Devolução de Manuais Escolares - 3.º e 4.º Ano de Escolaridade
Informam-se os pais e EE dos alunos de 3.º e 4.º ano que não devolveram, nos prazos anteriormente estabelecidos, os manuais escolares dos seus educandos, que podem fazê-lo excecionalmente nos dias 30 e 31 de agosto de 2023, entre as 09.00h e as 16.30h na EB D. Pedro Varela, dado que reabriu a Plataforma MEGA para esse efeito.
Relativamente a outros anos de escolaridade, aguardamos indicações da DGESTE sobre eventual reabertura da Plataforma.
A Direção
29 de agosto de 2023
Encerramento da escola na semana de 14 a 18 de agosto
Informamos que a EB D Pedro Varela se encontra encerrada na semana de 14 a 18 de agosto de 2023 (Despacho ME n.º 1/2023).
A Direção
14 de agosto de 2023
Projeto @t Europe - Últimas mobilidades
Realizam-se as duas últimas mobilidades, de 17 a 22 de julho, no âmbito do projeto @t Europe com a participação das docentes Carla Cruz e Marta Raimundo no curso estruturado "CLIL in Primary School - Make it work, make it effective" organizado pela entidade Europass Teacher Academy na cidade de Florença, Itália. Abaixo partilhamos o seu Diário de Bordo com a partilha das atividades desenvolvidas.
A Equipa Erasmus+
19 de julho de 2023
Uso saudável da tecnologia durante o período de férias escolares
 
A Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, com o apoio da Geração Cordão e do Instituto de Apoio à Criança, divulga de novo a Campanha “Férias: um lugar tecno saudável!”, que visa sensibilizar crianças e jovens para o uso saudável da tecnologia durante o período das férias escolares. Esta campanha, dirigida a pais/encarregados de educação e a todos os agentes educativos, propõe uma viagem a esse lugar especial, onde todos poderão desfrutar de férias em segurança, e onde é privilegiado o bem-estar físico e mental.
Partilhamos a brochura com recomendações para o uso saudável da tecnologia e recomendações Vídeo para o uso saudável da tecnologia nas férias dadas por especialistas e por figuras públicas.
Recomendações Vídeo para o uso saudável da tecnologia nas férias dadas por especialistas e por figuras públicas  Brochura com recomendações para o uso saudável da tecnologia
19 de julho de 2023
Newsletter CDE (Capacitação Digital das Escolas)
Partilhamos a segunda Newsletter CDE (Capacitação Digital das Escolas), exemplo de um trabalho de inclusão das tecnologias digitais, nas práticas pedagógicas e ao serviço das aprendizagens dos alunos, do Agrupamento de Escolas de Montijo, Escola Secundária Jorge Peixinho, Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, Agrupamento de Escolas Pegões, Canha e Santo Isidro e Agrupamento de Escolas de Alcochete.
14 de julho de 2023
Informação - Devolução de verbas dos cartões de aluno
Informam-se todos os pais e EE de alunos da EB D. Pedro Varela que no próximo ano já não frequentarão este estabelecimento, que deverão proceder ao levantamento dos saldos existentes nos cartões, comparecendo na papelaria da escola (e tendo em sua posse o citado cartão), nas seguintes datas e horários:
Entre 12 a 28 de julho de 2023:
- 2.ª, 4.ª e 6.ª feira - das 10.00h às 12.00h
- 3.ª e 5.ª feira - das 13.30h às 15.30h  O levantamento de saldos depois destas datas não será possível, revertendo as verbas não reclamadas a favor do AEM.
A Direção
07 de julho de 2023
Informação - Avaliação do 3.º período - 1.º ciclo
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para consulta no GIAE as avaliações referentes ao terceiro período, do 1.º ciclo.

Mais se informa que as pautas correspondentes se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela.

Para aceder ao portal clique aqui.

Caso não consiga aceder consulte os nossos tutoriais: 1.º acesso ao GIAE e  recuperação da palavra passe do GIAE.

Se as dificuldades persistirem, envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt , não se esquecendo de identificar o seu educando.
06 de julho de 2023
Informação - Serviços Administrativos
Informa-se que, devido à necessidade de afetar todos os Assistentes Técnicos ao serviço de matrículas, entre os dias 06 e 10 de julho de 2023, inclusive, não se efetua atendimento ao público para outros assuntos nos serviços administrativos. 
Neste período de tempo, qualquer assunto a tratar deve ser colocado aos serviços através de email: secretaria@aemontijo.pt
A Direção
05 de julho de 2023
Matrículas 2023/2024 – 2.º e 3.º ciclos – Educação Moral e Religiosa Católica
A disciplina de EMRC é o espaço privilegiado para a aprendizagem dos  grandes valores da relação humana. Uma vez que, permite educar para o desenvolvimento da consciência de  valores, dando a conhecer aos alunos uma perspetiva ética sobre a vida, a pessoa humana e a relação com os  outros em sociedade. Visando, assim, a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários
A partir do 5.º Ano, a aula de EMRC tem a duração de 50 minutos por semana e está integrada no horário escolar dos alunos.
A disciplina de EMRC permite:
Cartaz das Matrículas Matrículas 2.º e 3.º ciclos- Informação Vídeo promocional
A coordenadora de EMRC,
Helena Marques
05 de julho de 2023
Colocações 1.º ano e pré-escolar 2023-2024
Informam-se os pais e EE de crianças matriculadas na educação pré-escolar e no 1º ano de escolaridade, que as listas de colocação para 2023.24 em estabelecimentos de ensino deste AE estarão afixadas na EB D. Pedro Varela, onde poderão ser consultadas a partir das 15.00h de 03 JUL 2023.
03 de julho de 2023
Devolução dos Manuais Escolares / Kit Programa Escola Digital - 5.º e 6.º ano
Divulgamos a toda a Comunidade Educativa o Escalonamento para a Devolução dos Manuais Escolares / Kit Programa Escola Digital, para os 5.º e 6.º anos de escolaridade.

Pedimos a vossa maior atenção na leitura da Informação dos dois documentos anexos a esta informação.
Escalonamento: Devolução dos Manuais Escolares - 5.º ano Escalonamento: Devolução dos Manuais Escolares e dos Kits Programa Escola Digital - 6.º ano 
Informação - Devolução Manuais Escolares    Informação - Kit Programa Escola Digital   
28 de junho de 2023
Devolução dos Manuais Escolares - 7.º e 8.º anos
Divulgamos a toda a Comunidade Educativa o Escalonamento para a Devolução dos Manuais Escolares, para os 7.º e 8.º anos de escolaridade.

Pedimos a vossa maior atenção na leitura da Informação do documentos anexos a esta informação.
Escalonamento: Devolução dos Manuais Escolares - 7.º e 8.º anos 
 
Informação - Devolução Manuais Escolares   
23 de junho de 2023
Devolução dos Manuais Escolares e dos Kit Programa Escola Digital - 9.º ano
Divulgamos a toda a Comunidade Educativa o Escalonamento para a Devolução dos Manuais Escolares e dos Kit Programa Escola Digital, para o 9.º ano de escolaridade.

Pedimos a vossa maior atenção na leitura da Informação dos dois documentos anexos a esta informação.
Escalonamento: Devolução dos Manuais Escolares e dos Kits Programa Escola Digital - 9.º ano  Informação - Devolução Manuais Escolares    Informação - Kit Programa Escola Digital   
23 de junho de 2023
Informação - Serviços Administrativos
Informa-se que, devido à necessidade de afetar todos os Assistentes Técnicos ao serviço de matrículas, entre os dias 22 e 28 de junho de 2023, inclusive, não se efetua atendimento ao público para outros assuntos nos serviços administrativos. 
 Neste período de tempo, qualquer assunto a tratar deve ser colocado aos serviços através de email: secretaria@aemontijo.pt
A Direção
22 de junho de 2023
Subsídios de Ação Social Escolar 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico
Informamos os Encarregados de Educação que, caso queiram candidatar-se ao Apoio Social Escolar, deverão preencher o Boletim e anexar os documentos necessários à candidatura.

O Boletim de Candidatura e respetivos anexos devem ser enviados, preferencialmente, por e-mail para: matriculas@aemontijo.pt .

Os prazos de entrega são os seguintes:

1.ª Fase – Por e-mail de 26 de junho até 4 de agosto ou, em alternativa, entregar nos serviços administrativos da EB D. Pedro Varela de 17 de julho a 4 de agosto, no horário de atendimento dos serviços administrativos.

2.ª Fase
– Início a 11 de setembro.
Informação sobre os Subsídios de Ação Social Escolar 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico   Boletim de candidatura ao ASE 2023/24 
22 de junho de 2023
Reuniões de avaliação de Pais e Encarregados de Educação do 3.º período - 5.º ao 8.º ano de escolaridade
Informamos toda a Comunidade Educativa acerca das reuniões de avaliação de Pais e Encarregados de Educação do 3.º período na EB D. Pedro Varela.
21 de junho de 2023
Informação - Avaliação do 3.º período - 5.º ao 8.º ano
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para consulta no GIAE as avaliações referentes ao terceiro período, dos 5.º ao 8.º anos de escolaridade.

Mais se informa que as pautas correspondentes se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela.

Para aceder ao portal clique aqui.

Caso não consiga aceder consulte os nossos tutoriais: 1.º acesso ao GIAE e  recuperação da palavra passe do GIAE.

Se as dificuldades persistirem, envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt , não se esquecendo de identificar o seu educando.
21 de junho de 2023
Mobilidade Dublin - Curso "Activate your English for Teaching"
Divulgamos a realização de mais uma mobilidade de docentes para fins de aprendizagem no âmbito do projeto @t Europe cofinanciado pelo Programa Erasmus+ com a participação da professora Mária Rosa.

Abaixo partilhamos a publicação no website do projeto onde se inclui a ligação para o seu Diário de Bordo.
A Equipa Erasmus+
21 de junho de 2023
Informação sobre as AAAF – 2023/24 - Educação Pré-escolar
Informam-se todos os EE de crianças da educação pré-escolar que pretendam que os seus educandos frequentem as AAAF no próximo ano letivo 2023.24, que devem apresentar nos nossos serviços administrativos, entre 17 JUL e 31 AGO, a candidatura respetiva às AAAF bem como os comprovativos de horário de trabalho de ambos os progenitores.

Caso se queiram candidatar aos Apoios Sócio Económicos, devem entregar diretamente na Divisão de Educação da CMM, ou por email, os impressos necessários para esse efeito (constantes do site da CMM), sob pena de virem a pagar o valor máximo do serviço.
A Direção
15 de junho de 2023
Obtenção do Selo de Segurança Digital Ouro
No sentido da reavaliação do Selo de Segurança Digital, obtido há 1 ano, a Equipa PADDE (Plano de Ação para o Desenvolvimentos Digital das Escolas) do AEM procedeu a uma nova submissão na Plataforma eSafety Label, tendo obtido Ouro.

O Selo de Segurança Digital é uma iniciativa europeia dirigida a todas as escolas, que visa promover e certificar práticas e políticas de segurança digital.

Esta obtenção é o reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido neste Agrupamento no que diz respeito a estas práticas e políticas de segurança digital.
13 de junho de 2023
Informação - Avaliação do 3.º período - 9.º ano
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para consulta no GIAE as avaliações referentes ao terceiro período, do 9.º ano.

Para aceder ao portal clique aqui.

Caso não consiga aceder consulte os nossos tutoriais: 1.º acesso ao GIAE e  recuperação da palavra passe do GIAE.

Se as dificuldades persistirem, envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt , não se esquecendo de identificar o seu educando.
13 de junho de 2023
Greve de 9 de junho - Senhas de almoço
Informa-se que, devido à greve do dia 9 de junho, o valor da senha da refeição irá ser creditada no cartão do aluno.
13 de junho de 2023
Informação greve - EB D. Pedro Varela
Informamos toda a Comunidade Educativa que hoje, dia 9 de junho, por motivo de greve, a EB D. Pedro Varela encontra-se encerrada.
09 de junho de 2023
XXI Interescolas Nacional dos Alunos de EMRC do 1.º Ciclo
O Santuário de Fátima acolheu no passado dia 26 de maio, o XXI Encontro Nacional dos alunos de EMRC do 1º Ciclo, no qual participaram alunos dos 2.º, 3.º e 4.º Anos, das cinco escolas do nosso Agrupamento.

Veja o resto da notícia aqui.
A coordenadora de EMRC,
Helena Marques
06 de junho de 2023
Listas de crianças que efetuaram matrícula no AE Montijo - Educação Pré-escolar e 1º ano do Ensino Básico
Informam-se todos os interessados que se encontram afixadas, na EB D. Pedro Varela, as listas nominais de crianças cujos EE requereram matrícula para o ano letivo 2023/24 e colocaram como opção pelo menos um estabelecimento deste Agrupamento.

Estas listas visam apenas divulgar as matrículas recebidas (dentro e fora de prazo), permitindo aos  EE confirmar que esse processo deu entrada nos nossos serviço.

As listas com as colocações por estabelecimento de ensino serão afixadas no mesmo local em 03 de julho de 2023.
31 de maio de 2023
Atividade: "Jogos tradicionais"
No dia 18 de maio de 2023, realizou-se a atividade de final de ano "Jogos Tradicionais", no parque municipal do Montijo. A atividade foi organizada pelo conselho de docentes do 2.º ano, do 1.º ciclo, em articulação com o professor José Carlos Castro e a sua turma 6.º F, no âmbito da disciplina de Educação Física.
Durante uma manhã inteira, foram mais de 200 alunos em movimento, orientados por outros um bocadinho mais velhos, a experimentarem jogos do tempo dos seus bisavós.
Pelo tamanho dos sorrisos e camisolas transpiradas, estão todos de parabéns! 
30 de maio de 2023
Desafio - Academia Júnior eTwinning/AJE
19 de maio de 2023
Projeto Erasmus+ KA2 - The Chrysalis and the Butterfly
Partilhamos uma breve descrição da participação da professora Cristina Guerreiro no projeto Erasmus+ - Ação-Chave 2 -" The Chrysalis and the Butterfly" - projeto de cooperação europeia.
A Equipa Erasmus+
19 de maio de 2023
Dia da Família - Atividade para realizar em família
Hoje comemora-se o dia da Família e o Serviço de Psicologia do Agrupamento vem lançar-vos um desafio neste dia tão especial.A família é o nosso núcleo protetor, de conforto, amor e segurança, é junto deles que iniciamos a construção do nosso ser social e emocional. Os valores que recebemos ajudam-nos a entender o mundo que nos rodeia e a compreender os nossos papeis sociais. Assim, com este pano de fundo, vimos propor-vos um momento em família.Desafiamos toda a comunidade educativa a assistir com os vossos educandos à curta-metragem, para que possam refletir, em conjunto, sobre o tema e moral da história. Poderá ser interessante e enriquecedor, realizarem pequenas pausas durante o vídeo para conversarem sobre o que está a acontecer na história e orientar os mais novos na compreensão das ações das personagens. Acima de tudo, esperamos que se divirtam e que passem um dia da Família muito Feliz.
15 de maio de 2023
Mobilidades Finlândia e Estónia
No âmbito do projeto Erasmus+ KA101  @t Europe, decorrem de 6 a 13 de maio as mobilidades das docentes Alexandra Caeiro, Diretora do Agrupamento de Escolas de Montijo, e Isa Santos, assessora da Direção AEM, para a participação  no curso estruturado “Education in Finnland and Estonia - Best Practices Benchmarking – Helsinki and Tallinn”.
Integrada na área Estratégica referente à Gestão e Liderança, esta atividade tem por objetivos, entre outros:
- Desenvolver a consciência de uma identidade europeia assente na diversidade social, cultural e linguística pelo incentivo ao desenvolvimento de práticas educativas com outros Estados membros da União Europeia;
- Promover a cooperação com outras organizações educativas e formativas de âmbito europeu com vista à apresentação de candidaturas para o desenvolvimento de projetos Erasmus+ e ao desenvolvimento de projetos;
- Implementar reformas curriculares de suporte à modernização das práticas educativas pelo incentivo a projetos de inovação e pela melhoria na articulação de atividades disciplinares, interdisciplinares e inter-ciclos de escolaridade;
- Melhorar os mecanismos de gestão, monitorização e avaliação de projetos com vista à melhoria do processo de autoavaliação.
Os resultados pretendidos com o desenvolvimento destas mobilidades incluem, entre outros:
-Compreensão mais profunda do sistema educacional finlandês / estoniano;
-Uma compreensão dos fatores por trás do sucesso das escolas dos países visitados;
- Observação estruturada das aulas e visitas escolares estruturadas;
-workshops conduzidos por especialistas sobre temas educacionais.

Enviamos abaixo a ligação para o blog do Website do projeto onde se partilha o Diário de Bordo que vai sendo atualizado pelas participantes com as atividades desenvolvidas diariamente.
A Equipa Erasmus+
09 de maio de 2023
Selo de Escola eTwinning
O nosso Agrupamento foi mais uma vez, distinguido com o Selo de Escola eTwinning, atribuído para o ano 2023/2024. Parabéns aos colegas e aos alunos inclusive aos que compõe a Academia Júnior eTwinning.
Equipa Erasmus+
05 de maio de 2023
Campanha Laço Azul
O mês de Abril é o 'Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância', o Agrupamento de Escolas de Montijo respondeu ao desafio lançado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Montijo, criando um Laço Azul Humano.

Assim, no dia 28 de abril pelas 11 horas algumas escolas deste Agrupamento realizaram diversas atividades com o intuito de informar, sensibilizar e alertar toda a comunidade para este flagelo, pretendendo deste modo promover a proteção das crianças contra os maus tratos na infância.

A Campanha do Laço Azul é assinalada mundialmente e teve início na Virgínia, nos Estados Unidos, quando uma avó, Bonnie Finney, perdeu os dois netos, vítimas de violência. Para expressar a sua dor e revolta, esta avó, amarrou uma fita Azul à antena do seu carro com o objetivo de chamar a atenção de todos para esta tragédia. O Azul simbolizava a cor das lesões e servia-lhe como um lembrete constante da sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos. 
 
05 de maio de 2023
Candidatos admitidos ao concurso para diretor(a) do Centro de Formação Montijo e Alcochete
Informamos toda a Comunidade Educativa acerca do(s) candidato(s) admitidos ao concurso para diretor(a) do Centro de Formação Montijo e Alcochete:
- Custódio Manuel Gésero Lagartixa
04 de maio de 2023
Apresentação do Projeto e-Bug
No dia 26 de abril teve lugar na Casa do Ambiente (Montijo) a apresentação do Projeto e-Bug em que participaram os alunos da Educação Pré-escolar, do 5º ano e respetivos Docentes, destinada aos utentes do Atelier Sénior da Câmara Municipal de Montijo e da Universidade Sénior.
Estiveram também presentes a Srª Diretora do AE Montijo, a Srª Delegada de Saúde do ACES Arco Ribeirinho, uma representante da CMM assim como Enfermeiras da unidade de saúde pública Arnaldo Sampaio.
No seu diálogo com os séniors, para além da divulgação sobre as temáticas que o projeto aborda e algumas atividades que realizaram no âmbito do mesmo, as nossas crianças tiveram também a oportunidade de se envolver numa partilha educativa de hábitos e experiências sobre cuidados de higiene.
Para terminar, cantaram e encantaram com a sua canção e-bug!! Deixamos-vos alguns registos.
03 de maio de 2023
Informação - Serviços Administrativos
Informa-se toda a comunidade educativa que, entre 8 e 15 de maio de 2023,   o atendimento geral ao público nos serviços administrativos do AE Montijo será feito exclusivamente nos dias 9 e 11 de maio, entre as 14.00h e as 16.00h, dada a necessidade de, nos restantes dias, afetar todos os recursos humanos daqueles serviços ao processo de matrículas em curso.
A Direção
02 de maio de 2023
Encerramento do Portão Norte - 28 de abril
Informa-se toda a Comunidade Educativa que amanhã, dia 28 de abril, por motivo de greve, o Portão Norte vai encontrar-se encerrado.
A Direção
27 de abril de 2023
Reuniões de avaliação de Pais e Encarregados de Educação do 2.º período - 2.º e 3.º ciclos
Informamos toda a Comunidade Educativa acerca das reuniões de avaliação de Pais e Encarregados de Educação do 2.º período na EB D. Pedro Varela.
18 de abril de 2023
Projeto Erasmus+ : Dance to Express
  Estão abertas as candidaturas para a formação de docentes / educadores no âmbito do Projeto Erasmus+ KA210 - Dance to Express em implementação pela instituição CERCIMA e em parceria com o Agrupamento de Escolas de Montijo. Para mais informações consultar o documento em anexo.
Informações sobre o projeto Link para inscrição  
18 de abril de 2023
Matrículas para o ano letivo 2023 / 2024 - Pré-escolar e 1.º ano
Informamos que as Matrículas para o Pré-escolar e 1.º ano do Ensino Básico, para o ano letivo 2023/2024, decorrem entre os dias 15 de abril e 15 de maio.

O pedido de matrícula é apresentado preferencialmente via Internet, em portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

Consulte as informações necessárias no separador: Matrículas 2023/2024.
17 de abril de 2023
Matrículas 2023/2024 – 1.º Ano – Educação Moral e Religiosa Católica
A disciplina de EMRC como o espaço privilegiado para a aprendizagem dos grandes valores da relação humana. Uma vez que, permite educar para o desenvolvimento da consciência de valores, dando a conhecer aos alunos uma perspetiva ética sobre a vida, a pessoa humana e a relação com os outros em sociedade. Visando, assim, a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários.
A disciplina de EMRC permite:
Cartaz das matrículas: Matrículas do 1.º ano(1.º ciclo) - Informações: Vídeo de sensiblização:
A Coordenadora de EMRC,
Helena Marques
17 de abril de 2023
Selo Escola e-Bug
É com enorme orgulho que o Agrupamento de Escolas de Montijo foi distinguido com o Selo Escola e-Bug. Este selo é o resultado de todo o trabalho desenvolvido para a integração de práticas quotidianas na promoção da saúde, nomeadamente os valores associados à prevenção de infeções e do uso sensato dos antibióticos, através da participação no Programa e-Bug-PT.
Parabéns à equipa pelo trabalho desenvolvido e pela distinção recebida!
Selo Escola e-Bug
14 de abril de 2023
Abertura de concurso para diretor(a) do Centro de Formação de Montijo e Alcochete (CENFORMA)
Informam-se todos os interessados que se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis, contados a partir do dia imediato à publicação no Diário da República, o concurso para o cargo de Diretor(a) do Centro de Formação Montijo e Alcochete (CENFORMA), com sede na Escola Secundária Jorge Peixinho.
Aviso n.º 7151/2023 de 6 de abril
07 de abril de 2023
Informação - Avaliação do 2.º período
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para consulta no GIAE as avaliações referentes ao segundo período, dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos.

Para aceder ao portal clique aqui.

Caso não consiga aceder consulte os nossos tutoriais: 1.º acesso ao GIAE e  recuperação da palavra passe do GIAE.

Se as dificuldades persistirem, envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt , não se esquecendo de identificar o seu educando.
06 de abril de 2023
A Monstrinha
Mais uma vez, a Monstrinha andou à solta no Montijo!

O Grupo Disciplinar de Artes Visuais e Tecnológicas dinamizaram o Festival de Cinema de Animação Monstrinha, com a parceria do Cinema Teatro Joaquim D'Almeida, para as crianças e jovens de todos os níveis de ensino do Agrupamento de Escolas de Montijo.
Participaram nesta atividade mais de 1000 crianças / alunos. Grande festa da animação!

Fica aqui uma pequena amostragem de como foram os nossos dias durante e depois das sessões da Monstrinha. Espero que gostem!
A Coordenadora de AVT
Sofia Rocha
05 de abril de 2023
Cerimónia de entrega de prémios aos alunos vencedores da Fase Municipal da 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura 2022
A cerimónia de entrega de prémios aos alunos vencedores da Fase Municipal da 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura 2022 e ao vencedor representante da nossa escola na Fase Intermunicipal que se realizou na Amadora, decorreu na biblioteca escolar da EB DPV, no dia 31 de março, com a presença da Sra. Diretora Alexandra Caeiro.
Estão de parabéns todos os alunos participantes, especialmente os vencedores:
- Sophia Lima, do 5.º C, recebeu um cartão Fnac no valor de 20€;
- Maria Alcaide, do 5.º C, recebeu um cartão Fnac no valor de 20€;
- David Giro, do 6.º E, que recebeu um troféu e um cartão Fnac no valor de 30€.

Parabéns e boas leituras!
31 de março de 2023
Orçamento Participativo das Escolas 2023 - Proposta Vencedora
27 de março de 2023
Orçamento Participativo das Escolas 2023
Apresentamos as propostas candidatas ao Orçamento Participativo das Escolas 2023. A votação vai decorrer amanhã.
23 de março de 2023
Apresentação do Projeto e-Bug
A equipa PES do AE Montijo, tal como os restantes  nove Agrupamentos que a nível nacional foram seleccionados para fazerem parte do projeto e-Bug, esteve  presente num evento que marcou o final da fase piloto e a disseminação a todo o país do Programa Pedagógico e-Bug.
O encontro ocorreu no dia 15 de março de 2023, no INFAMED, I.P.
De referir que este projeto foi uma iniciativa da Direção-Geral da Saúde (DGS), em conjunto com a Direção-Geral da Educação e o INFARMED, I.P., Neste encontro partilharam-se experiências …
Demos a conhecer aos parceiros presentes o nosso plano de ação, metodologia de trabalho e uma pequena amostra dos produtos que resultaram das sessões desenvolvidas por todos nós. Mais uma etapa percorrida, mas o caminho continua! Obrigada a todos pelo trabalho e paciência: aos que aqui aparecem e aos muitos outros que estão no AE Montijo, sem os quais não teríamos chegado até aqui.
21 de março de 2023
Greve Nacional da Administração Pública - Senhas de almoço
Informa-se que, devido à greve do dia 17 de março, as senhas de refeição desse dia irão passar para 31 de março (sexta-feira).

Caso pretenda, poderá alterar a senha para outro dia.
17 de março de 2023
Greve Nacional da Administração Pública - EB D. Pedro Varela
Informa-se toda a Comunidade Educativa que, por motivo da Greve Nacional da Administração Pública, hoje dia 17 de março, o refeitório da EB D. Pedro Varela encontra-se encerrado, não sendo possível servir refeições.
17 de março de 2023
“A EDUCAÇÃO LIBERTA: ”Filme sobre a importância da Educação em Contexto Prisional
SINOPSE
“A Educação Liberta”
.
Ano de realização: 2023
Entidades participantes:
- Agrupamento de Escolas de Montijo (AEM)
- Câmara Municipal de Montijo (CMM);
- Estabelecimento Prisional do Montijo (EPM)
Filme produzido pela Divisão de Educação da Autarquia de Montijo, em articulação com os docentes e alunos EFA Básico do Agrupamento de Escolas de Montijo e o Estabelecimento Prisional do Montijo, no âmbito da 7ª edição do Dia Internacional da Cidade Educadora, com o lema “A Cidade Educadora, cidade de paz e oportunidades”.
Tendo como ponto de partida o projeto candidato ao concurso DIEP 2022- Dia Internacional da Educação nas Prisões, promovido pela Associação Portuguesa de Educação nas prisões (APEnP), o filme revela narrativas individuais sobre o papel da Escola em diferentes percursos de vida e os sonhos de futuro dos vários participantes. Apresenta também testemunhos dos docentes dos Cursos EFA Básico e do Presidente da APEnP.
Destaca-se a relevância do acesso da população reclusa à Educação/Formação, tendo como objetivo a interiorização que a aprendizagem pode significar a diferença na vida de cada um, pois oferece ferramentas para a alteração de comportamentos e consequentemente uma melhor reintegração na sociedade e no mercado de trabalho.
O filme estará disponível nas páginas eletrónicas da Câmara Municipal de Montijo, do Agrupamento de Escolas de Montijo e da APEnP.
A divulgação deste trabalho pretende sensibilizar a comunidade em geral para a importância do ensino nas prisões.
14 de março de 2023
Informação
Informa-se toda a comunidade educativa que, no dia 13 de março de 2023, entre as 09.00h e as 10.30h, vai decorrer na BE da EB D. Pedro Varela a sessão pública de apresentação do AE Montijo, no âmbito do Terceiro Ciclo de Avaliação Externa das Escolas, promovido pela IGEC.
A Direção
10 de março de 2023
Orçamento Participativo das Escolas 2023

Para obter mais informações clique aqui.
7 de março de 2023
Desafio Ubuntu - março
 
7 de março de 2023
Greve - Reabertura da EB D. Pedro Varela
Informa-se toda a comunidade educativa que a EB D. Pedro Varela se encontra aberta e com atividades letivas desde as 11.00h de 03 de março de 2023.
3 de março de 2023
Greve - EB D. Pedro Varela
Por motivos de greve convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, no dia 03 de março de 2023 a EB D. Pedro Varela encontra-se sem atividades letivas, previsivelmente até às 11.00h. Mais se informa que, a essa hora, será atualizada informação sobre a situação no restante período do dia, bem como sobre o eventual funcionamento do refeitório.
3 de março de 2023
Academia Júnior eTwinning
O Agrupamento de Escolas do Montijo está a implementar a Academia Júnior eTwinning, lançada pela Organização Nacional de Apoio (NSO) do eTwinning, que está afeta à ERTE da Direção Geral da Educação.
A implementação deste projeto visa dar voz aos alunos que participam ativamente nos projetos eTwinning, incentivando a cidadania e formando cidadãos interventivos e responsáveis. Este projeto pretende ainda contribuir para a operacionalização da Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento e para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Clique aqui para obter mais informaçãos sobre a Academia Júnior eTwinning.
28 de fevereiro de 2023
EMRC – Campanha de Doação de Alimentos
A toda a Comunidade Educativa

Em tempo de preparação para a Páscoa – a Festa da Vida.
A vida que renasce e nos lembra que tudo pode ser melhorado.Páscoa é dizer sim à Vida e ao Amor; é vivenciar a Fraternidade e a Solidariedade; é trabalhar por um Mundo Melhor.
Como tal, a disciplina de EMRC irá dinamizar a Campanha de Doação de Alimentos: “Dar e Partilhar Vida junto dos nossos!”.
Caso possa colaborar, deixe o seu donativo no PBX da Escola Básica D. Pedro Varela, até ao dia 22 de março de 2023.
Grata pela sua atenção e colaboração.
A coordenadora de EMRC,
Helena Marques
23 de fevereiro de 2023
Newsletter CDE (Capacitação Digital das Escolas)
Partilhamos a primeira Newsletter CDE (Capacitação Digital das Escolas), exemplo de um trabalho de inclusão das tecnologias digitais, nas práticas pedagógicas e ao serviço das aprendizagens dos alunos, do Agrupamento de Escolas de Montijo, Escola Secundária Jorge Peixinho, Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, Agrupamento de Escolas Pegões, Canha e Santo Isidro e Agrupamento de Escolas de Alcochete.
14 de fevereiro de 2023
Unbuntu - Semana da Empatia
13 de fevereiro de 2023
Campanha Eco-escolas - Roupas usadas não estão acabadas
9 de fevereiro de 2023
Greve do pessoal não docente - EB D. Pedro Varela
Informa-se toda a Comunidade Educativa que, por motivos de greve do pessoal não docente, os blocos A, D, E e o Pavilhão na EB D. Pedro Varela encontram-se encerrados, não havendo atividades letivas nestes blocos.
9 de fevereiro de 2023
Mobilidades Tenerife - Curso estruturado "Digital Turn" - Balanço final
Aqui fica o balanço final realizado pelas professoras Carla Cristóvão e Beatriz Rodrigues (texto e vídeo) na sequência das suas mobilidades em formação realizadas a Tenerife, de 8 a 14 de janeiro, no âmbito do projeto @t Europe.

Vídeo - veja aqui.
A Equipa Erasmus+
31 de janeiro de 2023
Desafio Ubuntu - fevereiro
31 de janeiro de 2023
Dia Escolar da Não Violência e da Paz
30 de janeiro de 2023
Greve - Senhas de almoço
Informa-se que, devido à greve do dia 12 de janeiro, as senhas de refeição desse dia irão passar para 26 de janeiro (quinta-feira).

Caso pretenda, poderá alterar a senha para outro dia.
13 de janeiro de 2023
Greve dos profissionais da educação - EB D. Pedro Varela
Informamos toda a Comunidade Educativa que por motivos de greve dos profissionais da educação, docentes e não docentes, a EB D. Pedro Varela encontra-se encerrada.
12 de janeiro de 2023
Projeto @t Europe: Mobilidades Tenerife - Curso estruturado "Digital Turn"


Entre os dias 8 e 14 do corrente mês de janeiro, realizam-se em Tenerife mais duas mobilidades do Projeto Erasmus+ KA101 @t Europe, para a participação no curso estruturado "How to make your school more digital - Digital Turn". Estas mobilidades têm como objetivos:
-Identificar e implementar melhores práticas de gestão e liderança com vista à modernização do ensino;
-Adquirir/melhorar estratégias de implementação da inovação e reforma curricular pelo desenvolvimento da dimensão europeia;
-Adquirir e desenvolver competências ao nível da aplicação de metodologias promotoras de novos ambientes de aprendizagem;
-Melhorar o conhecimento dos sistemas educativos de outros países europeus.

As professoras Carla Cristóvão e Ana Beatriz Rodrigues foram indicadas para a referida formação enquanto elementos da equipa PADDE do AEM e após o fecho do processo de candidatura aberto a todos os docentes do agrupamento sem o registo de qualquer candidato.
As docentes estão integradas num grupo de 38 professores provenientes de Alemanha, Inglaterra, Roménia, Bélgica, Grécia, Países Baixos e Lituânia. As atividades desenvolvidas incluem até ao momento: apresentação do programa, apresentação das escolas dos participantes, visita ao Instituto de Las Índias, Internacional Evening, estudo de cenários educativos que incluem práticas digitais, entre outros.
10 de janeiro de 2023
Greve - Senhas de almoço e dia de reunião sindical
Informa-se que, devido à greve do dia 6 de janeiro e à reunião sindical do dia 9 de janeiro, as senhas de refeição desses dias irão passar, respetivamente, para 20 de janeiro (sexta-feira) e 23 de janeiro (segunda-feira).

Caso pretenda, poderá alterar a senha para outros dias.
Greve do dia 6 de janeiro  Reunião sindical do dia 9 de janeiro
9 de janeiro de 2023
Reunião Sindical- EB D. Pedro Varela
  Informamos toda a Comunidade Educativa que por motivos de Reunião Sindical dos profissionais da educação, docentes e não docentes, a EB D. Pedro Varela encontra-se sem atividades letivas no período de manhã do dia 9 de janeiro.

Mais se informa que não será possível fornecer refeições, devido à participação das trabalhadoras afetas ao refeitório na reunião sindical.
6 de janeiro de 2023
Greve dos profissionais da educação - EB D. Pedro Varela
Informamos toda a Comunidade Educativa que por motivos de greve dos profissionais da educação, docentes e não docentes, a EB D. Pedro Varela encontra-se encerrada.
6 de janeiro de 2023
Reuniões de avaliação de Pais e Encarregados de Educação do 1.º período - 2.º e 3.º ciclos
Informamos toda a Comunidade Educativa acerca das reuniões de avaliação de Pais e Encarregados de Educação do 1.º período na EB D. Pedro Varela.
5.º ano 6.º ano 3.º ciclo
26 de dezembro de 2022
Informação - Avaliação do 1.º período - 2.º e 3.º ciclos
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para consulta no GIAE as avaliações referentes ao primeiro período, dos 2.º e 3.º ciclos.

Mais se informa que as pautas correspondentes se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela, apelando-se a que a sua consulta no local se faça apenas se absolutamente necessário.

Para aceder ao portal clique aqui.

Caso não consiga aceder consulte os nossos tutoriais: 1.º acesso ao GIAE e  recuperação da palavra passe do GIAE.

Se as dificuldades persistirem, envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt , não se esquecendo de identificar o seu educando.
23 de dezembro de 2022
Informação - Avaliação do 1.º período do 1.º ciclo
Informam-se os Pais e EE dos alunos do 1.º ciclo do AE Montijo, que as pautas com as avaliações do 1.º Período estarão afixadas para consulta na EB D. Pedro Varela, a partir do fim da tarde de dia 22 de dezembro de 2022. Nessas pautas as crianças estarão identificadas apenas pelo seus números na turma e de processo, e não pelo nome (proteção de dados).

Mais se informa que os Pais e EE dos alunos do 1º Ciclo poderão consultar no GIAE os níveis dos seus educandos, também a partir do final deste dia 22 de dezembro de 2022.

Para aceder ao portal clique aqui.

Caso não consiga aceder consulte os nossos tutoriais: 1.º acesso ao GIAE e  recuperação da palavra passe do GIAE.

Se as dificuldades persistirem, envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt , não se esquecendo de identificar o seu educando.
22 de dezembro de 2022
Boas festas
22 de dezembro de 2022
Selo Escola Saudável 22/24
É com enorme orgulho que vos comunico que o Agrupamento de Escolas de Montijo foi novamente distinguido com o Selo Escola Saudável Nível Avançado 2022/2024. Este selo é o resultado do excelente trabalho desenvolvido por toda a Comunidade Educativa na promoção de boas práticas de saúde e bem-estar no AEM.Obrigada a todos e Boas Festas.
A Diretora
Alexandra Santana Caeiro
22 de dezembro de 2022
Informação sobre a devolução de verbas - Cadernos de Atividades do 1.º ciclo
Para os devidos efeitos, informa-se que, excecionalmente entre os dias 19 e 23 de dezembro de 2022, irá este AE ainda devolver aos EE as verbas referentes ao subsídio atribuído pela CM Montijo para aquisição de cadernos de atividades das crianças do 1.º ciclo que frequentam os nossos estabelecimentos. Findo este prazo não se garante a devolução futura destas verbas, dado o fim do ano económico.

O horário dos Serviços Administrativos para este efeito será das 9.30h às 12.00h e das 14.00h às 16.00h, de 2.ª a  6.ª feira.
A Direção
15 de dezembro de 2022
Campanha de Doação de Brinquedos, Jogos Didáticos e Livros: “Um Sonho de Natal: Fazer uma Criança Feliz”
As professoras de EMRC agradecem a todos que participaram generosamente na Campanha.

Bem hajam! Um Santo Natal com Saúde e um Próspero e Feliz 2023.
A coordenadora de EMRC, Helena Marques
14 de dezembro de 2022
Informação - Abertura do Portão Norte
Informa-se toda a Comunidade Educativa que, a partir do dia 12 de dezembro, o Portão Norte vai abrir de acordo com o seguinte horário:

- das 8h00 às 9h30;
- das 13h00 às 14h00;
- das 17h30 às 17h45.
A direção
09 de dezembro de 2022
Make a Wish - 10.º Concurso de Decoração de Natal
Na altura do Natal, a Make-A-Wish convida as escolas a participarem num concurso de Decoração com as estrelas de Natal Make-A-Wish. O concurso consiste na decoração de um espaço, na Escola, com as estrelas de Natal Make-A-wish. Cada estrela funciona como símbolo de decoração e veículo para a realização de desejos de crianças e jovens que estão gravemente doentes, estando cada uma associada a um donativo de 1€.

Sob o lema “A Escola é uma constelação com superpoderes. O teu, qual é?, esta é mais uma oportunidade para o nosso Agrupamento fomentar valores de cidadania, esperança e alegria. Aliar a criatividade à solidariedade, decorando a escola com as estrelas de Natal Make-A-Wish e ajudando a dar vida ao desejo de uma criança que está doente!
A coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento, Sílvia Santos
Consulte o regulamento da atividade
25 de novembro de 2022
EMRC - Campanha de Natal
A toda a Comunidade Educativa:
A magia do Natal está quase a chegar e com ela a expectativa de abrir os presentes.
Porém, o verdadeiro presente de Natal é aquele que se idealiza no espírito, sente no coração e partilha na solidariedade!
A disciplina de EMRC inspirada pelo Espírito de Solidariedade irá dinamizar a Campanha “Um Sonho de Natal: Fazer uma Criança Feliz”, na qual poderão ser doados Brinquedos, Jogos Didáticos e Livros novos ou reutilizáveis.
Caso possa colaborar, deixe o seu donativo no PBX da Escola Básica D. Pedro Varela, até ao dia 9 de dezembro de 2022.
E assim, faça com que a magia da noite de Natal transforme os sonhos de uma criança em realidade!
Grata pela vossa atenção e colaboração.
A coordenadora de EMRC, Helena Marques
25 de novembro de 2022
Recomendações da DGS
Partilhamos as recomendações da DGS relativas às infeções respiratórias e COVID 2022-2023.
Pessoas com Sintomas de infeção aguda das vias respiratórias Recomendações - infeções das vias respiratorias
25 de novembro de 2022
Greve - Senhas de almoço
Informa-se que, devido à greve do dia 18 de novembro, as senhas de refeição desse dia irão passar para 2 de dezembro (sexta-feira).

Caso pretenda, poderá alterar a senha para outro dia.
18 de novembro de 2022
Greve dos Trabalhadores da Administração Pública - fecho parcial da EB D. Pedro Varela
Devido à Greve dos Trabalhadores da Administração Pública, informamos que na EB D. Pedro Varela não haverá aulas no Bloco C e Pavilhão. Mais se informa que o Refeitório e o Bar encontram-se encerrados, não sendo possível fornecer qualquer tipo de produtos alimentares.
18 de novembro de 2022
 Informação - Devolução de verbas para aquisição de cadernos de atividades - 1.º Ciclo
Para os devidos efeitos, informa-se que entre os dias 14 e 30 de novembro de 2022, irá este AE devolver aos EE as verbas referentes ao subsídio atribuído pela CM Montijo para aquisição de cadernos de atividades das crianças do 1º ciclo que frequentam os nossos estabelecimentos.
As verbas em causa eram:
- 30,00€ a cada aluno/a integrado/a nos escalões de apoio A ou B que frequentará o 1.º ano de escolaridade; - 33,00€ a cada aluno/a integrado/a nos escalões de apoio A ou B que frequentará o 2.º ano de escolaridade;
- 47,00€ a cada aluno/a integrado/a nos escalões de apoio A ou B que frequentará o 3.º ano de escolaridade; - 50,00€ a cada aluno/a integrado/a nos escalões de apoio A ou B que frequentará o 4.º ano de escolaridade; - 25,00€ a cada aluno/a não integrado/a nos escalões de apoio A ou B, independentemente do ano de escolaridade.
Podem ser beneficiários desta devolução:

1-Os EE de alunos, com ou sem escalão, que adquiriram os cadernos de atividades antes de os mesmos poderem ser levantados nas papelarias (receberão agora a totalidade do apoio previsto);
2-Os EE de alunos, com escalão A ou B, que levantaram os cadernos de atividades nas papelarias (receberão agora o diferencial entre o custo dos cadernos e o total da verba atribuída);
Para tal, os EE deverão comparecer nos Serviços Administrativos da EB D. P. Varela, nos seguintes horários:
2.º e 4.ª feira - das 14.00h às 16.00h
3.ª e 5.ª feira - das 09.30h às 12.00h
Chama-se a atenção para o seguinte:
1- Nestes horários, a secretaria abre ao público exclusivamente para efeitos de devolução de verbas, não sendo possível tratar de outros assuntos;
2- O atendimento será efetuado por ordem, mediante levantamento prévio de senha na portaria da escola (limite de 50/dia);
3- É obrigatório que seja o Encarregado de Educação a comparecer na escola para este efeito, dada a necessidade de assinatura de documento próprio a enviar à CM Montijo; 4- É imprescindível que o EE se faça acompanhar de:
   -Documento de identificação pessoal;    -Documento onde conste o IBAN para onde será devolvida a verba em causa (não é necessário trazerem faturas, contrariamente ao que havíamos comunicado antes); 5- A devolução da verba será efetuada pelo tesoureiro por transferência bancária em momento posterior, e o comprovativo da transferência será depois enviado para a CM Montijo, juntamente com a declaração assinada , como prova do pagamento efetuado.
  A Direção
9 de novembro de 2022
Corta-Mato Escolar
No dia 11 de novembro (6.ª feira) irá realizar-se o Corta Mato Escolar na Escola Básica D. Pedro Varela, Montijo. Esta atividade está aberta a todos os alunos do agrupamento (do 4.º ano ao 9.º ano de escolaridade).
Esta prova tem como principal objetivo o convívio entre a comunidade escolar e a promoção de hábitos de vida saudável pela prática de atividade física, logo, convidamos todos os professores, encarregados de educação, assistentes operacionais e técnicos a participar, no escalão seniores
Esta atividade terá início às 9:30h como consta no cartaz de divulgação.

Os pais / encarregados de educação que pretendem inscrever-se na prova deverão fazê-lo preenchendo um formulário.
Cartaz:

Programa:
Divulgação:

Formulário de inscrição:  
Percurso:
4 de novembro de 2022
Greve - Senhas de almoço
Informa-se que, devido à greve do dia 2 de novembro, as senhas de refeição desse dia irão passar para 16 de novembro (quarta-feira).

Caso pretenda, poderá alterar a senha para outro dia.
4 de novembro de 2022
Greve
Informa-se toda a Comunidade Educativa que, devido à greve, o refeitório da Escola Básica D. Pedro Varela se encontra encerrado, não sendo possível fornecer o almoço.
2 de novembro de 2022
Concurso DIEP 2022 - Dia Internacional da Educação nas Prisões (13 de outubro)
 Os alunos dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (Básico) do Estabelecimento Prisional do Montijo celebraram o Dia Internacional da Educação nas Prisões (13 de outubro).

Com o objetivo de assinalar a importância da educação em meio prisional procurou-se levar a cabo a interiorização de que a educação/formação pode levar a uma melhor reintegração na sociedade e no mercado de trabalho, reconhecendo a importância do papel dos docentes em contexto prisional e desenvolvendo o trabalho de equipa, a criatividade e a autonomia.

Os alunos refletiram sobre esta temática e o trabalho final, desenvolvido entre 13 e 28 de outubro, resultou na criação de uma estrutura/composição intitulada “A Educação Liberta”, a partir de uma árvore (em tamanho real), a “Árvore do Conhecimento”. As grades que a rodeiam significam a reclusão.
O homem, lá dentro, está rodeado de livros que lhe libertam a mente. Os seus punhos acorrentados, fora do gradeamento, seguram uma gaiola de onde saíram pássaros, que transportam as reflexões dos formandos sobre a importância da educação em meio prisional. Estes pássaros, pousados na árvore simbolizam a liberdade e nas suas folhas estão citações sobre educação. À esquerda da árvore está arame farpado onde ainda estão pousados alguns pássaros, mas de onde já voaram outros, rumo a um futuro melhor (simbologia prisão/libertação pela educação).
O
DIEP transformou-se num sucesso a partir do momento em que houve uma tomada de consciência por parte dos alunos, que a educação/formação pode ser uma mais-valia para o seu futuro. Também a importância do papel dos docentes neste contexto, foi amplamente reconhecida. Além da criatividade e espírito de entreajuda, todos os formandos demonstraram um entusiasmo e empenho admiráveis. O projeto desenvolvido vai candidatar-se ao concurso promovido pela APEnP (Associação Portuguesa de Educação nas Prisões).
    A Equipa Pedagógica Estabelecimento Prisional do Montijo/
 Agrupamento de Escolas de Montijo
   
31 de outubro de 2022
Dia da Alimentação
  Desde já agradecemos o contributo de todos os que se envolveram na recolha de alimentos que se efetuou em todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Montijo entre os dias 10 a 14 de outubro.  Esta recolha solidária permitiu formar um considerável cabaz de alimentos que foi entregue a Instituições Locais de caráter Social. 
  As Coordenadores do PES
 
25 de outubro de 2022
Informação sobre aquisição de Cadernos de Atividades - 1.º ciclo
Informam-se os EE que ainda não levantaram, junto das livrarias, os cadernos de atividades do 1.º ciclo subsidiados pela CM Montijo, que podem fazê-lo apenas até dia 21 de outubro de 2022.

No início de novembro, será dada informação complementar sobre o momento e a forma de devolução dessas verbas e/ou eventuais acertos aos EE que já tinham adquirido os cadernos ou a quem não os levantou.
A Direção
13 de outubro de 2022
Mensagem do Presidente do Conselho Geral
A toda a Comunidade Educativa

Bem-vindos a um NOVO ano letivo!

Após 3 anos distantes do que nos era conhecido, com tanta transformação e adaptação, eis-nos numa nova exigência: fazer melhor do que o antigo “normal”.

Aos que têm a Educação como “Um tesouro a descobrir” (Jacques Delors, 1996)e aos que já abraçaram essa descoberta, fazer o “normal” não será suficiente para melhorar e nem será por decreto, nem por interesses pessoais. Lembrando Whitaker (1999): “a qualidade é construída com base na ideia de que a excelência reside na atenção sensível aos pequenos, embora significativos, aspetos da mudança”.

Quanto à excelência, mais difícil de alcançar, não será para já, mas acredito que podemos fazer e ser melhor com estes três “esses”: Sensibilidade, Solidariedade e Sinergia.

Estamos, pois, todos convocados para o diálogo construtivo, para os deveres comuns e para a participação responsável. Enfim, para a cidadania ativa.

Votos de um MELHOR ano letivo
O Presidente do Conselho Geral do AEM
José Carlos Teixeira de Castro
5 de outubro de 2022
3.º Encontro Coopera AEM - 1.º ciclo e pré-escolar
No âmbito do projeto Coopera, a Comunidade Cooperativa de Aprendizagem Profissional (CCAP AEM) dinamizou o 3.º Encontro Coopera AEM, no dia 28 de setembro de 2022, das 16:30 às 18:30, desta vez destinado aos docentes do 1.º ciclo e do pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Montijo.

A Aprendizagem cooperativa é uma metodologia ativa, inovadora, motivadora e transformadora de ambientes de aprendizagem que tem na sua base mais de 100 métodos/técnicas. Promove o trabalho cooperativo  a partir de  pequenos grupos heterogéneos.
 
30 de setembro de 2022
Informação sobre funcionamento do Bar e Papelaria - EB D. Pedro Varela
Informa-se toda a comunidade educativa que, devido a carências de pessoal não docente e por tempo indeterminado, não será possível a abertura do Bar da EB D. Pedro Varela, pelo que o mesmo permanece encerrado.
Devido aos mesmos constrangimentos, a Papelaria da escola terá um horário limitado de funcionamento, estando diariamente aberta aos utentes apenas entre as 09.00h e as 13.30h.
Gratos pela compreensão
A Direção 
20 de setembro de 2022
Projeto @t Europe 
No terceiro e último ano letivo do projeto @t Europe (após o adiamento por 1 ano devido à pandemia Covid-19), decorrem mais duas mobilidades de docentes integradas na temática "Gestão de conflitos e Inclusão" em Florença, Itália, com a participação no curso "We Are All Special: Inclusion and Support for Students with Special Needs In and Out of the Classroom". Este curso tem por objetivo, entre outros, desenvolver atividades pedagógicas diferenciadas e diversificadas adquiridas através da implementação de metodologias inovadoras e criativas em resposta às necessidades específicas dos alunos e com vista à concretização de uma escola inclusiva e ao sucesso das aprendizagens.

Abaixo deixamos ainda a reflexão do docente José Castro que realizou a segunda mobilidade de Berlim durante o mês de agosto. Para esta e mais informações, consulte o website do projeto AQUI . 
 
A Equipa Erasmus+
20 de setembro de 2022
3.º Encontro Coopera AEM - 2.º/3.º ciclos


Veja as fotos do encontro clicando aqui.
20 de setembro de 2022
Mensagem da Diretora
No momento em que assinalamos o início de mais um ano letivo nas nossas escolas, em meu nome pessoal e em nome dos elementos que integram esta Direção, desejo a toda a Comunidade Escolar do Agrupamento de Escolas de Montijo, um bom ano letivo!

Que cada um possa contar com todos e que todos possam contar com cada um, nas diferentes tarefas que nos são cometidas, num contexto solidário e cooperativo, para bem da comunidade que servimos e de que somos parte.
Um abraço,
Alexandra Santana Caeiro
16 de setembro de 2022
Material necessário para as disciplinas de EV/ET (5.º e 6.º anos) e EV/PA (7.º, 8.º e 9.º anos)
Informamos os Encarregados de Educação acerca da Lista de Material a adquirir para as disciplinas de EV/ET, do 2.º ciclo, e EV/PA, do 3.º ciclo.

Reforça-se que este material é comum às duas disciplinas (só deve ser adquirido uma vez).
Material de EV/ET (2.º ciclo) Material de EV/PA (3.º ciclo)
14 de setembro de 2022
Informação sobre colocação de alunos - 1.º ciclo
Informam-se os todos os EE dos alunos de 2º, 3º e 4º ano, cujos educandos aguardavam vaga para colocação no AE Montijo, que a DGESTE autorizou em 12 SET 2022 a criação de duas novas turmas na EB Joaquim de Almeida, o que permitirá o seu acolhimento naquele estabelecimento, independentemente das opções indicadas na matrícula, uma vez que todos as outras escolas se encontram sem vagas.
Estando a decorrer algumas obras de adaptação de espaços para essas duas salas de aula, por parte da CM Montijo, e não havendo também ainda docentes colocados para estas turmas, as aulas destes alunos não poderão ter início no dia 16 SET 2022.  A informação sobre o início das atividades letivas destas duas turmas será, logo que possível , comunicada neste site e afixada na própria escola.
Gratos pela compreensão
A Direção 
14 de setembro de 2022
Horário dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos 2022/2023
  Informa-se toda a Comunidade Educativa que já se encontram publicados os horários escolares dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos.

Consulte o horário escolar do seu educando clicando no separador: Horários - 2.º / 3.º Ciclos .
13 de setembro de 2022
Informação sobre início de ano letivo
Informa-se toda a comunidade educativa que as atividades letivas no AE Montijo terão o seu início no dia 16 de setembro para todas as crianças e alunos, e em todos os estabelecimentos, já com o cumprimento dos horários definidos e com todos os refeitórios em funcionamento.
Informa-se ainda que, no dia 15 de setembro, realizar-se-ão as apresentações nos diferentes estabelecimentos, conforme calendarização afixada nos mesmos e/ou neste site.
A Direção
Consulte o escalonamento da Receção ao aluno / Reuniões com EE da EB D. Pedro Varela
12 de setembro de 2022
Entrega dos Manuais Escolares Gratuitos Reutilizáveis - 2.º ciclo
Informa-se que, entre os dias 12 e 14 de setembro, os Encarregados de Educação dos alunos cujos educandos possuam vouchers de manuais escolares reutilizáveis (Plataforma MEGA) deverão dirigir-se à Biblioteca Escolar da EB D. Pedro Varela, segundo escalonamento.

Nesse dia deverão ser portadores dos vouchers disponibilizados na plataforma MEGA, em formato de papel.

Mais se informa que as turmas já se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela, podendo também ser consultadas na plataforma GIAE (https://aemontijo.giae.pt/index.html).
Consulte o escalonamento da entrega de manuais
9 de setembro de 2022
Entrega dos Manuais Escolares Gratuitos Reutilizáveis - 3.º ciclo
Informa-se que no dia 8 de setembro, das 9h00 às 13h, os Encarregados de Educação dos alunos do 3.º ciclo (7.º, 8.º e 9.º anos), cujos educandos possuam vouchers de manuais escolares reutilizáveis (Plataforma MEGA) deverão dirigir-se à Biblioteca Escolar da EB D. Pedro Varela.

Nesse dia deverão ser portadores dos vouchers disponibilizados na plataforma MEGA, em formato de papel.

Mais se informa que as turmas do 3.º ciclo já se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela.
6 de setembro de 2022
Devolução dos manuais escolares - 2.º e 3.º ciclo (ano letivo 2021-2022)
Informamos toda a Comunidade Educativa que a data para a devolução dos manuais escolares não entregues no ano letivo anterior e que, por esse facto, impossibilitaram a atribuição de vouchers para o presente ano letivo é a seguinte:

- 5.ª feira, dia 8 de setembro, das 9h00m às 13h.
6 de setembro de 2022
Procedimentos a adotar no AE Montijo sobre atribuição de apoios pela C.M. Montijo - 2022/2023 
Complementarmente à informação já publicada, esclarece-se sobre o procedimento adotado para esta atribuição:

No AE Montijo, por ocasião da realização, nas escolas, das reuniões com os docentes titulares de grupo/turma (entre 12 e 14 de Setembro), será entregue a cada EE um certificado de matrícula específico para este efeito, onde consta o nome da criança, estabelecimento de ensino e ano de escolaridade (bem como o escalão de ASE, se for aplicável).

Com esse certificado, os pais e EE poderão dirigir-se depois a qualquer uma das papelarias que revelaram até agora interesse em participar nessa distribuição – Salvador, Anjo, Madeira, Kraft – para levantamento dos cadernos de atividades.

Caso algum EE já tenha adquirido estes cadernos, deverá guardar a fatura respectiva e o certificado agora entregue, pois mais tarde será disponibilizada informação concreta sobre o momento a partir do qual se poderão dirigir, na posse dos citados documentos, aos serviços administrativos do AE Montijo para devolução da verba (por transferência bancária), uma vez que a mesma ainda não nos foi disponibilizada pela CM Montijo.  
A Direção 
1 de setembro de 2022
Informação sobre atribuição de apoios pela C.M. Montijo - 2022/2023
Por solicitação da C.M.M. e para um conhecimento atempado sobre os apoios concedidos pela autarquia aos encarregados de educação de alunos da educação Pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do AE Montijo, informa-se:

1.º CICLO

No ano letivo 2022/2023, a CMM concederá auxílios económicos para material escolar (incluindo cadernos de atividades) aos/às alunos/as do 1.º ciclo do ensino básico sob a forma de apoio direto e indireto. O apoio direto consistirá na distribuição gratuita de um kit de material escolar a todos/as os/as alunos/as do 1º ciclo do ensino básico, independentemente da respetiva condição socioeconómica e dos/as respetivos/as EE terem apresentado ou não processos de candidatura a apoios em matéria de ação social escolar, com uma composição adequada às necessidades do ano de escolaridade que frequentam.
O apoio indireto consistirá, para todos/as os/as alunos/as do 1.º ciclo do ensino básico que frequentam os estabelecimentos de ensino da rede pública (independentemente da respetiva condição socioeconómica e dos/as respetivos/as EE terem apresentado ou não processos de candidatura a apoios em matéria de ação social), na atribuição ao AE Montijo de um subsídio para aquisição dos cadernos de atividades (a levantar nas papelarias depois de informação nesse sentido), de acordo com os seguintes critérios:
· Atribuição de um subsídio no valor anual de 30,00€ a cada aluno/a integrado/a nos escalões de apoio A ou B que frequentará o 1.º ano de escolaridade;
· Atribuição de um subsídio no valor anual de 33,00€ a cada aluno/a integrado/a nos escalões de apoio A ou B que frequentará o 2.º ano de escolaridade;
· Atribuição de um subsídio no valor anual de 47,00€ a cada aluno/a integrado/a nos escalões de apoio A ou B que frequentará o 3.º ano de escolaridade;
· Atribuição de um subsídio no valor anual de 50,00€ a cada aluno/a integrado/a nos escalões de apoio A ou B que frequentará o 4.º ano de escolaridade;
· Atribuição de um subsídio no valor anual de 25,00€ a cada aluno/a não integrado/a nos escalões de apoio A ou B, independentemente do ano de escolaridade que frequentará.

NOTA: - Sempre que um/a aluno/a do 1.º ciclo do ensino básico matriculado/a numa escola do município do Montijo for transferido/a para outra escola do mesmo município, o/a mesmo/a não terá direito a outro kit de material escolar.
- Sempre que um/a aluno/a do 1.º ciclo do ensino básico for transferido/a para outra escola do município de Montijo, o/a mesmo/a terá direito, de novo, ao correspondente apoio financeiro para material escolar descrito no ponto 4, apenas se os cadernos de atividades adotados pela escola que passará a frequentar não forem os mesmos da escola de origem.

PRÉ-ESCOLAR

No início do ano letivo 2022/2023, a CMM apoiará diretamente todas as crianças que frequentam os estabelecimentos de educação pré-escolar da rede pública, independentemente da respetiva condição socioeconómica e dos/as respetivos/as EE terem apresentado ou não processos de candidatura a apoios socioeconómicos, através da distribuição gratuita de um kit de material escolar com uma composição adequada às necessidades do nível de escolaridade que frequentam.
  A direção
25 de agosto de 2022
Contratação de um Técnico Especializado - Psicólogo Escolar
Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, artigos 38º e 39º, e demais legislação complementar aplicável, publicita-se o presente Aviso, declarando-se aberto, pelo prazo de três dias úteis, o procedimento de seleção e recrutamento para a contratação de um Técnico Especializado - Psicólogo, a exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo, para o ano letivo de 2022/2023.


Consulte o Aviso de Abertura e o Modelo de Portefólio no separador: Contratação de Escola .
22 de agosto de 2022