelando-se a que a sua consulta no local se faça apenas se absolutamente necessário.

Para aceder ao portal clique aqui.

Em caso de dificuldade em aceder ao GIAE envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt .
14 de julho de 2021
Reuniões de Pais e Encarregados de Educação - 3.º ciclo
 
Informamos toda a Comunidade Educativa que as reuniões de Pais e Encarregados de Educação das  turmas do 3.º ciclo irão decorrer no dia 14 de julho, segundo escalonamento.
12 de julho de 2021
Menção Honrosa - Onde está o Ecolápis?
O desafio Faber-Castell, com o título “Onde está o EcoLápis?”, foi uma iniciativa promovida conjuntamente com a ABAE (Eco-Escolas) e foi inspirado no famoso livro “Onde está o Wally?”, do ilustrador Martin Handford.

Pretendeu-se, com este desafio, desafiar os alunos, sob a orientação do professor, para a elaboração de trabalhos originais de Ilustração de um espaço verde (floresta, jardim), onde devia estar representada a personagem EcoLápis.

É com orgulho que informamos que o trabalho do aluno Daniel, da turma 6.º E da EB D. Pedro Varela, obteve uma Menção Honrosa no Escalão 2.

Parabéns Daniel!
12 de julho de 2021
Uso saudável da tecnologia durante o período de férias escolares
 
As férias já chegaram para alguns alunos e estão quase a chegar para os mais pequenos.

Partilhamos um folheto sobre segurança na internet, da responsabilidade da SeguraNet, promovendo assim o uso saudável da tecnologia durante as férias escolares.
05 de julho de 2021
Subsídios de Ação Social Escolar 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico
 
Informamos os Encarregados de Educação que, caso queiram candidatar-se ao Apoio Social Escolar, deverão preencher o Boletim e anexar os documentos necessários à candidatura.
O Boletim de Candidatura e respetivos anexos devem ser enviados, preferencialmente, por e-mail para: matriculas@aemontijo.pt .

Em alternativa, poderá entregar na portaria da EB D. Pedro Varela.

Os prazos de entrega são os seguintes:
1ª Fase – Data da reunião/ por mail até 30 de julho
2ª Fase
– Início a 16 de setembro (por mail)
informação sobre os Subsídios de Ação Social Escolar 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico   Boletim de candidatura ao ASE 2021/22 
02 de julho de 2021
Colocações 1.º ano e pré-escolar 2021-2022
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram afixadas, na EB da D. Pedro Varela, as listas de colocação do ensino pré-escolar e do 1.º ano para o próximo ano letivo.
01 de julho de 2021
Resultados do Selfie e Inquéritos aos Encarregados de Educação
 
Divulgamos à Comunidade Educativa os resultados dos inquéritos Selfie, preenchidos pelos docentes e pelos alunos do 4.º ao 9.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Montijo, e do inquérito destinado aos encarregados de educação.

Estes inquéritos são uma ferramenta essencial para o diagnóstico ao nível da integração do digital no Agrupamento e são a base de trabalho para a elaboração do PADDE, Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola, que se encontra a ser concebido por uma equipa de cinco docentes, e que terá a sua vigência nos próximos dois anos letivos.

Desde já o nosso agradecimento a todos os professores, alunos e encarregados de educação, pelo apoio prestado no preenchimento destes inquéritos.
Divulgação dos resultados Selfie   Divulgação dos resultados do Inquérito destinado aos EE 
01 de julho de 2021
Avaliação do 3.º período - 7.º e 8.º anos
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para consulta no GIAE as avaliações referentes ao terceiro período dos 7.º e 8.º anos de escolaridade.

Mais se informa que as pautas correspondentes se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela, apelando-se a que a sua consulta no local se faça apenas se absolutamente necessário.

Para aceder ao portal clique aqui.

Em caso de dificuldade em aceder ao GIAE envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt .
30 de junho de 2021
Equipa do Agrupamento de Escolas de Montijo é uma das vencedoras do concurso de Clubes de Programação e Robótica
 
Decorreu no dia 23 de junho, online, o evento da 2.ª fase do Concurso de Clubes de Programação e Robótica, na qual o Agrupamento de Escolas de Montijo participou com uma equipa constituída por alunos da Unidade de Multideficiência.

Apresentaram um vídeo sobre as atividades que desenvolveram nas temáticas de reciclagem e alimentação saudável. O Júri considerou que a participação desta equipa era meritória para a fase final do concurso, em conjunto com outras 12 participações em 76 representações de Escolas e Agrupamentos.

A fase final decorrerá em outubro, durante o evento Codeweek21.
25 de junho de 2021
Avaliação do 3.º período  - 9.º ano
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para consulta no GIAE as avaliações referentes ao terceiro período do 9.º ano.

Mais se informa que as pautas correspondentes se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela, apelando-se a que a sua consulta no local se faça apenas se absolutamente necessário.

Para aceder ao portal clique aqui.

Em caso de dificuldade em aceder ao GIAE envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt .
24 de junho de 2021
Matrículas 2021/2022 – 2.º e 3.º ciclos – Educação Moral e Religiosa Católica
A disciplina de EMRC é o espaço privilegiado para a aprendizagem dos  grandes valores da relação humana. Uma vez que, permite educar para o desenvolvimento da consciência de  valores, dando a conhecer aos alunos uma perspetiva ética sobre a vida, a pessoa humana e a relação com os  outros em sociedade. Visando, assim, a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários
A partir do 5º Ano, a aula de EMRC tem a duração de 50 minutos por semana e está integrada no horário escolar dos alunos.
A disciplina de EMRC permite:
Cartaz das Matrículas Matrículas 2.º e 3.º ciclos
A coordenadora de EMRC,
Helena Marques
23 de junho de 2021
Matrículas 2021/2022 – 2.º Ano / 3.º Ano / 4.º Ano – Educação Moral e Religiosa Católica
A disciplina de EMRC é o espaço privilegiado para a aprendizagem dos grandes valores da relação humana. Uma vez que, permite educar para o desenvolvimento da consciência de valores, dando a conhecer aos alunos uma perspetiva ética sobre a vida, a pessoa humana e a relação com os outros em sociedade. Visando, assim, a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários. A disciplina de EMRC permite:
Cartaz das Matrículas Matrículas 2.º ano Matrículas 3.º e 4.º anos
A coordenadora de EMRC,
Helena Marques
23 de junho de 2021
Informação sobre matrículas do 2.º ao 10.º ano
Informa-se toda a Comunidade Educativa que os prazos previstos para matrícula/renovação de matrícula para o próximo ano letivo são:

- 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º e 7.º anos - 10 a 16 de julho;

- 8.º, 9.º e 10.º anos - 18 a 30 de junho.

A renovação de matrícula é realizada no Portal das Matrículas: https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/pmat/#/portal/home

Leia atentamente a Informação da direção.
Matrículas e renovação de matrículas
Informações para os Encarregados de Educação:
Informação da DGEstE: Informação da direção do AEM:
22 de junho de 2021
Clube de Programação e Robótica participa no Campeonato dos Clubes de Programação e Robótica
Uma equipa constituída por 4 alunos da Unidade de Multideficiência participam no Campeonato de Clubes de Programação e Robótica que se está a realizar e que terá uma nova etapa dia 23 de junho.

Para já participaram com um cartaz e um vídeo.

Os alunos estão entusiasmados com esta participação.
Vídeo: Cartaz:
16 de junho de 2021
Encontro Nacional da EMRC - 2021
Sob o lema “Esperança(Te)!”, realizou-se o Encontro Nacional da EMRC que consistiu no Concerto falado com o cantor Fernando Daniel, que para além de ter cantado também deu testemunho da importância da disciplina na sua vida, e na apresentação dos trabalhos elaborados pelos alunos de EMRC.

Fica o link do vídeo final que reúne os contributos de alunos e escolas, de todo o país e também dos nossos alunos: https://youtu.be/p-8TNlDbf3Q

Ao longo de quase uma hora é possível conhecer as diferentes realidades educativas e perceber a relevância da EMRC e a sua integração nas aprendizagens nos diferentes ciclos de ensino. Assim, só conduzidos pela Esperança, seremos capazes de transformar o nosso mundo.

Juntos, fazemos mais e vamos mais longe!

Vem e Vê…
A coordenadora de EMRC,
Helena Marques
14 de junho de 2021
Ecoescolas - Hastear da Bandeira
31 de maio de 2021
Encontro Nacional da Educação Moral e Religiosa Católica
Sob o lema “EMRC…Esperança(Te)!”, e porque só conduzidos pela Esperança, seremos capazes de transformar o nosso mundo, vai realizar-se no próximo dia 21 de maio, pelas 21 horas, no Canal do Youtube do Educris, o Encontro Nacional da EMRC.

O Encontro consistirá num Concerto falado, no qual serão apresentados trabalhos elaborados pelos alunos de EMRC de todo o país e ainda contará com a participação do cantor Fernando Daniel.

Fica o link / spot convite para, que todos os alunos e suas famílias possam assistir:

https://www.youtube.com/Educris/videos


Será um momento em que juntos iremos festejar a Alegria de Ser EMRC.

Juntos, fazemos mais e vamos mais longe!

Vem e Vê…
A coordenadora de EMRC,
Helena Marques
21 de maio de 2021
Refeitório - greve dos trabalhadores da administração pública
Informam-se todos os Encarregados de Educação que hoje, dia 20 de maio de 2021, por motivos de greve dos trabalhadores da administração pública, o refeitório da EB D. Pedro Varela encontra-se encerrado.

As senhas de almoço adquiridas para hoje serão transferidas para o dia 17 de junho.
20 de maio de 2021
O Agrupamento de Escolas de Montijo participa no PROJETO SELFIE
SELFIE - sigla de, «Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational technologies» [Autorreflexão sobre a aprendizagem eficaz através da promoção da utilização de tecnologias educativas inovadoras]

O SELFIE é uma iniciativa da Comissão Europeia.

É uma ferramenta gratuita concebida para ajudar as escolas a incorporar as tecnologias digitais no ensino, na aprendizagem e na avaliação.

A SELFIE tem uma base sólida na investigação e foi desenvolvida com base no quadro da Comissão Europeia para a promoção da aprendizagem na era digital nas organizações educativas.
O questionário é destinado a:
- alunos de 4.º ano e docentes que lecionam este ano de escolaridade;
- alunos de 2.º e 3.º ciclos e respetivos docentes;
- dirigentes escolares.

Pretende-se fazer um levantamento sobre a forma como as tecnologias são utilizadas na escola.

Esta recolha é feita com recurso a breves afirmações e perguntas numa escala de concordância simples de 1 a 5. As afirmações abrangem áreas como a liderança, as infraestruturas, a formação dos professores e a competência digital dos alunos.


O contributo de todos na resposta que é anónima ao questionário SELFIE é essencial para o diagnóstico ao nível da integração do digital no Agrupamento. O SELFIE não mede nem compara os conhecimentos ou as competências dos utilizadores. Quanto maior for a participação, mais exato será a SELFIE do Agrupamento. Esta ferramenta foi devidamente testada, validada e implementada em diversos países. Foi concebida para apoiar as escolas no processo de aprendizagem na era digital, permitindo identificar os pontos fortes, as áreas que requerem melhoria e as prioridades de cada organização educativa no âmbito do digital.

Os questionários deverão ser preenchidos, em data a definir, entre 27 de abril a 07 de maio.
Guia para professores: Guia para alunos:
27 de abril de 2021
Matrículas 2021/2022 – 1º Ano – Educação Moral e Religiosa Católica
A disciplina de EMRC como o espaço privilegiado para a aprendizagem dos grandes valores da relação humana. Uma vez que, permite educar para o desenvolvimento da consciência de valores, dando a conhecer aos alunos uma perspetiva ética sobre a vida, a pessoa humana e a relação com os outros em sociedade. Visando, assim, a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários.
A disciplina de EMRC permite:
Cartaz das matrículas: Matrículas do 1.º ano(1.º ciclo) - Informações: Vídeo de sensiblização:
A Coordenadora de EMRC,
Helena Marques
 
17 de abril de 2021
Renovação do Estado de Emergência - 3.ª fase de desconfinamento
O Montijo pertence ao conjunto dos concelhos em que o plano de desconfinamento avança para a terceira fase, por não existir uma taxa de incidência superior a 120 ou 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias pela segunda avaliação quinzenal consecutiva.

Partilhamos um cartaz no qual estão descritas as medidas aplicáveis a partir de 19 de abril.
17 de abril de 2021
Matrículas para o ano letivo 2021 / 2022 - Pré-escolar e 1.º ano
Informamos que as Matrículas para o Pré-escolar e 1.º ano do Ensino Básico, para o ano letivo 2021/2022, decorrem entre os dias 15 de abril e 14 de maio.

Este ano, mais uma vez, devido à Covid 19, o pedido de matrícula é apresentado preferencialmente via Internet, em portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

Consulte as informações necessárias no separador: Matrículas 2021/2022.
15 de abril de 2021
Orçamento Participativo das Escolas - Vencedor
9 de abril de 2021
Conselho Geral -Sínteses das reuniões
Devido à pandemia que estamos a atravessar e à impossibilidade de informar a comunidade educativa das decisões tomadas em reuniões de Conselho Geral, pois anteriormente estas eram afixadas em locais próprias, disponibilizamos aqui as sínteses das reuniões realizadas neste ano letivo.
1.ª Reunião, realizada no dia 17/12/2020: 2.ª Reunião, realizada no dia 18/03/2021:
9 de abril de 2021
Eleições do Conselho Geral - Lista para as eleições
Divulgamos a lista única para a eleição dos representantes de Pais/Encarregados de Educação no Conselho Geral, que se realizará na próxima segunda-feira, dia 12 de abril de 2021, entre as 16h30 e as 18h00, através da plataforma Zoom.
9 de abril de 2021
Selo Escolas eTwinning 2021 – 2022
É com enorme alegria e entusiasmo que o Agrupamento de Escolas de Montijo recebeu a notícia da atribuição do "Selo Escola eTwinning 2021-2022". 

Organização Nacional de Apoio (NSO) do eTwinning irá realizar, em outubro/novembro de 2021, uma cerimónia para entrega da placa e bandeira associadas a este reconhecimento.

A lista das Escolas Portuguesas está disponível no website nacional (Selo de Escola eTwinning | eTwinning PT) e no Portal Europeu (Prémios “Selo de Escola eTwinning 2021 – 2022”).

Parabéns aos docentes e alunos que fazem parte deste Projeto!
A diretora
8 de abril de 2021
Informação - Reabertura do Portão Norte
Informa-se a Comunidade Educativa que o problema de avaria no sistema informático de leitura dos cartões eletrónicos dos alunos já foi resolvido e, por isso, a portaria norte já se encontra em funcionamento.
A direção
8 de abril de 2021
Divulgação - Resultado do Concurso do Logótipo de EMRC
A vencedora é a aluna: Luana – 9º C

Parabéns!

As professoras de EMRC agradecem a todos os participantes o interesse, o empenho e a participação neste Concurso.
A Coordenadora de EMRC,
Helena Marques

8 de abril de 2021
Convocatória: Eleições do Conselho Geral
De acordo com o ponto 4 do artigo 13º do Regulamento Interno, convoco a Assembleia Geral constituída pelos Encarregados de Educação de todos os
alunos a frequentar o Agrupamento de Escolas de Montijo, para a eleição dos seus representantes no Conselho Geral, que se realizará na próxima segunda-feira, dia 12 de abril de 2021, entre as 16h30 e as 18h00, através da plataforma Zoom.

Para votar, basta-lhe aceder à plataforma ao longo deste período com o ID 8161003552 e a senha 4G9sWP.
Clique aqui para consultar a convocatória:
8 de abril de 2021
Informação - Encerramento do Portão Norte
Informa-se a Comunidade Educativa que, por motivo de avaria no sistema informático de leitura dos cartões eletrónicos dos alunos, a portaria norte encontra-se encerrada, por tempo indeterminado.
A direção
5 de abril de 2021
Regresso às aulas presenciais - Regras de segurança
Neste regresso às aulas presenciais é importante que a comunidade educativa esteja sensibilizada para as regras de segurança a adotar nos recintos escolares no sentido de conter a propagação do novo coronavírus.

Aqui ficam os conselhos da ERTE da Direção Geral de Educação, publicado no regresso às aulas após o primeiro confinamento.
3 de abril de 2021
Avaliação do 2.º período - 2.º e 3.º ciclos
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para consulta no GIAE as avaliações referentes ao 2.º período, dos 2.º e 3.º ciclos.

Como a escola está encerrada no feriado e no fim-de-semana, apenas poderá ser consultada, nos próximos dias, através do GIAE.

Para aceder ao portal clique aqui.

Em caso de dificuldade em aceder ao GIAE envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt .
1 de abril de 2021
Avaliação do 2.º período - 1.º ciclo
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para consulta no GIAE as avaliações referentes ao 2.º período do 1.º ciclo.

Mais se informa que as pautas correspondentes se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela, apelando-se a que a sua consulta no local se faça apenas se absolutamente necessário.

Para aceder ao portal clique aqui.

Em caso de dificuldade em aceder ao GIAE envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt .
31 de março de 2021
Páscoa - A Festa da Vida
A todos vós.

É neste tempo de resiliência que vivemos que se aproxima a festa da Páscoa.
E, sob o lema: Páscoa – A Festa da Vida, alguns alunos de EMRC, do 1º Ciclo e do 2º Ciclo, e as suas famílias construíram Símbolos da Páscoa com materiais recicláveis e que partilham com todos.
Assim, recordam que, há
muitos séculos atrás, muitos povos celebravam, nesta altura do ano, a festa da Primavera com muita alegria, pois era a forma de agradecer o ressurgimento da vida, sinal de que um novo ciclo se iniciava e com ele uma vida melhor.
O Povo Hebreu também foi celebrando ao longo dos anos a chegada da Primavera. Contudo, a dada altura, começaram a celebrar a sua libertação da escravidão do Egito, operada por Deus e sob a liderança de Moisés, que designaram por Pessach (Páscoa) – a passagem.
A seguir, também Jesus Cristo celebrava a Páscoa Judaica com a sua família e amigos.
Jesus Cristo, conhecido por fazer o bem a todos, a quem amava com o coração cheio de Amor. Contudo, Jesus Cristo incomodou algumas pessoas que não acreditavam que Ele era o Filho de Deus, por isso, condenaram-no à morte na cruz, mas Ele venceu-a, ressuscitando. Então, a Ressurreição de Jesus Cristo começou a ser celebrada pelos cristãos como a passagem da morte para a Vida – Páscoa.
Assim, os Símbolos da Páscoa significam:
w
a Cruz – é o principal símbolo do Cristianismo que representa a Redenção e a Salvação.
w
o Círio Pascal – é a grande vela que se acende e que representa a presença de Cristo Ressuscitado, a Luz do mundo, e também que Deus é o começo e o fim de tudo.
w
os sinos – transmitem a mensagem de que a vida está surgindo, anunciando a Alegria da Ressurreição de Jesus Cristo.
w
o cordeiro – lembra o sacrifício de Cristo, pois antes de Jesus ser crucificado comemorava-se a Páscoa Judaica, matando-se um cordeiro.
w o peixe – é um dos símbolos mais antigos dos primeiros cristãos, para se referirem a Jesus Cristo.w o coelho – é o símbolo da fecundidade, que gera novos filhos.
w
o ovo – indica a promessa de vida nova e simboliza o nascimento, a vida que retorna.
w o girassol – transmite a esperança, tal como Jesus Cristo trazia a esperança da Salvação.

A todos vós,
Uma Santa Páscoa em Família com Saúde e em Segurança.

A coordenadora de EMRC,

Helena Marques
29 de março de 2021
Selo Escola Amiga - Ary dos Santos
A EB Ary dos Santos  recebeu o selo da Escola Amiga da Criança, com o  projeto Seja Consciente, Proteja o Ambiente!

Foi entregue um avião com a opinião das crianças, sobre o que é uma escola amiga da criança em tempos de pandemia.
29 de março de 2021
Orçamento Participativo das Escolas - Resultados
26 de março de 2021
Orçamento Participativo das Escolas - Dia da Votação
Participa! Escolhe! Vota!

Se és aluno do 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Montijo, amanhã, dia 24 de março, vota no projeto de orçamento participativo para a tua escola.

O formulário de eleição vai estar disponível, entre as 8h20 e as 18h00, em:

https://padlet.com/site8/votacao
 
23 de março de 2021
Divulgação de resultados do concurso de logótipo erasmus+ @t europe
Já é conhecida a grande vencedora do Concurso de logótipo erasmus+ @t europe:

Gabriella, do 9.ºC

A Equipa Erasmus+ @t europe agradece a todos os participantes o empenho e dedicação neste projeto.
12 de março de 2021
Orçamento Participativo das Escolas - Proposta A -  Bancos em Madeira para o exterior
Projeto:

PROPOSTA A – Bancos em Madeira para o exterior
8 de março de 2021
Orçamento Participativo das Escolas - Proposta C -  Redes de Proteção (campo futebol piso em alcatrão)
Projeto:

PROPOSTA C – Redes de Proteção (campo futebol piso em alcatrão)
10 de março de 2021
Orçamento Participativo das Escolas - Proposta A -  Bancos em Madeira para o exterior
Projeto:

PROPOSTA A – Bancos em Madeira para o exterior
8 de março de 2021
Concurso - Criação do Logotipo das Bibliotecas Escolares - Vencedor
A grande vencedora do Concurso é a aluna:

Marisa

7.º B da EB D. Pedro Varela

Parabéns!
5 de março de 2021
Orçamento Participativo das Escolas - Projetos a votos
Já são conhecidas as propostas finais, que irão a votação.
Projetos a votos:

PROPOSTA A – Bancos em Madeira para o exterior

PROPOSTA B – Materiais de Lazer (polivalente/BE)

PROPOSTA C – Redes de Proteção (campo futebol piso em alcatrão)
Se és aluno do 3.º Ciclo, não te esqueças de Votar!

É já no dia 24 de março!
 
5 de março de 2021
Concurso - Criação do Logotipo das Bibliotecas Escolares - Finalistas
O Concurso para a Criação do Logótipo das Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento foi um verdadeiro sucesso!

Recebemos quase 140 propostas!

Agradecemos o empenho de todos os participantes, alunos e encarregados de educação e a todos os Professores que apoiaram e incentivaram os seus alunos a participar.

Agradecemos aos elementos do júri: Professor João Chambel; Professora Maria Alexandra Costa; Professor Luís Alves; Professora Ana Filipa Vale e Professora Gabriela Reis, pela sua disponibilidade e empenho na difícil tarefa de seleção dos candidatos.

Em breve anunciaremos o vencedor!Fiquem atentos! Divulgamos as propostas finalistas!

PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES!!!
4 de março de 2021
Informação sobre Votação Logótipo Projeto "@t Europe"
 A Equipa Erasmus+ tem o prazer de anunciar que o Concurso para Criação do Logótipo do Projeto "@t Europe" foi um verdadeiro sucesso. Foram rececionadas mais de uma centena de propostas, elaboradas por alunos, encarregados de educação e docentes, que connosco abraçaram este desafio europeu, numa verdadeira demonstração de criatividade e talento! A todos o nosso MUITO OBRIGADO!

Dada a enorme qualidade dos trabalhos rececionados, o júri teve a difícil tarefa de selecionar apenas seis trabalhos finalistas... Agora, caberá a toda a Comunidade Educativa votar no logótipo vencedor, durante a semana de 1 a 5 de março, sendo os resultados dessa votação anunciados na semana seguinte.

Clique aqui para aceder ao padlet, com os seis trabalhos finalistas, e vote no seu favorito.
  A Equipa Erasmus+
1 de março de 2021
Aperfeiçoamento das propostas do Orçamento Participativo das Escolas
25 de fevereiro de 2021
Orçamento Participativo das Escolas
24 de fevereiro de 2021
Atividades de AECs - Sugestões de atividades
  A Banda Democrática 2 de Janeiro, entidade promotora das AEC no nosso Agrupamento, disponibilizou à nossa comunidade educativa alguns vídeos de Atividade Física e Desportiva, realizados ou propostos pelos respetivos docentes. 

São esses vídeos que aqui se disponibilizam a essa mesma comunidade!

Poderá aceder ao canal "ESTAMOSON Atividades de Enriquecimento Curricular" em: https://bit.ly/3aVus99
AFD 1 - Prof Nuno Carmo

AFD 2 Professora - Dora Tavira

AFD 6 - professora Cátia Fonseca
AFD 7 professor - Ruben Santos
22 de fevereiro de 2021
Apoio das propostas do Orçamento Participativo das Escolas
  Consulta o Padlet: https://padlet.com/site8/OPE e submete

os formulários das propostas que desejes apoiar.

 

Nota: Destina-se apenas aos alunos do 3.º ciclo!

19 de fevereiro de 2021
Traga o seu próprio dispositivo
Voltamos a lançar a iniciativa: "Traga o seu próprio dispositivo". Esta foi uma iniciativa do Agrupamento de Escolas de Montijo no anterior ano letivo, para incentivar a doação dos antigos computadores, tablets, notebooks, para que pudessem ser emprestados a alunos que não possuissem meios digitais para o Ensino@Distância.

Obsoleto para uns, pode fazer a diferença para outros.

Se tem algum deste equipamento sem uso em casa, entregue-o na sede do Agrupamento (EB D. Pedro Varela).

Não vamos deixar ninguém para trás. 
 
17 de fevereiro de 2021
Regulamento do Concurso para Criação do Logótipo do Passaporte de EMRC
O concurso da criação do Logótipo do “Passaporte de EMRC” é uma atividade através da qual se procura, de forma original e criativa, promover e valorizar a disciplina de EMRC como o espaço privilegiado para a aprendizagem dos  grandes valores da relação humana. Uma vez que, permite educar para o desenvolvimento da consciência de  valores, dando a conhecer aos alunos uma perspetiva ética sobre a vida, a pessoa humana e a relação com os  outros em sociedade. Visando, assim, a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários.

Destina-se a todos os alunos de EMRC do 2.º e 3.º Ciclos da EB D. Pedro Varela.
A Coordenadora de EMRC, Helena Marques
17 de fevereiro de 2021
Orçamento Participativo das Escolas - apresentação de propostas
Ainda vais a tempo de apresentar a tua proposta para o Orçamento Participativo das Escolas.

É até 17 de fevereiro.

Apresenta a tua ideia.
16 de fevereiro de 2021
Configuração do Hotspot ZTE - Equipamento Escola Digital
Tendo em consideração que alguns Encarregados de Educação têm contactado o Apoio Técnico do Agrupamento de Escolas de Montijo a solicitar ajuda relativamente à Configuração do Hotspot ZTE (da operadora MEO), disponibilizamos um manual elaborado no sentido de auxiliar essa configuração.
Caso a dificuldade se mantenha, devem contactar o apoio ao cliente da operadora responsável.
 
15 de fevereiro de 2021
Como me sinto - Checklist para jovens
A situação de pandemia COVID 19 que vivemos está a afetar-nos a todos! Estamos perante uma realidade que nos obrigou a que adotássemos novos comportamentos no nosso dia-a-dia num curto espaço de tempo. Isto é tão válido para as crianças e adolescentes, quanto é para os adultos. Por isso, é importante estar-se atentos à Saúde Psicológica!

Para tal, podemos utilizar a Checklist disponibilizada pela Ordem dos Psicólogos. Esta ferramenta poderá ajudar a refletir sobre o bem-estar psicológico das crianças e adolescente.

Pode ser preenchida por Pais, Cuidadores ou Professores. Não existem respostas “certas” ou “erradas”, serve apenas para que se possa reconhecer e refletir sobre a forma como a criança ou adolescente tem estado a pensar, a sentir e a comportar-se, recentemente.

Responder o mais sinceramente possível e com base na observação pessoal, é essencial!

ATENÇÃO:
Os resultados desta Checklist não constituem, de forma alguma, uma avaliação ou diagnóstico psicológico. Servem apenas para o ajudar a pensar sobre a criança/adolescente. Independentemente dos resultados, se está preocupado com a Saúde Psicológica da criança ou adolescente, procure ajuda profissional – um Psicólogo pode ajudar (psicologia@aemontijo.pt)
 
12 de fevereiro de 2021
Biblioteca Escolar
Mesmo à distância, a tua Biblioteca Escolar está contigo.

Procura-nos nas redes sociais!

Estamos à tua espera!
 
12 de fevereiro de 2021
Manual Teams - Alunos
No dia 8 de fevereiro recomeçam as atividades letivas, no formato de Ensino à Distância.

Voltamos a disponibilizar o Manual Teams - alunos, com algumas atualizações, para que possa auxiliar o desempenho do seu educando.

Recordamos que na primeira utilização do Office365 / Teams, quando colocar a Palavra-passe, tem de colocar PW antes do número de contribuinte e um ponto de exclamação a seguir ao número de contribuinte.

Para os alunos que já usavam esta plataforma no ano anterior, usam a mesma palavra-passe. No caso de não se recordarem, e na eventualidade de ainda não terem registado um endereço de e-mail ou número de telemóvel de recuperação, devem enviar um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt a solicitar a recuperação da palavra passe.
 
05 de fevereiro de 2021
Orçamento Participativo das Escolas
Chegou mais uma edição do Orçamento Participativo de Escolas!!! 

Com o início de um novo ano, chega uma nova edição do Orçamento Participativo das Escolas (OPE) e os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário vão poder decidir, mais uma vez, o que querem melhorar na sua escola. Para isso, só precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conquistar o maior número de votos!

O OPE pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, contribuindo para a melhoria da qualidade da democracia nas escolas.
02 de fevereiro de 2021
Informação sobre fornecimento de refeições a alunos do escalão A e B do ASE e Escola de Acolhimento
Informam-se os pais e EE dos alunos beneficiários do escalão A e B do ASE que pretendam continuar a usufruir de refeições escolares durante a suspensão das aulas presenciais, que devem manifestar com pelo menos 24 h de antecedência essa necessidade, através do email direcao@aemontijo.pt, indicando: 

Nome do(a) aluno(a) Escalão do ASE
Escola /ano /turma 
Nome do Encarregado de educação (EE) 
Contacto telefónico do EE 
Dia ou dias em que pretende usufruir da refeição para o seu educando 


Ao fazê-lo, estarão a autorizar que comuniquemos estes dados à Divisão de Educação da CM Montijo, que depois entrará em contacto com os EE no sentido de estabelecer as condições e local de fornecimento do serviço, que à partida será a EB Liberdade (escola de acolhimento). 

Mais informações sobre o funcionamento da escola de acolhimento deverão ser solicitadas através do e-mail acima referido.
A Direção
22 de janeiro de 2021
Informação
Informa-se toda a comunidade educativa que, por determinação do Conselho de Ministros de dia 21 de janeiro, e em virtude da evolução da pandemia, entre 22 de janeiro e 5 de fevereiro de 2021, ficam suspensas as atividades letivas e educativas, desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário.
A Direção
22 de janeiro de 2021
Sala Snoezelen - Unidade Especializada 1.º Ciclo
A Unidade Especializada de 1.º Ciclo, a funcionar na EB da Liberdade, conseguiu finalmente realizar um sonho antigo, com o apoio da autarquia e da comunidade educativa: O ESPAÇO SNOEZELEN.

A sala Snoezelen é uma sala multissensorial, que proporciona um ambiente confortável e não ameaçador. Equipada com material para a estimulação sensorial, são disponibilizados diversos objetos com o intuito de serem explorados e admirados pelo aluno.

O Snoezelen tem como principais objetivos explorar, sentir, perceber e identificar as sensações e perceções que se obtêm através do próprio corpo e da realidade exterior.
15 de janeiro de 2021
Carregamento de cartões e aquisição senhas de refeição - EB D. Pedro Varela
Informa-se toda a comunidade educativa que o carregamento de cartões e a aquisição de senhas de refeição, que eram usualmente feitos no balcão da Reprografia, passam a partir de agora a ser efetuados na Papelaria da EB D. Pedro Varela.
11 de janeiro de 2021
O Projeto “Atlas do Mundo… Histórico, Geográfico e Religioso”
O Projeto “Atlas do Mundo… Histórico, Geográfico e Religioso” deverá funcionar como uma ferramenta que contribui para a formação do aluno, ampliando a sua produção de conhecimentos e, indo ao encontro das dificuldades detetadas em anos anteriores.
É um projeto abrangente, tanto a nível de conteúdos co0mo de anos de escolaridade (desde o pré-escolar até ao nono ano) e, só quem se sentir cativado por ele o deve abraçar.
Este Projeto visa, basicamente, “ler” o mundo, o país, a região, bem como construir a cidadania. Desta forma, os alunos poderão adquirir competências de forma lúdica, que ocorrem entre homem- tempo- espaço como por exemplo:  Quem sou? Onde vivo? Com quem vivo? Ao darem respostas a estas questões, vão construindo a sua identidade, reconhecendo a sua história, o seu espaço. Isto, levará o aluno a uma reflexão sobre a realidade concreta, de acordo com o Perfil do Aluno à saída da Escolaridade obrigatória.
O espaço englobado por este Projeto deve ser entendido como um espaço produzido e apropriado pela sociedade o que permitirá a abrangência referida: mundo; europa (ou outro continente); península ibérica; Portugal; distrito; concelho. Tudo pode ser visto numa perspetiva geográfica, histórica, social, cultural ou religiosa sendo que neste último aspeto deve respeitar as várias vertentes religiosas de cada um.
Os alunos, as famílias, a comunidade ao participarem estarão a criar condições para se reconhecerem como sujeitos com história e compreender a sociedade em que se integram.
O Projeto “Atlas do Mundo… Histórico, Geográfico e Religioso” deverá funcionar como um apoio à aprendizagem devendo os docentes, se assim o entenderem, integrar o projeto, de acordo com as matérias a lecionar.
Departamento de Ciências Sociais e Humanas
08 de janeiro de 2021
Concurso - Criação do Logotipo das Bibliotecas Escolares
Relembramos que se encontra a decorrer o Concurso para a criação do Logótipo das BE do nosso Agrupamento.

Até dia 21 de janeiro poderão ainda apresentar as vossas propostas.

 
Estamos ansiosos por descobrir as vossas propostas!!

Não se atrasem! 
▪ As propostas a concurso devem ser entregues na BE da Escola D. Pedro Varela, na BE da Escola Básica da Caneira, na BE da Escola Básica Joaquim de Almeida ou às professoras do Projeto Literacias das escolas do 1º ciclo

 
Cada participante / grupo de participantes deve entregar a sua proposta em envelope fechado, até ao dia 21 janeiro de 2021

▪ O envelope deve conter a proposta a concurso (cores e preto e branco), documento de identificação dos participantes e a declaração de cedência dos direitos de autor.

Para mais informações poderão consultar o Regulamento em https://bit.ly/2FYVnFB ou através do email  bibliotecas@aemontijo.pt

Consulte também o blog da biblioteca: https://bibliotecasaemontijo.blogs.sapo.pt/
07 de janeiro de 2021
Aviso à População - Recomendações da Proteção Civil
Divulgamos o aviso à População, proveniente do IPMA e remetido pela ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil) sobre recomendações da Proteção Civil devido às condições meteorológicas adversas.
Consulte o documento
05 de janeiro de 2021
Informação - Portão Norte - Atualização
Informa-se toda a comunidade educativa que, contrariamente ao que foi divulgado no dia 29 de dezembro, a partir de amanhã, dia 4 de janeiro, já vai ser possível abrir o portão Norte das 8h às 9.15h.

Nos outros horários: entre as 13.00h e as 14.00h e entre as 18.15h e as 18.30h também se mantém em funcionamento.
A direção
03 de janeiro de 2021
Informação - Portão Norte
Informa-se toda a comunidade educativa que, devido à falta de pessoal não docente, a Portaria Norte da EB D. Pedro Varela terá, a partir de 4 de janeiro de 2021, um horário de funcionamento entre as 13.00h e as 14.00h e entre as 18.15h e as 18.30h, permanecendo encerrada no período da manhã.

Agradece-se a compreensão de todos face a esta circunstância.
A direção
29 de dezembro de 2020
Avaliação do 1.º período
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para consulta no GIAE as avaliações referentes ao primeiro período, dos 1.º ciclo, 2.º ciclo e 3.º ciclos.

Mais se informa que as pautas correspondentes se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela, apelando-se a que a sua consulta no local se faça apenas se absolutamente necessário.

Para aceder ao portal clique aqui.

Em caso de dificuldade em aceder ao GIAE envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt .
28 de dezembro de 2020
Selo Europeu de Qualidade eTwinning 2020
O eTwinning é uma Ação do Programa Erasmus+ (Erasmus Plus) da União Europeia. 
Tem como objetivo principal criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação. 
Neste âmbito, ao longo do ano letivo transato, a docente do Jardim de Infância da EB Caneira a educadora Joana Leitão desenvolveu com as crianças da sua sala um Projeto em intercâmbio com a Roménia, Polónia (com quem foi fundadora do Projeto), Croácia, Turquia, Lituânia e França. Teve como propósito conhecer os demais participantes, os seus países e costumes através do desporto e da alimentação saudável que está na base de uma boa prática desportiva.
 
Com este projeto, a docente foi premiada com o Selo Europeu de Qualidade.

MUITOS PARABÉNS!!!
22 de dezembro de 2020
Votos de Boas Festas
22 de dezembro de 2020
Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Montijo
As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Montijo:

BE EB D. Pedro Varela,
BE EB da Caneira,
BE EB Joaquim de Almeida,

Desejam que esta quadra seja celebrada com saúde
22 de dezembro de 2020
Comunicado à Comunidade Educativa
Tendo em consideração as manifestações de desagrado de alguns encarregados de educação face à introdução de divisórias em alguns espaços de recreio da EB D. Pedro Varela, vem esta direção esclarecer o seguinte:

As orientações conjuntas emanadas da DGESTE e da DGS relativas à preparação do ano letivo 2020/21, recomendavam às escolas, entre outros aspetos, o seguinte:

-Os estabelecimentos de educação ou ensino devem ser reorganizados de forma a cumprir a legislação e(...) no que toca às medidas de distanciamento físico, higiene das mãos, etiqueta respiratória, utilização de máscara, ou outras.

-Os grupos/turmas devem ter, sempre que possível, horários de aulas, intervalos e período de refeições organizados de forma a evitar o contacto com outros grupos/turmas;

-As aulas de cada turma devem decorrer, sempre que possível, na mesma sala e com lugar/secretária fixo por aluno;

-Os intervalos entre as aulas devem ter a menor duração possível,
devendo os alunos permanecer, tanto quanto possível, em zonas específicas, definidas pela escola;

No cumprimento destas indicações, e de forma a que todos os alunos do AE Montijo, nos respetivos estabelecimentos, pudessem ficar o mais protegidos possível nas suas 'bolhas' devido à COVID 19, preconizou-se, antes do início das aulas em setembro, a delimitação de espaços de recreio, de modo a reservar para cada turma um espaço de referência onde deveriam permanecer sempre que possível em situação de intervalo. Essa delimitação foi feita em todos os nossos estabelecimentos, com marcas no chão ou com fitas, e essa circunstância tem-se revelado da maior importância para reduzir os contactos entre crianças de diferentes turmas.

Na EB D. Pedro Varela, foi também prevista (e solicitada à CM Montijo) a delimitação de espaços para as salas dos blocos D e E, já que nos restantes blocos havia já uma referência espacial no exterior de cada sala, delimitada com muros.

 
Esta medida, que só agora foi concretizada, vem pois dar alguma resposta às dificuldades que se sentiam para conter as movimentações de discentes nestes blocos, pois sem referências espaciais os alunos das diferentes turmas misturavam-se sem qualquer limitação, assistindo-se cada vez mais ao desrespeito pela orientação de permanecerem junto da sua turma, nos espaços em frente às respetivas salas  (a instalação destas estruturas, foi aliás complementada pela vedação do acesso de alunos à vedação confinante com a escola secundária, de forma a impedir a permanência naquele espaço de alunos, que tem sido causadora de problemas e de condutas menos próprias em contexto escolar).

Como é evidente, não se tratam de espaços fechados de onde não se pode sair, mas sim de espaços delimitados onde os alunos deverão permanecer sempre que possível no seio da sua 'bolha', constituindo os mesmos um prolongamento das salas de aula que lhes estão atribuídas. 

Apesar de esta situação não ser naturalmente do agrado de todos, esta direção não pode deixar de reiterar a sua importância, recordando o seu caráter temporário e preventivo nesta situação de pandemia, lembrando que no contexto atual o valor que mais urge preservar é o da saúde, tentando-se com estas medidas que as escolas possam estar abertas aos seus alunos e ao serviço da causa pública, dada a importância de que se reveste o seu funcionamento para a sociedade em geral. 

Não podemos também deixar de referir que informámos a APEE do estabelecimento da razão de ser desta medida, e que temos também registo de agradecimentos por esta iniciativa, que aliás tinha sido também reivindicada junto de nós por alguns encarregados de educação. 

Estando esta direção a cumprir, na medida do possível, as orientações acima citadas por parte da tutela, e reiterando a sua disponibilidade para ouvir soluções emanadas pelos Encarregados de Educação, através dos seus representantes (APEE), agradece-se a compreensão de toda a comunidade educativa face às medidas tomadas, do mesmo modo que a população em geral tem compreendido e cumprido as medidas gerais que têm sido impostas no país, visando o controlo da pandemia.
  A diretora
Alexandra Santana Caeiro
11 de dezembro de 2020
Contratação de um Técnico Especializado - Psicólogo Escolar
Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, artigos 38º e 39º, e demais legislação complementar aplicável, publicita-se o presente Aviso, declarando-se aberto, pelo prazo de três dias úteis, o procedimento de seleção e recrutamento para a contratação de um Técnico Especializado - Psicólogo, a exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo, para o ano letivo de 2020/2021.


Consulte o Aviso de Abertura e o Modelo de Portefólio no separador: Contratação de Escola .
09 de dezembro de 2020
Comunicado à Comunidade Educativa
Cara Comunidade Educativa do AE Montijo:

Queiram antes de mais aceitar o meu abraço e votos de muita saúde.
Venho junto de todos vós fazer um novo ponto de situação relativamente à situação que estamos a viver nas nossas escolas devido à pandemia.

No último mês, e com particular ênfase nas duas últimas semanas, temos vindo a registar no nosso Agrupamento a ocorrência de alguns casos de docentes, não docentes e alunos/crianças que, por terem contactado com familiares próximos, ou por eles mesmo terem testado positivo à COVID19, levaram as autoridades de saúde a promover o respetivo confinamento ou isolamento profilático (individual ou da respetiva turma) em alguns estabelecimentos.

Em todos esses casos já ocorridos, toda a informação necessária chegou junto dos respetivos pais e Encarregados de Educação, quer por parte da escola quer das autoridades de saúde, de forma a ficarem cientes da situação e da forma como proceder perante a mesma, e assim continuaremos a fazer no futuro já que é expectável que a situação se mantenha por algum tempo.

Não será, pois, demais repetir o apelo para todos estejam a atentos a sinais da doença, evitando enviar os vossos educandos para a escola se estes tiverem sintomas ou se estiverem em contacto com alguém infetado. Apelo ainda para que todos continuem a usar máscara nos espaços exteriores e interiores das escolas (obrigatório na EB D. Pedro Varela, recomendado nas outras),  que permaneçam nas suas "bolhas" no estabelecimento e que cumpram com as regras de higienização/manutenção dos espaços que frequentam.

Os tempos que vivemos não estão a ser fáceis e o futuro reserva-nos certamente ainda desafios muito exigentes, pelo que só com a colaboração e sentido cívico de todos poderemos ir respondendo da melhor forma possível a todos os casos que vão surgindo.

Da parte desta direção, deixo a garantia do acompanhamento diário de todas as situações, e da permanente articulação com as autoridades de saúde, cujas recomendações norteiam todas as nossas ações, pelo que reitero a necessidade de todos agirmos no presente com a serenidade e responsabilidade que se impõem.
  A diretora
Alexandra Santana Caeiro
29 de novembro de 2020
Cartaz para o uso criterioso dos serviços de urgência
O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) elaborou um novo cartaz, com o objetivo de sensibilizar os utentes para o uso criterioso dos serviços de urgência.

Para o efeito, contou com a colaboração de vários profissionais do CHBM que dão a “cara” por esta iniciativa e relembram os utentes dos sintomas habituais da gripe e da COVID-19 (febre, tosse, dificuldade respiratória, dor de garganta, cansaço ou dores musculares), devendo nestas situações ligar para o centro de contacto SNS 24 (808242424) ou para o seu Centro de Saúde, uma vez que as urgências hospitalares estão vocacionadas para o atendimento de situações urgentes e emergentes.
Consulte o cartaz elaborado pelo Centro Hospitalar Barreiro Montijo 
25 de novembro de 2020
 Projeto Erasmus+ KA1 @t Europe - Divulgação dos resultados das candidaturas
Divulgamos os resultados, no âmbito do processo de candidatura do concurso Erasmus+ KA1 @t Europe, que decorreu de 19 a 31 de outubro do corrente ano, com vista ao desenvolvimento de atividades de formação até agosto de 2022.
A Equipa Erasmus+
Consulte neste documentos os resultados das candidaturas
24 de novembro de 2020
Campanha de Solidariedade - Recolha de Alimentos
  A todos vós,
O Natal está a chegar!
E com o Natal: as luzes, as decorações, as músicas natalícias, os doces e os presentes…
Mas, o verdadeiro significado do Natal é estar presente na vida dos outros.É estar presente, mesmo que longe, nos que mais precisam da nossa ajuda.
Como tal, a disciplina de EMRC irá dinamizar a Campanha de Solidariedade - Recolha de Alimentos: “O Presente do Natal é estar perto dos nossos!”, até ao dia 11 de dezembro de 2020.
Caso possa colaborar, deixe o seu donativo no PBX da Escola Básica D. Pedro Varela.
Grata pela sua atenção e colaboração.
 A coordenadora de EMRC,
Helena Marques  
Consulte o cartaz da Campanha de Solidariedade
23 de novembro de 2020
Concurso - criação de logótipo (Projeto Erasmus+ KA1 @t Europe)
Foi prolongado o prazo do Concurso: criação de logótipo (Projeto Erasmus+ KA1 @t Europe)

O projeto Erasmus+ KA1 @t Europe prevê a participação de docentes em atividades de formação em outros países da União Europeia e integra-se num Plano de Desenvolvimento Europeu do Agrupamento de Escolas de Montijo, que pretende desenvolver as competências dos alunos, melhorar a oferta educativa, promover a participação ativa e desenvolver a consciência de diversidade, identidade e cidadania europeias.

Os trabalhos deverão ser entregues por correio eletrónico para equipa.erasmusmais@aemontijo.pt até ao dia 22 de janeiro de 2021,inclusive.
A Equipa Erasmus+
Regulamento Concurso- criação de logótipo
18 de novembro de 2020
Contratação de um Técnico Especializado - Animador Cultural/Social
Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, artigos 38ºe 39º, e demais legislação complementar aplicável, publicita-se o presente Aviso, declarando-se aberto, pelo prazo de três dias úteis, o procedimento de seleção e recrutamento para a contratação de um Técnico Especializado – Animador Cultural/Social - a exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo, para o ano letivo de 2020/2021.

Consulte o Aviso de Abertura, o Modelo de Portefólio e o Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário no separador: Contratação de Escola .
5 de novembro de 2020
Informação - Serviços Administrativos
Dada a necessidade de implementar, tanto quanto possível, o regime de teletrabalho para os assistentes técnicos, informa-se a comunidade educativa que o atendimento ao público nos serviços administrativos do AE Montijo passa, a partir de 9 de novembro de 2020, a ser efetuado no seguinte horário:

Segundas, quartas e sextas-feiras, das 09.30h às 12.30h

O atendimento presencial será efetuado por ordem de chegada, e limitado a uma pessoa de cada vez.
A direção
04 de novembro de 2020
Pagamentos digitais MAWAY
Já está disponível no GIAE a opção PAGAMENTOS DIGITAIS MAWAY.

Este é um serviço integrado no software GIAE e permite efetuar carregamentos online nos saldos dos cartões dos utentes, através de referência multibanco, cartão de crédito ou MBWay.
Consulte o documento explicativo dos carregamentos do cartão por maway
02 de novembro de 2020
Concurso - Criação do Logotipo das Bibliotecas Escolares
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Montijo tem o prazer de convidar toda a comunidade escolar a participar no concurso para a criação do Logotipo das Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento.

Para Para mais informações poderão consultar o Regulamento em https://bit.ly/2FYVnFB ou através do email  bibliotecas@aemontijo.pt

Consulte também o blog da biblioteca: https://bibliotecasaemontijo.blogs.sapo.pt/

Contamos com a vossa participação!
27 de outubro de 2020
Informação
Informa-se que a central telefónica da EB D. Pedro Varela se encontra com uma avaria que limita o seu funcionamento (nem sempre se consegue atender e não se conseguem reencaminhar chamadas, por exemplo), aguardando-se a sua reparação.

Agradece-se a compreensão de toda a comunidade educativa face a estas circunstâncias.
A direção
26 de outubro de 2020
Contratação de um Técnico Especializado - Psicólogo Escolar
Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, artigos 38º e 39º, e demais legislação complementar aplicável, publicita-se o presente Aviso, declarando-se aberto, pelo prazo de três dias úteis, o procedimento de seleção e recrutamento para a contratação de um Técnico Especializado - Psicólogo, a exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo, para o ano letivo de 2020/2021.


Consulte o Aviso de Abertura, o Modelo de Portefólio e o Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário no separador: Contratação de Escola .
20 de outubro de 2020
Aviso de abertura de Candidaturas ao abrigo do Projeto Erasmus+ KA1 @t Europe
Declara-se aberto, até ao dia 31 de outubro, o período de candidatura à participação no projeto ERASMUS+ KA101 - 78258.

Os interessados devem ler atentamente o documento, para a tomada de conhecimento dos cursos propostos e objetivos das mobilidades disponíveis para candidatura, assim como dos critérios de seleção dos participantes.
19 de outubro de 2020
Website Projeto Erasmus+ KA101 @t Europe
Consulte o website do Projeto Erasmus+ KA1 @t Europe:

https://agrupescolasmontijo.wixsite.com/ateurope
19 de outubro de 2020
Dia Mundial da Alimentação: "Dá a cara pela tua Saúde!"
Divulgamos o Cartaz sobre a atividade promovida pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento: "Dá a cara pela tua Saúde", no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação.
Consulte o cartaz
16 de outubro de 2020
Mensagem da Diretora do Agrupamento de Escolas de Montijo
Exmos. Srs. Encarregados de Educação, Pais e Alunos

Queiram antes de mais aceitar os meus melhores cumprimentos e votos de saúde.

Face às atuais notícias sobre o aumento significativo de casos positivos de Covid-19 no nosso país e de forma a podermos continuar a fazer com que o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por todos nós e por todos vós continue a pautar-se pelo bem-estar e segurança de toda a Comunidade Educativa, apelo a todos que continuem a reforçar a necessidade do uso de máscaras nos espaços exteriores e interiores das escolas (obrigatório na EB D. Pedro Varela, recomendado nas restantes),  a necessidade de permanecerem dentro das suas "bolhas" familiares e de colaborarem na higienização/manutenção do espaço que cada um utiliza de forma a garantir a segurança de todos que o utilizam.

Passado cerca de um mês sobre o início das aulas, o balanço que efetuamos nesta matéria é positivo, mas avizinham-se tempos provavelmente ainda mais difíceis e exigentes, pelo que só com a colaboração de todos conseguiremos ultrapassar este enorme desafio.

Cuidem de vós, dos vossos e dos outros. 
A diretora
Alexandra Santana Caeiro
13 de outubro de 2020
Informação - Portão Norte
Informa-se toda a comunidade educativa que, a partir do dia 12 de outubro de 2020, o portão norte da EB D. Pedro Varela terá, ao início da manhã, o horário de abertura das 8.00h às 09.15h, mantendo-se inalterados os restantes períodos de abertura diários.
A direção
9 de outubro de 2020
Informação - Papelaria da escola
Informa-se toda a comunidade educativa que, a partir do dia 12 de outubro de 2020, a papelaria da EB D. Pedro Varela estará em funcionamento das 09.30h às 11.30h e das 13.00h às 15.30h.
A direção
9 de outubro de 2020
Concurso - criação de logótipo (Projeto Erasmus+ KA1 @t Europe)
A Equipa Erasmus+ vem desta forma promover junto de toda a comunidade educativa a atividade “Concurso - criação de logótipo” com o objetivo de aumentar a participação de alunos, pais e Encarregados de Educação e pessoal docente e não docente na vida escolar do Agrupamento de Escolas de Montijo.

O projeto Erasmus+ KA1 @t Europe prevê a participação de docentes em atividades de formação em outros países da União Europeia e integra-se num Plano de Desenvolvimento Europeu do Agrupamento de Escolas de Montijo, que pretende desenvolver as competências dos alunos, melhorar a oferta educativa, promover a participação ativa e desenvolver a consciência de diversidade, identidade e cidadania europeias.

A designação do projeto - @t Europe - pretende consolidar a integração do nosso agrupamento de forma mais concreta e ativa no espaço da União Europeia, pelo que o logotipo a eleger deverá ir ao encontro desta visão.

Com a consciência de que a Escola vive da participação de todos, agradecemos desde já a vossa colaboração enquanto possíveis participantes e enquanto agentes de divulgação da atividade.
A Equipa Erasmus+
Regulamento Concurso- criação de logótipo
9 de outubro de 2020
Biblioteca Escolar
A tua Biblioteca escolar está mais perto de ti!

Agora é mais fácil encontrar-nos online!

Procura este cartaz na tua Escola!
Consulta o cartaz
6 de outubro de 2020
Agrupamento de Escolas de Montijo na Codeweek 2020
  A Semana Europeia da Programação (Code Week) é uma iniciativa, promovida pela Comissão Europeia, que visa tornar a criatividade digital e a programação acessíveis a todos, de uma forma divertida e motivadora, promovendo a criatividade, a resolução de problemas e a colaboração através de atividades e eventos de programação.

A Codeweek decorrerá entre 10 e 25 de outubro e o Agrupamento de Escolas de Montijo estará presente, pela primeira vez, com o tema “Conta-me uma história em Scratch”, as quais serão desenvolvidas pelos alunos do 6.º ano do 2.º ciclo.

Podem juntar-se a nós, com as vossas atividades, através do código cw20-aYLJw.
5 de outubro de 2020
Guia de Intervenção Integrada Junto de Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica
Divulgamos o Guia de Intervenção Integrada Junto de Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica, que visa melhorar a intervenção junto de crianças ou jovens vítimas de maus tratos em contexto de violência doméstica e estabelecer um quadro comum de intervenção integrada entre as áreas governativas da cidadania e igualdade, da administração interna, do trabalho, solidariedade e segurança social, da justiça, da educação e da saúde.
Guia de Intervenção Integrada Junto de Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica Flyer
2 de outubro de 2020
Informação à Comunidade Educativa
Informam-se todos os interessados que, a partir de 2ª feira, 28.09.2020, será possível abrir o Portão Norte da EB D. Pedro Varela, para acesso exclusivo de alunos ao estabelecimento, no seguinte horário:
- Das 08.00h às 09.30h
- Das 12.30h às 14.00h
- Das 18.15h às 18.30h

Lembramos que os alunos apenas podem entrar no estabelecimento alguns minutos antes das horas de início das aulas, de forma a permanecerem no espaço escolar apenas o tempo indispensável para as mesmas, sendo de referir que os que têm aulas apenas de tarde e almoçam na escola, podem entrar entre as 12.30h e as 12.45h.

Mais informamos que a Reprografia da EB D. P. Varela, passará também a estar aberta no seguinte horário:
- Das 09.00h às 10.30h
- Das 13.00h às 13.30h
- Das 15.00h às 16.40h

Relativamente à Papelaria, informamos que contamos em breve reunir condiçõs para proceder também à sua reabertura.
A Direção
25 de setembro de 2020
#EscolaEmSegurança
No início de um ano letivo diferente, algumas indicações importantes para a TODOS, disponíveis nos seguintes links:

https://www.dgeste.mec.pt/stayaway_covid/ESCOLAEMSEGURANÇA_23SEC.mov 

 

https://www.dgeste.mec.pt/stayaway_covid/ESCOLAEMSEGURANÇA_CARTAZ_recomendações.pdf
 

https://www.dgeste.mec.pt/stayaway_covid/ESCOLAEMSEGURANÇA_PE_1.mov
25 de setembro de 2020
Comunicado
A Direção do AE Montijo vem por este meio informar a comunidade educativa que as notícias postas a circular nas redes sociais sobre a existência de múltiplos casos positivos de COVID-19 na EB D. Pedro Varela não correspondem à realidade.

Recordamos que temos conhecimento de apenas um caso positivo de uma criança que não chegou a frequentar a escola, situação de que demos conhecimento aos pais e Encarregados de Educação da turma em causa, como é nossa obrigação e está previsto no plano de Contingência.

Recordamos ainda que todos os casos suspeitos que possam vir a existir serão sempre por nós comunicados à autoridade de saúde, e que todas as nossas ações nesta matéria serão articuladas com essa mesma autoridade, sendo absolutamente lamentável o alarmismo agora causado sem qualquer fundamento.

De igual modo, apela-se a que, face a casos suspeitos que venham a ocorrer e possam vir a ser confirmados futuramente, os pais e Encarregados de Educação sigam as indicações que venham a ser dadas sobre a matéria, já que elas serão sempre emanadas de acordo com as recomendações das entidades competentes na matéria. 
A Direção
22 de setembro de 2020
Reabertura do Refeitório Escolar da EB D. Pedro Varela
Informam-se os Encarregados de Educação dos alunos da EB D. Pedro Varela que o refeitório deste estabelecimento, segundo comunicação da Câmara Municipal do Montijo feita hoje, começará a funcionar na próxima 2.ª feira.
Todavia, dado não haver naturalmente refeições marcadas para esse dia, apenas poderão ser confecionadas 80 refeições (correspondentes ao limite para marcações no próprio dia). 
Deste modo, este serviço só irá funcionar dentro da normalidade, a partir de 3.ª feira, mediante marcação prévia de refeições.

Gratos pela compreensão,    
A Direção
18 de setembro de 2020
Plano de Contingência
Divulgamos, mais uma vez, o Plano de Contingência do Agrupamento de Escolas de Montijo.
     
16 de setembro de 2020
Referencial Escolas - Controlo da Transmissão de Covid-19 em Contexto Escolar
Publica-se o "Referencial Escolas - Controlo da Transmissão de Covid-19 em Contexto Escolar" para conhecimento de toda Comunidade Educativa.
15 de setembro de 2020
Receção aos alunos - 5.º e 7.º anos e turmas com alteração de DT
As receções a alunos e encarregados de educação serão efetuadas no dia 16 de Setembro, pelo respetivo Diretor de Turma, no horário correspondente a cada turma. As mesmas realizar-se-ão presencialmente apenas para os 5.º e 7.º anos e para as turmas com alteração de Diretor de Turma, de acordo com calendário em anexo.

Face ao contexto epidemiológico que vivemos apelamos a compreensão de todos no sentido de cumprirem as seguintes directrizes:

ü 
A necessidade do cumprimento dos horários estipulados para a receção a cada aluno/encarregado de educação, respeitando o turno previsto na divisão da respetiva turma.

ü
Cada aluno deverá ser acompanhado apenas pelo Encarregado de Educação ou outro adulto que o substitua.
14 de setembro de 2020
Despacho n.º 8553-A/2020
Divulgamos o Despacho n.º 8553-A/2020, que prevê a possibilidade de aplicação de medidas de apoio educativas aos alunos que, de acordo com as orientações da autoridade de saúde, devam ser considerados doentes de risco e que se encontrem impossibilitados de assistir às atividades letivas e formativas presenciais em contexto de grupo ou turma.
14 de setembro de 2020
Material necessário para as disciplinas de EV/ET (5.º e 6.º anos) e EV/PA (7.º, 8.º e 9.º anos)
Informamos os Encarregados de Educação acerca da Lista de Material a adquirir para as disciplinas de EV/ET, do 2.º ciclo, e EV/PA, do 3.º ciclo.

Reforça-se que este material é comum às duas disciplinas (só deve ser adquirido uma vez) e que no presente ano letivo não é permitido guardar capa / materiais dos alunos nas salas de aula.
Material de EV/ET (2.º ciclo) Material de EV/PA (3.º ciclo)
11 de setembro de 2020
Horário dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos 2020/2021
  Informa-se toda a Comunidade Educativa que já se encontram publicados os horários escolares dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos.

Consulte o horário escolar do seu educando clicando no separador: Horários - 2.º / 3.º Ciclos .
10 de setembro de 2020
Oferta de Escola - Grupo 320 (Francês - 3.º ciclo)
Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 132/2012, de 27 de junho, na redação em vigor, e demais legislação complementar aplicável, torna-se público que se encontra aberto o procedimento concursal para a contratação de 1 (um) docente do Grupo de Recrutamento 320, para exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo certo, no ano letivo de 2020/2021. 

Consulte no separador: Contratação de Escola .
8 de setembro de 2020
Plano de Implementação e Transição Entre Regimes de Ensino e Aprendizagem
No sentido de permitir a organização e esclarecimento de todas as dúvidas e anseios dos membros da Comunidade Educativa, publicamos o Plano de Implementação e Transição Entre Regimes de Ensino e Aprendizagem (Regime Presencial, Misto ou Não Presencial) para o Ano Letivo 2020/2021 do Agrupamento.

Salvaguarda-se que o mesmo poderá vir a sofrer algumas atualizações, de acordo com orientações que possam vir a ser emanadas por parte da Tutela e da Direção Geral de Saúde.
8 de setembro de 2020
GIAE - reposição das palavras-passe
Informamos que, devido ao início do novo ano letivo, houve necessidade de se proceder à reposição de todas as palavras-passe de acesso à plataforma GIAE.

Assim sendo, no próximo acesso ao GIAE, todos os Encarregados de Educação deverão colocar, como palavra-passe, o Número de Identificação Fiscal do aluno.

Consulte o separador GIAE para obter informações de como aceder ao portal.
8 de setembro de 2020
Horário dos Serviços Administrativos
Informamos toda a Comunidade Educativa que o horário dos Serviços Administrativos vai passar a ser o seguinte:

- Segunda, terça, quinta e sexta-feira: das 9h30 às 12h30;
- Quarta-feira: das 13h30 às 16h30.
3 de setembro de 2020
Comunicado à Comunidade Educativa
Assinalando o início de mais um ano letivo nas nossas escolas, venho por este meio dar as boas-vindas aos alunos, docentes, funcionários, encarregados de educação e restantes membros da comunidade educativa, desejando que o ano escolar possa decorrer da melhor forma possível.
 
Com efeito, dado estarmos perante uma situação que carece de medidas excecionais, no âmbito da pandemia COVID-19, e sabendo de todos os constrangimentos que daí possam surgir, temos consciência das dificuldades, obstáculos e imprevistos com que poderemos ter de vir a lidar.

Nesse sentido, este Agrupamento está a ultimar o seu Plano de Organização do Ano Letivo, que visa estabelecer a forma como as nossas diferentes valências funcionarão (documento que pretendemos divulgar em 7 de setembro), e apelamos desde já para a maior compreensão face às alterações que forçosamente iremos implementar em nome da nossa segurança comum, e para o cumprimento, por todos, das regras de funcionamento preconizadas.

Informo ainda que iremos sempre divulgar no nosso site todas as informações que considerarmos pertinentes para a nossa comunidade educativa (sendo este o meio de divulgação preferencial a usar nesta fase), e que as atividades letivas terão início em todos os nossos estabelecimentos de forma presencial, no dia 17 de setembro de 2020.
Atentamente,
Alexandra Santana Caeiro
Diretora do AEM
1 de setembro de 2020