Devolução de Manuais Escolares - 3.º e 4.º Ano de Escolaridade | |
![]() |
Informam-se os pais e EE dos alunos de 3.º e 4.º ano que
não devolveram, nos prazos anteriormente estabelecidos, os manuais
escolares dos seus educandos, que podem fazê-lo excecionalmente nos dias 30
e 31 de agosto de 2023, entre as 09.00h
e as 16.30h na EB D. Pedro Varela, dado
que reabriu a Plataforma MEGA para esse efeito. Relativamente a outros anos de escolaridade, aguardamos indicações da DGESTE sobre eventual reabertura da Plataforma. |
A Direção | |
![]() |
Informação - Devolução de verbas dos cartões de aluno | |
![]() |
Informam-se todos os pais e EE de alunos da EB D. Pedro Varela que
no próximo ano já não frequentarão este estabelecimento, que
deverão proceder ao levantamento dos saldos existentes nos cartões,
comparecendo na papelaria da escola (e tendo em sua posse o
citado cartão), nas seguintes datas e horários: Entre 12 a 28 de julho de 2023: - 2.ª, 4.ª e 6.ª feira - das 10.00h às 12.00h - 3.ª e 5.ª feira - das 13.30h às 15.30h O levantamento de saldos depois destas datas não será possível, revertendo as verbas não reclamadas a favor do AEM. |
A Direção | |
![]() |
Informação - Avaliação do 3.º período - 1.º ciclo | |
![]() |
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para
consulta no
GIAE as
avaliações referentes ao terceiro período, do 1.º ciclo. Mais se informa que as pautas correspondentes se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela. Para aceder ao portal clique aqui. Caso não consiga aceder consulte os nossos tutoriais: 1.º acesso ao GIAE e recuperação da palavra passe do GIAE. Se as dificuldades persistirem, envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt , não se esquecendo de identificar o seu educando. |
![]() |
Informação - Serviços Administrativos | |
![]() |
Informa-se que, devido à necessidade de afetar todos os Assistentes Técnicos ao
serviço de matrículas, entre os dias 06 e 10 de
julho de 2023, inclusive, não se efetua atendimento ao público para outros
assuntos nos serviços administrativos.
Neste período de tempo, qualquer assunto a tratar deve ser colocado aos serviços através de email: secretaria@aemontijo.pt |
A Direção | |
![]() |
Matrículas 2023/2024 – 2.º e 3.º ciclos – Educação Moral e Religiosa Católica |
A disciplina de EMRC é o espaço privilegiado para a
aprendizagem dos grandes valores
da relação humana. Uma vez que, permite educar para o desenvolvimento da
consciência de valores, dando a conhecer aos alunos uma perspetiva ética
sobre a vida, a pessoa humana e a relação com os outros em sociedade.
Visando, assim,
a formação de cidadãos livres,
responsáveis, autónomos e solidários. A partir do 5.º Ano, a aula de EMRC tem a duração de 50 minutos por semana e está integrada no horário escolar dos alunos. |
![]() |
Cartaz das Matrículas |
![]() |
Matrículas 2.º e 3.º ciclos- Informação |
![]() |
Vídeo promocional |
![]() |
A coordenadora de EMRC, Helena Marques |
|||||
![]() |
Colocações 1.º ano e pré-escolar 2023-2024 | |
![]() |
Informam-se os pais e EE de crianças matriculadas na educação pré-escolar e no 1º ano de escolaridade, que as listas de colocação para 2023.24 em estabelecimentos de ensino deste AE estarão afixadas na EB D. Pedro Varela, onde poderão ser consultadas a partir das 15.00h de 03 JUL 2023. |
![]() |
Informação - Serviços Administrativos | |
![]() |
Informa-se que, devido à necessidade de afetar todos os Assistentes Técnicos ao
serviço de matrículas, entre os dias 22 e 28 de junho de 2023, inclusive,
não se efetua atendimento ao público para outros assuntos nos serviços
administrativos. Neste período de tempo, qualquer assunto a tratar deve ser colocado aos serviços através de email: secretaria@aemontijo.pt |
A Direção | |
![]() |
Subsídios de Ação Social Escolar 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico | ||||
![]() |
Informamos os Encarregados de Educação que, caso queiram candidatar-se
ao Apoio Social Escolar,
deverão preencher o Boletim e anexar os documentos necessários à
candidatura. O Boletim de Candidatura e respetivos anexos devem ser enviados, preferencialmente, por e-mail para: matriculas@aemontijo.pt . 2.ª Fase – Início a 11 de setembro. |
|||
Informação sobre os Subsídios de Ação Social Escolar 2.º e 3.º ciclos do Ensino
Básico |
![]() |
Boletim de candidatura ao ASE 2023/24 |
![]() |
|
![]() |
Informação - Avaliação do 3.º período - 5.º ao 8.º ano | |
![]() |
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para
consulta no
GIAE as
avaliações referentes ao terceiro período, dos 5.º ao 8.º anos de
escolaridade. Mais se informa que as pautas correspondentes se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela. Para aceder ao portal clique aqui. Caso não consiga aceder consulte os nossos tutoriais: 1.º acesso ao GIAE e recuperação da palavra passe do GIAE. Se as dificuldades persistirem, envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt , não se esquecendo de identificar o seu educando. |
![]() |
Informação sobre as AAAF – 2023/24 - Educação Pré-escolar | |
![]() |
Informam-se todos os EE de crianças da educação pré-escolar que
pretendam que os seus educandos frequentem as AAAF no próximo ano letivo
2023.24, que devem apresentar nos nossos serviços administrativos, entre
17 JUL e 31 AGO, a
candidatura respetiva às AAAF bem como os comprovativos de horário de
trabalho de ambos os progenitores. Caso se queiram candidatar aos Apoios Sócio Económicos, devem entregar diretamente na Divisão de Educação da CMM, ou por email, os impressos necessários para esse efeito (constantes do site da CMM), sob pena de virem a pagar o valor máximo do serviço. |
A Direção | |
![]() |
Obtenção do Selo de Segurança Digital Ouro | |
![]() |
No sentido da reavaliação do Selo de Segurança Digital, obtido há 1 ano, a Equipa PADDE
(Plano de Ação para o Desenvolvimentos Digital das Escolas) do AEM procedeu a uma nova submissão na
Plataforma eSafety Label, tendo obtido
Ouro. O Selo de Segurança Digital é uma iniciativa europeia dirigida a todas as escolas, que visa promover e certificar práticas e políticas de segurança digital. Esta obtenção é o reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido neste Agrupamento no que diz respeito a estas práticas e políticas de segurança digital. |
![]() |
Informação - Avaliação do 3.º período - 9.º ano | |
![]() |
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para
consulta no
GIAE as
avaliações referentes ao terceiro período, do 9.º ano. Para aceder ao portal clique aqui. Caso não consiga aceder consulte os nossos tutoriais: 1.º acesso ao GIAE e recuperação da palavra passe do GIAE. Se as dificuldades persistirem, envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt , não se esquecendo de identificar o seu educando. |
![]() |
Greve de 9 de junho - Senhas de almoço | |
![]() |
Informa-se que, devido à greve do dia 9 de junho, o valor da senha da refeição irá ser creditada no cartão do aluno. |
![]() |
|
![]() |
Informação greve - EB D. Pedro Varela | |
![]() |
Informamos toda a Comunidade Educativa que hoje, dia 9 de junho, por motivo de greve, a EB D. Pedro Varela encontra-se encerrada. |
![]() |
|
![]() |
XXI Interescolas Nacional dos Alunos de EMRC do 1.º Ciclo |
|
![]() |
O Santuário de Fátima acolheu no passado dia 26 de maio, o XXI Encontro Nacional
dos alunos de EMRC do 1º Ciclo, no qual participaram alunos dos 2.º, 3.º e 4.º
Anos, das cinco escolas do nosso Agrupamento. Veja o resto da notícia aqui. |
A coordenadora de EMRC, |
|
![]() |
Listas de crianças que efetuaram matrícula no AE Montijo - Educação Pré-escolar e 1º ano do Ensino Básico | |
![]() |
Informam-se todos os interessados que se encontram afixadas, na EB D.
Pedro Varela, as listas nominais de crianças cujos EE requereram
matrícula para o ano letivo 2023/24 e colocaram como opção pelo
menos um estabelecimento deste Agrupamento. Estas listas visam apenas divulgar as matrículas recebidas (dentro e fora de prazo), permitindo aos EE confirmar que esse processo deu entrada nos nossos serviço. As listas com as colocações por estabelecimento de ensino serão afixadas no mesmo local em 03 de julho de 2023. |
![]() |
Desafio - Academia Júnior eTwinning/AJE |
![]() |
![]() |
Selo de Escola eTwinning | |
![]() |
O nosso Agrupamento foi mais uma vez, distinguido com o Selo de Escola eTwinning, atribuído para o ano 2023/2024. Parabéns aos colegas e aos alunos inclusive aos que compõe a Academia Júnior eTwinning. |
Equipa Erasmus+ | |
![]() |
Candidatos admitidos ao concurso para diretor(a) do Centro de Formação Montijo e Alcochete | |
![]() |
Informamos toda a Comunidade Educativa acerca do(s) candidato(s)
admitidos ao concurso para diretor(a) do Centro de Formação Montijo e
Alcochete: - Custódio Manuel Gésero Lagartixa |
![]() |
Informação - Serviços Administrativos | |
![]() |
Informa-se toda a comunidade educativa que, entre 8 e 15 de maio de
2023, o atendimento geral ao público nos serviços
administrativos do AE Montijo será feito exclusivamente nos dias 9 e
11 de maio, entre as 14.00h e as 16.00h, dada a necessidade de, nos
restantes dias, afetar todos os recursos humanos daqueles serviços ao
processo de matrículas em curso. |
A Direção | |
![]() |
Encerramento do Portão Norte - 28 de abril | |
![]() |
Informa-se toda a Comunidade Educativa que amanhã, dia 28 de abril, por motivo de greve, o Portão Norte vai encontrar-se encerrado. |
A Direção | |
![]() |
Matrículas para o ano letivo 2023 / 2024 - Pré-escolar e 1.º ano | |
![]() |
Informamos que as Matrículas para o Pré-escolar e 1.º ano do Ensino
Básico, para o ano letivo
2023/2024, decorrem entre os dias
15 de abril e 15 de maio. O pedido de matrícula é apresentado preferencialmente via Internet, em portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças. Consulte as informações necessárias no separador: Matrículas 2023/2024. |
![]() |
Informação - Avaliação do 2.º período | |
![]() |
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para
consulta no
GIAE as
avaliações referentes ao segundo período, dos 1.º, 2.º e
3.º ciclos. Para aceder ao portal clique aqui. Caso não consiga aceder consulte os nossos tutoriais: 1.º acesso ao GIAE e recuperação da palavra passe do GIAE. Se as dificuldades persistirem, envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt , não se esquecendo de identificar o seu educando. |
![]() |
Orçamento Participativo das Escolas 2023 - Proposta Vencedora |
![]() |
![]() |
Orçamento Participativo das Escolas 2023 | |
![]() |
Apresentamos as propostas candidatas ao Orçamento Participativo das Escolas 2023. A votação vai decorrer amanhã. |
![]() |
|
![]() |
Informação | |
![]() |
Informa-se toda a comunidade educativa que, no dia 13 de março de 2023, entre as 09.00h e as 10.30h, vai decorrer na BE da EB D. Pedro Varela a sessão pública de apresentação do AE Montijo, no âmbito do Terceiro Ciclo de Avaliação Externa das Escolas, promovido pela IGEC. |
A Direção | |
![]() |
Orçamento Participativo das Escolas 2023 |
![]() Para obter mais informações clique aqui. |
![]() |
Desafio Ubuntu - março |
![]() |
![]() |
Greve - Reabertura da EB D. Pedro Varela | |
![]() |
Informa-se toda a comunidade educativa que a EB D. Pedro Varela se encontra aberta e com atividades letivas desde as 11.00h de 03 de março de 2023. |
![]() |
Academia Júnior eTwinning | |
![]() |
O Agrupamento de Escolas do Montijo está a implementar a Academia Júnior eTwinning,
lançada pela Organização Nacional de Apoio (NSO) do eTwinning, que está
afeta à ERTE da Direção Geral da Educação. A implementação deste projeto visa dar voz aos alunos que participam ativamente nos projetos eTwinning, incentivando a cidadania e formando cidadãos interventivos e responsáveis. Este projeto pretende ainda contribuir para a operacionalização da Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento e para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Clique aqui para obter mais informaçãos sobre a Academia Júnior eTwinning. |
![]() |
Unbuntu - Semana da Empatia |
![]() |
![]() |
Campanha Eco-escolas - Roupas usadas não estão acabadas |
![]() |
![]() |
Mobilidades Tenerife - Curso estruturado "Digital Turn" - Balanço final | |
![]() |
Aqui fica o balanço final realizado pelas
professoras Carla Cristóvão e Beatriz Rodrigues (texto e vídeo) na
sequência das suas mobilidades em formação realizadas a Tenerife, de
8 a 14 de janeiro, no âmbito do projeto
@t Europe. Vídeo - veja aqui. |
![]() |
|
A Equipa Erasmus+ | |
![]() |
Desafio Ubuntu - fevereiro |
![]() |
![]() |
Dia Escolar da Não Violência e da Paz |
![]() |
![]() |
Projeto @t Europe: Mobilidades Tenerife - Curso estruturado "Digital Turn" | |
![]() |
Entre os dias 8 e 14 do corrente mês de
janeiro, realizam-se em Tenerife mais duas mobilidades do Projeto
Erasmus+ KA101 @t Europe, para a participação no curso estruturado "How
to make your school more digital - Digital Turn". Estas mobilidades têm
como objetivos: -Identificar e implementar melhores práticas de gestão e liderança com vista à modernização do ensino; -Adquirir/melhorar estratégias de implementação da inovação e reforma curricular pelo desenvolvimento da dimensão europeia; -Adquirir e desenvolver competências ao nível da aplicação de metodologias promotoras de novos ambientes de aprendizagem; -Melhorar o conhecimento dos sistemas educativos de outros países europeus. As professoras Carla Cristóvão e Ana Beatriz Rodrigues foram indicadas para a referida formação enquanto elementos da equipa PADDE do AEM e após o fecho do processo de candidatura aberto a todos os docentes do agrupamento sem o registo de qualquer candidato. As docentes estão integradas num grupo de 38 professores provenientes de Alemanha, Inglaterra, Roménia, Bélgica, Grécia, Países Baixos e Lituânia. As atividades desenvolvidas incluem até ao momento: apresentação do programa, apresentação das escolas dos participantes, visita ao Instituto de Las Índias, Internacional Evening, estudo de cenários educativos que incluem práticas digitais, entre outros. |
![]() |
Informação - Avaliação do 1.º período - 2.º e 3.º ciclos | |
![]() |
Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram disponíveis para
consulta no
GIAE as
avaliações referentes ao primeiro período, dos 2.º e
3.º ciclos. Mais se informa que as pautas correspondentes se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela, apelando-se a que a sua consulta no local se faça apenas se absolutamente necessário. Para aceder ao portal clique aqui. Caso não consiga aceder consulte os nossos tutoriais: 1.º acesso ao GIAE e recuperação da palavra passe do GIAE. Se as dificuldades persistirem, envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt , não se esquecendo de identificar o seu educando. |
![]() |
Informação - Avaliação do 1.º período do 1.º ciclo | |
![]() |
Informam-se os Pais e EE dos alunos do 1.º ciclo do AE Montijo, que as
pautas com as avaliações do 1.º Período estarão afixadas para consulta
na EB D. Pedro Varela, a partir do fim da tarde de dia 22 de dezembro de
2022. Nessas pautas as crianças estarão identificadas apenas pelo seus
números na turma e de processo, e não pelo nome (proteção de dados). Mais se informa que os Pais e EE dos alunos do 1º Ciclo poderão consultar no GIAE os níveis dos seus educandos, também a partir do final deste dia 22 de dezembro de 2022. Para aceder ao portal clique aqui. Caso não consiga aceder consulte os nossos tutoriais: 1.º acesso ao GIAE e recuperação da palavra passe do GIAE. Se as dificuldades persistirem, envie um e-mail para apoio.tecnico@aemontijo.pt , não se esquecendo de identificar o seu educando. |
![]() |
Boas festas |
![]() |
![]() |
Informação sobre a devolução de verbas - Cadernos de Atividades do 1.º ciclo | |
![]() |
Para os devidos efeitos, informa-se que, excecionalmente entre os dias
19 e 23 de dezembro de 2022, irá este AE ainda devolver aos EE as
verbas referentes ao subsídio atribuído pela CM Montijo para aquisição
de cadernos de atividades das crianças do 1.º ciclo que frequentam os
nossos estabelecimentos. Findo este prazo não se garante a devolução
futura destas verbas, dado o fim do ano económico. O horário dos Serviços Administrativos para este efeito será das 9.30h às 12.00h e das 14.00h às 16.00h, de 2.ª a 6.ª feira. |
A Direção | |
![]() |
Informação - Abertura do Portão Norte | |
![]() |
Informa-se toda a Comunidade Educativa que, a partir do dia
12 de dezembro, o Portão Norte vai
abrir de acordo com o seguinte horário: - das 8h00 às 9h30; - das 13h00 às 14h00; - das 17h30 às 17h45. |
A direção | |
![]() |
Informação - Devolução de verbas para aquisição de cadernos de atividades |
|
![]() |
Para os devidos efeitos, informa-se que entre os dias
14 e 30 de novembro de 2022, irá este AE
devolver aos EE as verbas referentes ao subsídio atribuído pela CM
Montijo para aquisição de cadernos de atividades das crianças do 1º
ciclo que frequentam os nossos estabelecimentos. As verbas em causa eram: - 30,00€ a cada aluno/a integrado/a nos escalões de apoio A ou B que frequentará o 1.º ano de escolaridade; - 33,00€ a cada aluno/a integrado/a nos escalões de apoio A ou B que frequentará o 2.º ano de escolaridade; - 47,00€ a cada aluno/a integrado/a nos escalões de apoio A ou B que frequentará o 3.º ano de escolaridade; - 50,00€ a cada aluno/a integrado/a nos escalões de apoio A ou B que frequentará o 4.º ano de escolaridade; - 25,00€ a cada aluno/a não integrado/a nos escalões de apoio A ou B, independentemente do ano de escolaridade. |
Podem ser beneficiários desta devolução: 1-Os EE de alunos, com ou sem escalão, que adquiriram os cadernos de atividades antes de os mesmos poderem ser levantados nas papelarias (receberão agora a totalidade do apoio previsto); 2-Os EE de alunos, com escalão A ou B, que levantaram os cadernos de atividades nas papelarias (receberão agora o diferencial entre o custo dos cadernos e o total da verba atribuída); Para tal, os EE deverão comparecer nos Serviços Administrativos da EB D. P. Varela, nos seguintes horários: |
|
2.º e 4.ª feira - das 14.00h às 16.00h 3.ª e 5.ª feira - das 09.30h às 12.00h |
|
Chama-se a atenção para o seguinte: 1- Nestes horários, a secretaria abre ao público exclusivamente para efeitos de devolução de verbas, não sendo possível tratar de outros assuntos; 2- O atendimento será efetuado por ordem, mediante levantamento prévio de senha na portaria da escola (limite de 50/dia); 3- É obrigatório que seja o Encarregado de Educação a comparecer na escola para este efeito, dada a necessidade de assinatura de documento próprio a enviar à CM Montijo; 4- É imprescindível que o EE se faça acompanhar de: -Documento de identificação pessoal; -Documento onde conste o IBAN para onde será devolvida a verba em causa (não é necessário trazerem faturas, contrariamente ao que havíamos comunicado antes);5- A devolução da verba será efetuada pelo tesoureiro por transferência bancária em momento posterior, e o comprovativo da transferência será depois enviado para a CM Montijo, juntamente com a declaração assinada , como prova do pagamento efetuado. |
|
A Direção | |
![]() |
Corta-Mato Escolar | |||
![]() |
No dia 11 de novembro
(6.ª feira) irá realizar-se o Corta Mato Escolar na Escola Básica D.
Pedro Varela, Montijo. Esta atividade está aberta a todos os alunos do
agrupamento (do 4.º ano ao 9.º ano de escolaridade). Esta prova tem como principal objetivo o convívio entre a comunidade escolar e a promoção de hábitos de vida saudável pela prática de atividade física, logo, convidamos todos os professores, encarregados de educação, assistentes operacionais e técnicos a participar, no escalão seniores Esta atividade terá início às 9:30h como consta no cartaz de divulgação. Os pais / encarregados de educação que pretendem inscrever-se na prova deverão fazê-lo preenchendo um formulário. |
||
Cartaz:
![]() Programa: ![]() |
Divulgação:
![]() Formulário de inscrição: ![]() |
Percurso:
![]() |
|
![]() |
Greve | |
![]() |
Informa-se toda a Comunidade Educativa que, devido à greve, o refeitório da Escola Básica D. Pedro Varela se encontra encerrado, não sendo possível fornecer o almoço. |
![]() |
|
![]() |
Informação sobre aquisição de Cadernos de Atividades - 1.º ciclo | |
![]() |
Informam-se os EE que ainda não levantaram, junto das livrarias, os
cadernos de atividades do 1.º ciclo subsidiados pela CM Montijo, que
podem fazê-lo apenas até dia 21 de outubro de 2022. No início de novembro, será dada informação complementar sobre o momento e a forma de devolução dessas verbas e/ou eventuais acertos aos EE que já tinham adquirido os cadernos ou a quem não os levantou. |
A Direção | |
![]() |
Mensagem do Presidente do Conselho Geral | |
![]() |
A toda a Comunidade Educativa Após 3 anos distantes do que nos era conhecido, com tanta transformação e adaptação, eis-nos numa nova exigência: fazer melhor do que o antigo “normal”. Aos que têm a Educação como “Um tesouro a descobrir” (Jacques Delors, 1996)e aos que já abraçaram essa descoberta, fazer o “normal” não será suficiente para melhorar e nem será por decreto, nem por interesses pessoais. Lembrando Whitaker (1999): “a qualidade é construída com base na ideia de que a excelência reside na atenção sensível aos pequenos, embora significativos, aspetos da mudança”. Quanto à excelência, mais difícil de alcançar, não será para já, mas acredito que podemos fazer e ser melhor com estes três “esses”: Sensibilidade, Solidariedade e Sinergia. Estamos, pois, todos convocados para o diálogo construtivo, para os deveres comuns e para a participação responsável. Enfim, para a cidadania ativa. Votos de um MELHOR ano letivo |
O Presidente do Conselho Geral do AEM José Carlos Teixeira de Castro |
|
![]() |
Informação sobre funcionamento do Bar e Papelaria - EB D. Pedro Varela | |
![]() |
Informa-se toda a comunidade educativa que, devido a carências de
pessoal não docente e por tempo indeterminado, não será possível a
abertura do Bar da EB D. Pedro Varela, pelo que o mesmo permanece
encerrado. Devido aos mesmos constrangimentos, a Papelaria da escola terá um horário limitado de funcionamento, estando diariamente aberta aos utentes apenas entre as 09.00h e as 13.30h. Gratos pela compreensão |
A Direção |
![]() |
Projeto @t Europe |
![]() Abaixo deixamos ainda a reflexão do docente José Castro que realizou a segunda mobilidade de Berlim durante o mês de agosto. Para esta e mais informações, consulte o website do projeto AQUI . |
![]() |
A Equipa Erasmus+ |
![]() |
3.º Encontro Coopera AEM - 2.º/3.º ciclos |
![]() Veja as fotos do encontro clicando aqui. |
![]() |
Mensagem da Diretora | |
![]() |
No momento em que assinalamos o início de mais um ano letivo nas nossas
escolas, em meu nome pessoal e em nome dos elementos que integram esta
Direção, desejo a toda a Comunidade Escolar do Agrupamento de Escolas de
Montijo, um bom ano letivo! Que cada um possa contar com todos e que todos possam contar com cada um, nas diferentes tarefas que nos são cometidas, num contexto solidário e cooperativo, para bem da comunidade que servimos e de que somos parte. |
Um abraço, Alexandra Santana Caeiro |
|
![]() |
Informação sobre colocação de alunos - 1.º ciclo | |
|
Informam-se os todos os EE dos alunos de 2º, 3º e 4º ano, cujos
educandos aguardavam vaga para colocação no AE Montijo, que a DGESTE
autorizou em 12 SET 2022 a criação de duas novas turmas na EB Joaquim de
Almeida, o que permitirá o seu acolhimento naquele estabelecimento,
independentemente das opções indicadas na matrícula, uma vez que todos
as outras escolas se encontram sem vagas. Estando a decorrer algumas obras de adaptação de espaços para essas duas salas de aula, por parte da CM Montijo, e não havendo também ainda docentes colocados para estas turmas, as aulas destes alunos não poderão ter início no dia 16 SET 2022. A informação sobre o início das atividades letivas destas duas turmas será, logo que possível , comunicada neste site e afixada na própria escola. Gratos pela compreensão |
A Direção |
![]() |
Horário dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos 2022/2023 | |
|
Informa-se toda a Comunidade Educativa que já se encontram publicados os horários
escolares dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos. Consulte o horário escolar do seu educando clicando no separador: Horários - 2.º / 3.º Ciclos . |
![]() |
Entrega dos Manuais Escolares Gratuitos Reutilizáveis - 2.º ciclo | ||
![]() |
Informa-se que, entre os dias 12 e 14 de setembro, os Encarregados de Educação
dos alunos cujos educandos possuam vouchers de
manuais escolares
reutilizáveis (Plataforma MEGA) deverão dirigir-se à Biblioteca Escolar
da EB D. Pedro Varela, segundo escalonamento. Nesse dia deverão ser portadores dos vouchers disponibilizados na plataforma MEGA, em formato de papel. Mais se informa que as turmas já se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela, podendo também ser consultadas na plataforma GIAE (https://aemontijo.giae.pt/index.html). |
|
Consulte o escalonamento da entrega de manuais |
![]() |
|
![]() |
Entrega dos Manuais Escolares Gratuitos Reutilizáveis - 3.º ciclo | |
![]() |
Informa-se que no dia 8 de setembro,
das 9h00 às 13h, os Encarregados de Educação
dos alunos do 3.º ciclo (7.º, 8.º e 9.º anos), cujos educandos possuam vouchers de
manuais escolares
reutilizáveis (Plataforma MEGA)
deverão dirigir-se à Biblioteca Escolar da EB D. Pedro Varela. Nesse dia deverão ser portadores dos vouchers disponibilizados na plataforma MEGA, em formato de papel. Mais se informa que as turmas do 3.º ciclo já se encontram afixadas na EB D. Pedro Varela. |
![]() |
Devolução dos manuais escolares - 2.º e 3.º ciclo (ano letivo 2021-2022) | |
![]() |
Informamos toda a Comunidade Educativa que a data
para a devolução dos manuais escolares não entregues no ano letivo
anterior e que, por esse facto, impossibilitaram a atribuição de
vouchers para o presente ano letivo é a seguinte: - 5.ª feira, dia 8 de setembro, das 9h00m às 13h. |
![]() |
Procedimentos a adotar no AE
Montijo sobre atribuição de apoios pela C.M. Montijo
-
2022/2023 |
|
![]() |
Complementarmente à informação já publicada, esclarece-se sobre o
procedimento adotado para esta atribuição: No AE Montijo, por ocasião da realização, nas escolas, das reuniões com os docentes titulares de grupo/turma (entre 12 e 14 de Setembro), será entregue a cada EE um certificado de matrícula específico para este efeito, onde consta o nome da criança, estabelecimento de ensino e ano de escolaridade (bem como o escalão de ASE, se for aplicável). Com esse certificado, os pais e EE poderão dirigir-se depois a qualquer uma das papelarias que revelaram até agora interesse em participar nessa distribuição – Salvador, Anjo, Madeira, Kraft – para levantamento dos cadernos de atividades. Caso algum EE já tenha adquirido estes cadernos, deverá guardar a fatura respectiva e o certificado agora entregue, pois mais tarde será disponibilizada informação concreta sobre o momento a partir do qual se poderão dirigir, na posse dos citados documentos, aos serviços administrativos do AE Montijo para devolução da verba (por transferência bancária), uma vez que a mesma ainda não nos foi disponibilizada pela CM Montijo. |
A Direção |
![]() |
|
Informação sobre atribuição de apoios pela C.M. Montijo - 2022/2023 | |
![]() |
Por solicitação da C.M.M. e para um conhecimento atempado sobre os apoios
concedidos pela autarquia aos encarregados de educação de alunos da educação
Pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do AE Montijo, informa-se: 1.º CICLO No ano letivo 2022/2023, a CMM concederá auxílios económicos para material escolar (incluindo cadernos de atividades) aos/às alunos/as do 1.º ciclo do ensino básico sob a forma de apoio direto e indireto. O apoio direto consistirá na distribuição gratuita de um kit de material escolar a todos/as os/as alunos/as do 1º ciclo do ensino básico, independentemente da respetiva condição socioeconómica e dos/as respetivos/as EE terem apresentado ou não processos de candidatura a apoios em matéria de ação social escolar, com uma composição adequada às necessidades do ano de escolaridade que frequentam. |
O apoio
indireto
consistirá, para todos/as os/as alunos/as do 1.º ciclo do ensino
básico que frequentam os estabelecimentos de ensino da rede pública
(independentemente da respetiva condição socioeconómica e dos/as respetivos/as
EE terem apresentado ou não processos de candidatura a apoios em matéria de ação
social),
na atribuição ao AE Montijo de um subsídio para aquisição dos cadernos de
atividades (a levantar nas papelarias depois de informação nesse sentido),
de acordo com os seguintes critérios: · Atribuição de um subsídio no valor anual de 30,00€ a cada aluno/a integrado/a nos escalões de apoio A ou B que frequentará o 1.º ano de escolaridade; · Atribuição de um subsídio no valor anual de 33,00€ a cada aluno/a integrado/a nos escalões de apoio A ou B que frequentará o 2.º ano de escolaridade; · Atribuição de um subsídio no valor anual de 47,00€ a cada aluno/a integrado/a nos escalões de apoio A ou B que frequentará o 3.º ano de escolaridade; · Atribuição de um subsídio no valor anual de 50,00€ a cada aluno/a integrado/a nos escalões de apoio A ou B que frequentará o 4.º ano de escolaridade; · Atribuição de um subsídio no valor anual de 25,00€ a cada aluno/a não integrado/a nos escalões de apoio A ou B, independentemente do ano de escolaridade que frequentará. NOTA: - Sempre que um/a aluno/a do 1.º ciclo do ensino básico matriculado/a numa escola do município do Montijo for transferido/a para outra escola do mesmo município, o/a mesmo/a não terá direito a outro kit de material escolar. - Sempre que um/a aluno/a do 1.º ciclo do ensino básico for transferido/a para outra escola do município de Montijo, o/a mesmo/a terá direito, de novo, ao correspondente apoio financeiro para material escolar descrito no ponto 4, apenas se os cadernos de atividades adotados pela escola que passará a frequentar não forem os mesmos da escola de origem. PRÉ-ESCOLAR No início do ano letivo 2022/2023, a CMM apoiará diretamente todas as crianças que frequentam os estabelecimentos de educação pré-escolar da rede pública, independentemente da respetiva condição socioeconómica e dos/as respetivos/as EE terem apresentado ou não processos de candidatura a apoios socioeconómicos, através da distribuição gratuita de um kit de material escolar com uma composição adequada às necessidades do nível de escolaridade que frequentam. |
|
A direção | |
25 de agosto de
2022![]() |
Contratação de um Técnico Especializado - Psicólogo Escolar | |
![]() |
Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de
junho, artigos 38º e 39º, e demais legislação complementar aplicável,
publicita-se o presente Aviso, declarando-se aberto, pelo prazo de três
dias úteis, o procedimento de seleção e recrutamento para a contratação
de um Técnico Especializado - Psicólogo, a exercer funções no
Agrupamento de Escolas de Montijo, para o ano letivo de 2022/2023. Consulte o Aviso de Abertura e o Modelo de Portefólio no separador: Contratação de Escola . |
![]() |