Oferta Educativas / EFA / Atividades

EFA - Atividades
 

Descrição

Objetivos

Álbum



2017
/18

Jornal da turma EFA B1

Jornal onde os alunos do EFA B1 partilham trabalhos e informações de atividades desenvolvidas ao longo do ano, quer na turma, quer a nível do Estabelecimento Prisional. Tem rubricas como receitas e passatempos. É um jornal trimestral.

Promover hábitos de leitura;
Aperfeiçoar o domínio da Língua Portuguesa (expressão oral e escrita; Produzir textos com finalidades informativo-funcionais;
Trabalhar as relações interpessoais;
Promover o espírito crítico;
Promover a partilha e o respeito pelos outros.

Jornais EFA B1 2017-2018

   

Livro de turma EFA B1

Livro criado com a intenção de dar a conhecer melhor os alunos do EFA B1 do Estabelecimento Prisional do Montijo.

Trabalhar as relações interpessoais;
Promover a partilha e o respeito pelos outros.

Modelo para 2018-2019:

Exposição LIBERTAM-SE AS PALAVRAS na Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva.

Os alunos produziram vários trabalhos de poesia durante as aulas de Linguagem e Comunicação (EFA B2 e EFA B3).

Promover hábitos de leitura;
Aperfeiçoar o domínio da Língua Portuguesa (expressão oral e escrita).

     

Concurso internacional de Sardinhas de Lisboa

Os alunos pintaram sardinhas e participaram no concurso SARDINHAS FESTAS DE LISBOA promovido pela EGEAC

Desenvolver o espírito crítico, a autonomia, o sentido de responsabilidade e a capacidade de intervir;
Desenvolver estratégias de comunicação, relações interpessoais, trabalho de equipa, resolução de problemas e tomadas de decisão.

 

Exposição MEMBRANOFONES COM ARTE (Batucando)

Os alunos desenharam e pintaram um dos bombos que fez parte da exposição MEMBRANOFONES COM ARTE.

Desenvolver estratégias de comunicação, relações interpessoais, trabalho de equipa, resolução de problemas e tomadas de decisão

Exposição “Azulejaria e Lavores” da Universidade Sénior do Montijo

Os alunos pintaram os manequins (bustos) de cartão que serviram de suporte a trajes.

Desenvolver estratégias de comunicação, relações interpessoais, trabalho de equipa, resolução de problemas e tomadas de decisão.

Festa de final de ano/Entrega de certificados e diplomas

Apresentação da peça de teatro trabalhada durante o ano letivo.
Entrega dos certificados/diplomas aos alunos. Esta cerimónia contou com a presença de professores do agrupamento e representantes da comunidade local, além de outros convidados externos ligados aos ministérios da educação e da justiça e várias figuras públicas.

Trabalhar as relações interpessoais;
Promover a partilha e o respeito pelos outros;
Desenvolver estratégias de comunicação, relações interpessoais, trabalho de equipa e resolução de problemas.

 

2018
/19

Jornal da turma EFA B1

Jornal onde os alunos do EFA B1 partilham trabalhos e informações de atividades desenvolvidas ao longo do ano, quer na turma, quer a nível do Estabelecimento Prisional. Tem rubricas como receitas e passatempos. É um jornal trimestral.

Promover hábitos de leitura;
Aperfeiçoar o domínio da Língua Portuguesa (expressão oral e escrita; Produzir textos com finalidades informativo-funcionais;
Trabalhar as relações interpessoais;
Promover o espírito crítico;
Promover a partilha e o respeito pelos outros.

Jornais EFA B1 2018-2019

   

Correspondência Natalícia

Os alunos elaboraram postais de Natal.

Promover a partilha e o respeito pelos outros; desenvolver trabalho de equipa, criatividade e autonomia.

 

Exposição de trabalhos relativos ao Natal

Os alunos construíram, em Origami, figuras alusivas ao Natal e decoraram-nas;
Construíram um presépio, árvores de Natal e velas com peças do Tangram.

Promover a partilha e o respeito pelos outros; desenvolver trabalho de equipa, criatividade e autonomia. 
Reconhecer e construir figuras geométricas.

Dia dos Afetos Os alunos decoraram corações para fazerem parte da exposição do agrupamento sobre o tema “ O afeto é…” Promover a afetividade, a partilha e o respeito pelos outros; desenvolver trabalho de equipa, criatividade e autonomia.  
Exposição de trabalhos relativos ao Dia dos Namorados Os alunos construíram, em Origami, figuras alusivas ao Dia dos Namorados e decoraram-nas. Promover a partilha e o respeito pelos outros; desenvolver trabalho de equipa, criatividade e autonomia.   
“Porquê Reciclar?"

(14 de abril de 2019)
Sessão de esclarecimento, sob o tema “Porquê Reciclar?" dinamizada pela Dra. Ana Vanessa Gingeira, da Casa do Ambiente Alertar os alunos para a importância da reciclagem.

Promover modos de vida mais simples e sustentáveis.
 “AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO”
(6 de maio de 2019) 
Participação na exposição com um Bombo pintado por alunos do EP.  Promover a cidadania e a defesa do património azulejar português.   
Dia Internacional da Biodiversidade
(22 de maio de 2019) 
Os alunos elaboraram Tsurus (pássaros feitos em origami) para posterior construção de um mobile a entregar à Casa do Ambiente. Também fizeram “um minuto de silêncio”, em simultâneo com as escolas e turmas do Agrupamento, no referido dia, pelas onze horas. Trabalhar a importância da biodiversidade para a vida, sobretudo em contexto de adaptação às alterações climáticas.

Relembrar a urgência de adotar comportamentos e modos de vida mais simples e sustentáveis. 
 
Escrita Criativa Inter-Prisões 2018: “Na volta do correio, a tua carta”  Concurso literário promovido pela DGRSP em colaboração com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), no âmbito do protocolo entre o Ministério da Justiça e o Ministério da Cultura.  Promover a leitura e a escrita em meio prisional.   
#plasticoamais Os alunos da turma EFAB3 Iniciação elaboraram um painel alusivo ao tema Dia Mundial dos Oceanos comemorado no dia 8 de junho Encorajar nas consciências pessoais, ações e compromissos para reduzir o plástico de uso único; Promover a partilha e o respeito pelos outros;

Desenvolver trabalho de equipa, criatividade e autonomia. 

Ver link:

www.unescoportugal.mne.pt/pt/noticias/dia-mundial-dos-oceanos-2019-juntos-podemos-proteger-e-renovar-o-nosso-oceano
2019/
20
Trabalhos dinamizados no âmbito do Dia Internacional da Paz

(21 de setembro).
Os alunos construíram Pombas da Paz em Origami e decoraram-nas, para elaboração de mobiles alusivos ao Dia Internacional da Paz.

Demonstraram um grande empenho, criatividade, e espírito de entreajuda.
- Sensibilizar para a importância de assinalar esta data;

- Promover da interdisciplinaridade e articulação;

- Promover a partilha e o respeito pelos outros;

- Desenvolver trabalho de equipa, criatividade e autonomia.
DIEP 2019

Mural construído no âmbito do Dia Internacional da Educação nas Prisões (13 de outubro)
Os alunos construíram de um mural, com reflexões sobre a importância da educação/formação em contexto prisional.

Este trabalho está em exposição no corredor de acesso às salas de aula.

O DIEP transformou-se num sucesso a partir do momento em que houve uma tomada de consciência por parte dos alunos, que a educação/formação pode ser uma mais-valia para o seu futuro. Também a importância do papel dos docentes neste contexto, foi amplamente reconhecida.

Além da criatividade e espírito de entreajuda, todos os formandos demonstraram um entusiasmo e empenho admiráveis.

O projeto desenvolvido vai candidatar-se ao concurso promovido pela APEnP (Associação Portuguesa de Educação nas Prisões) e também ao da EPEA (European Prison Education Association).
- Sensibilizar para a importância de assinalar esta data;

- Interiorizar que a educação/formação pode levar a uma melhor reintegração na sociedade e no mercado de trabalho, pois promove a alteração de comportamentos e a aquisição de conhecimentos essenciais;

- Desenvolver trabalho de equipa, criatividade e autonomia.

- Reconhecer da importância do papel dos docentes em contexto prisional; 

Pretende-se com esta iniciativa que, numa demonstração de visão coletiva sobre o ensino em meio prisional, possamos contribuir para que as Nações Unidas estabeleçam, a nível oficial, o dia 13 de outubro, como Dia Internacional da Educação nas Prisões.
HALLOWEEN 2019

30 outubro
 Na área de competência chave de Inglês, os alunos das turmas EFA desenvolveram atividades de compreensão de texto e realizaram exercícios de vocabulário em sala de aula.

Construíram as decorações alusivas à época, que foram expostas no corredor de acesso às salas de aula.

Os alunos aderiram com empenho às atividades propostas
- Desenvolver o conhecimento da cultura inglesa;

 

- Desenvolver trabalho de equipa, cooperação e criatividade.
DIA INTERNACIONAL DA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

10 dezembro
Na área de competência chave de Cidadania e Empregabilidade os alunos das turmas EFA desenvolveram atividades exploração dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Decoraram uma faixa negra com os seus braços e mãos, onde foram inscritos os artigos da declaração acima referida.

O trabalho foi exposto no corredor de acesso às salas de aula.

Os alunos aderiram com empenho às atividades propostas
- Compreender a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos;

- Desenvolver trabalho de equipa, cooperação e criatividade;

- Promover a partilha e o respeito pelos outros.
Natal

(25 de dezembro)

Atividades realizadas entre os dias 25  e 27 de novembro
Decoração de uma árvore de Natal (solicitado ao EP) com sólidos geométricos construídos e decorados nas aulas de MV, com a colaboração dos restantes docentes;

Elaboração de CHRISTMAS CRACKERS, realizados nas aulas de Inglês, com a colaboração dos restantes docentes, a colocar na base da árvore de Natal acima referida.
- Enriquecer o currículo dos alunos;

- Promover a interdisciplinaridade e a articulação de conteúdos e objetivos;

- Desenvolver comportamentos de participação na vida escolar;

- Promover a partilha e o respeito pelos outros;

- Desenvolver trabalho de equipa, criatividade e autonomia.
VISITA DA ESCRITORA MARIA SARAIVA DE MENEZES

(
21 janeiro)
Na área de competência chave de Linguagem e Comunicação, os alunos das turmas EFA desenvolveram atividades de compreensão e leitura de várias histórias do livro “História numa Garrafa”.

No dia 21 de janeiro realizou-se uma sessão de leituras partilhadas com a escritora Maria Saraiva de Menezes. Houve ainda espaço para uma pequena dramatização e foram colocadas várias questões à escritora.
- Desenvolver o gosto pela leitura.

- Adquirir e desenvolver estratégias de escuta ativa com vista a reter informação essencial, a desenvolver a compreensão, e a produzir enunciados orais em contextos específicos.

- Compreender as diferentes intencionalidades comunicativas nas situações de oralidade e saber utilizá-las criticamente, não só no quotidiano como na produção de discursos emcontextos formais, designadamente discursos de apresentação e discursos de argumentação.

-
Adquirir, interiorizar e automatizar os processos que permitem a decodificação do texto escrito, com vista a uma leitura individual fluente.

- Apreciar criticamente a dimensão estética de textos literários e o modo como manifestam experiências e valores.

- Desenvolver trabalho de equipa, cooperação e criatividade.
DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

(
27 de janeiro)
- Decoração da parede do corredor de acesso às salas, com uma exposição em cartolinas de depoimentos de sobreviventes dos campos de concentração;

- Visualização do filme “A Vida é Bela”.
- Enriquecer o currículo dos alunos;

- Promover a interdisciplinaridade e a articulação de conteúdos e objetivos;

 
- Desenvolver comportamentos de participação na vida escolar;
 
- Promover a partilha e o respeito pelos outros; 

- Desenvolver trabalho de equipa, criatividade e autonomia. 

- Sensibilizar para o conhecimento da História mundial.
DIA DOS AFETOS

(11 de fevereiro)

DIA DE SÃO VALENTIM

(
14 de fevereiro)
- Decoração de corações onde foram escritas frases/versos alusivas ao tema: “Dia dos Afetos”. Exposição no corredor de acesso às salas de aula do Estabelecimento Prisional e na Escola Básica D. Pedro Varela.

- Construção em origami e decoração de corações onde foram escritas frases em língua Inglesa relativas ao tema “Dia de São Valentim”. Exposição no corredor de acesso às salas de aula do Estabelecimento Prisional e na Escola Básica D. Pedro Varela. 
- Enriquecer o currículo dos alunos;

- Promover a interdisciplinaridade e a articulação de conteúdos e objetivos;

- Desenvolver comportamentos de participação na vida escolar;

- Promover a partilha e o respeito pelos outros;

- Desenvolver trabalho de equipa, criatividade e autonomia.

- Desenvolver o conhecimento da cultura inglesa.
 
SESSÃO SOBRE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

(
18 fevereiro)
Sessão de esclarecimento, sob o tema “Alterações Climáticas" dinamizada pela Dra. Ana Vanessa Gingeira, da Casa do Ambiente. - Sensibilizar os alunos para a problemática das alterações climáticas.

- Promover modos de vida mais sustentáveis. 
 
CERIMÓNIA DE ENTREGA DA DIPLOMAS DOS 1º PRÉMIOS ALCANÇADOS NOS CONCURSOS DIEP (NACIONAL) E IDEP (EUROPEU)

(
29 DE JANEIRO)
Realizou-se no Estabelecimento Prisional do Montijo a cerimónia de entrega de diplomas de reconhecimento dos formandos que desenvolveram o mural alusivo ao Dia Internacional da Educação nas Prisões e que alcançou o primeiro prémio nos concursos DIEP e IDEP.

Esta cerimónia contou com a presença do Diretor Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Rómulo Mateus; do Presidente da Associação Portuguesa de Educação nas Prisões e Secretário da European Prison Education Association, José Pinto; da Diretora do Estabelecimento Prisional do Montijo, Lígia Rebelo; da Diretora do Agrupamento de Escolas de Montijo, Alexandra Caeiro, da Chefe da Divisão de Coordenação de Atividades de Tratamento Prisional, Manuela Raimundo, da Coordenadora Pedagógica no EP do Montijo e Representante Regional da APEnP para a Grande Lisboa e Ilhas, Cristina Guerreiro; de alguns elementos do corpo de guardas; dos Técnicos de Reeducação do EP do Montijo; das docentes da Equipa Pedagógica, Antónia Furtado, Carmen Horta, Cláudia Lavado, Cristina Guerreiro e Susana Santos e de todos os formandos envolvidos no projeto. 
- Nas palavras de cada um dos intervenientes foi valorizado o empenho dos envolvidos. Reconheceu-se a importância do prémio alcançado e que a aposta na educação/formação em contexto prisional pode contribuir para uma melhor integração na sociedade.

 

- Pretende-se que, numa demonstração de visão coletiva sobre o ensino em meio prisional, possamos contribuir para que as Nações Unidas estabeleçam, a nível oficial, o dia 13 de outubro, como Dia Internacional da Educação nas Prisões. 
 
DIA DO Pi

(
14 março)
- Do dia 9 de março ao dia 12 de março os alunos dos Cursos EFA Prisional construíram materiais alusivos ao Dia do Pi que se celebra no dia 14 de março, os mesmos foram expostos no corredor de acesso às salas de aula do Estabelecimento Prisional.

- Foi afixada uma breve história sobre o Pi e desenhos coloridos pelos alunos alusivos a palavras com a sílaba π;

- No plano, o símbolo do Pi foi construído com tampas, algodão, botões e rolhas de cortiça;

- Construção do símbolo do Pi em 3 dimensões com esferovite e rolhas
Enriquecer o currículo dos alunos;

Promover a interdisciplinaridade e a articulação de conteúdos e objetivos;

Desenvolver comportamentos de participação na vida escolar;

Promover a partilha e o respeito pelos outros;

Desenvolver trabalho de equipa, criatividade e autonomia.
2020/
21
COMEMORAÇÃO DO 25 DE ABRIL NO EPM As turmas EFA B2 e B3 do Estabelecimento Prisional do Montijo realizaram uma exposição sobre o 25 de abril de 1974, no corredor de acesso às salas de aula, no âmbito da Área de Competência Chave de Cidadania e Empregabilidade, com a colaboração das áreas de Linguagem e Comunicação, Matemática para a Vida e Tecnologias da Informação e Comunicação.  
DIA 17, 18 e 19 de maio

Concurso Sardinhas 2021

“Sardinhas Festas de Lisboa 21” “10 anos, 10 sardinhas”
Todas as áreas de competência chave colaboraram no desenvolvimento das atividades inerentes  ao Concurso Sardinhas 2021- “Sardinhas Festas de Lisboa 21” “10 anos, 10 sardinhas”. Este concurso era dirigido a todos os portugueses e estrangeiros, residentes e não residentes em Portugal.
Os alunos decoraram as sardinhas a seu gosto. A digitalização dos trabalhos realizados foi enviada à entidade dinamizadora, EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, EM, S.A.).
Os trabalhos estão expostos na árvore temática.
Os alunos aderiram com empenho às atividades propostas.
- Participar em concursos de âmbito nacional e internacional;

- Compreender a valorização do património cultural.

- Desenvolver trabalho de equipa, cooperação e criatividade;

- Desenvolver capacidades de integração/participação na sociedade;

- Promover a partilha e o respeito pelos outros.




DIA 10 de junho

Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas
Na unidade de competência chave de Cidadania e Empregabilidade e com a colaboração das restantes áreas, os alunos das turmas EFA desenvolveram atividades de pesquisa relacionadas com este tema.

Elaboraram cartazes alusivos aos Descobrimentos e um retrato de Luís Vaz de Camões.  Os trabalhos estão expostos no corredor de acesso às salas de aula.

Os alunos aderiram com empenho às atividades propostas.
- Compreender a valorização do património cultural e do multiculturalismo. 

- Desenvolver trabalho de equipa, cooperação e criatividade;

- Promover a partilha e o respeito pelos outros.
2021/
22
DIEP 2021

Álbum Digital construído no âmbito do Dia Internacional da Educação nas Prisões (13 de outubro)
Debates com os formandos sobre a importância do acesso da população reclusa à educação/formação.

Elaboração de ilustrações de base ao trabalho final.

Transcrição das reflexões relativas à temática educação/formação em contexto prisional, para as folhas base.

Recolha de testemunhos em vídeo das Diretoras do EPM e do AEM, do Chefe Principal do Corpo de Guarda Prisional do EPM  e de ex-alunos que frequentaram as aulas EFA.

Criação de um Álbum Digital com todo o material anteriormente referido.

O DIEP transformou-se num sucesso a partir do momento em que houve uma tomada de consciência por parte dos alunos, que a educação/formação pode ser uma mais-valia para o seu futuro. Também a importância do papel dos docentes neste contexto, foi amplamente reconhecida.

Além da criatividade e espírito de entreajuda, todos os formandos demonstraram um entusiasmo e empenho admiráveis.

O projeto desenvolvido vai candidatar-se ao concurso promovido pela APEnP (Associação Portuguesa de Educação nas Prisões).
- Sensibilizar para a importância de assinalar esta data;

- Interiorizar que a educação/formação pode levar a uma melhor reintegração na sociedade e no mercado de trabalho, pois promove a alteração de comportamentos e a aquisição de conhecimentos essenciais;

- Desenvolver trabalho de equipa, criatividade e autonomia.

- Reconhecer da importância do papel dos docentes em contexto prisional;

 

Pretende-se com esta iniciativa que, numa demonstração de visão coletiva sobre o ensino em meio prisional, possamos contribuir para que as Nações Unidas estabeleçam, a nível oficial, o dia 13 de outubro, como Dia Internacional da Educação nas Prisões.
Trabalhos dos alunos:

DIEP 2021

Álbum Digital construído no âmbito do Dia Internacional da Educação nas Prisões -DIEP

(13 de outubro)
O Álbum Digital, enviado para o Concurso DIEP, promovido pela APEnP, (Associação Portuguesa de Educação nas Prisões), alcançou o 1º lugar.

De acordo com o estipulado no concurso, o prémio atribuído compreende a inscrição gratuita no I Congresso Internacional da APEnP (UTAD, 11-13 abril 2022), de um elemento responsável pela atividade, com vista à sua apresentação no evento.
- Sensibilizar para a importância de assinalar esta data;

- Interiorizar que a educação/formação pode levar a uma melhor reintegração na sociedade e no mercado de trabalho, pois promove a alteração de comportamentos e a aquisição de conhecimentos essenciais;

- Reconhecer da importância do papel dos docentes em contexto prisional.

-
Pretende-se com esta iniciativa que, numa demonstração de visão coletiva sobre o ensino em meio prisional, possamos contribuir para que as Nações Unidas estabeleçam, a nível oficial, o dia 13 de outubro, como Dia Internacional da Educação nas Prisões.
Notícia -  Revista MONTIJO HOJE - nº 41 Saiu no dia dez de novembro um artigo sobre educação em contexto prisional, na revista Montijo Hoje com as entrevistas à professora Cristina Guerreiro, a um ex aluno já em liberdade e a um aluno da turma EFA B3 iniciação.Saiu no dia dez de novembro um artigo sobre educação em contexto prisional, na revista Montijo Hoje com as entrevistas à professora Cristina Guerreiro, a um ex aluno já em liberdade e a um aluno da turma EFA B3 iniciação. - Sensibilizar para a importância do ensino em contexto prisional;

- Interiorizar que a educação/formação pode levar a uma melhor reintegração na sociedade e no mercado de trabalho, pois promove a alteração de comportamentos e a aquisição de conhecimentos essenciais;
- Reconhecer da importância do papel dos docentes em contexto prisional.
REPORTAGEM SOBRE  O ENSINO EM CONTEXTO PRISIONAL-  Jornal O SETUBALENSE Na terça-feira, dia 7 de dezembro, uma estudante do Mestrado de Jornalismo assistiu às aulas de Linguagem e Comunicação da professora Cristina Guerreiro, com o objetivo de desenvolver uma reportagem ambiente acerca do seu trabalho em contexto prisional.

A reportagem que apresenta os testemunhos da professora e dos alunos das turmas EFA, foi publicada no Jornal “O Setubalense”, de dia 13 de dezembro.
- Sensibilizar para a importância do ensino em contexto prisional;

- Interiorizar que a educação/formação pode levar a uma melhor reintegração na sociedade e no mercado de trabalho, pois promove a alteração de comportamentos e a aquisição de conhecimentos essenciais;

- Reconhecer da importância do papel dos docentes em contexto prisional.
DIA DOS AFETOS

14 de fevereiro
- Construção (origami) e decoração de corações onde foram escritas frases/versos alusivos ao tema: “Dia dos Afetos”. Exposição no corredor de acesso às salas de aula do Estabelecimento Prisional. - Enriquecer o currículo dos alunos;
- Promover a interdisciplinaridade e a articulação de conteúdos e objetivos;
- Desenvolver comportamentos de participação na vida escolar;
- Promover a partilha e o respeito pelos outros;
- Desenvolver trabalho de equipa, criatividade e autonomia;
- Desenvolver o conhecimento da cultura inglesa.
MULHER

Mês de março
- Interpretação de textos, notícias, reportagens, publicidade e imagens sobre o tema Mulher.

- Elaboração de reflexões alusivas ao tema MULHER.

-Exposição dos trabalhos realizados, no corredor de acesso às salas de aula do Estabelecimento Prisional.
- Enriquecer o currículo dos alunos;
- Promover a articulação entre as Áreas de Competências-chave;
 - Desenvolver comportamentos de participação na vida escolar;
- Promover a partilha e o respeito pelos outros;
- Reconhecer a importância do respeito pela Mulher.
DIREITOS DA CRIANÇA

junho
- Seleção e análise de alguns artigos da Declaração dos Direitos da Criança (inglês);

- Análise e discussão de alguns artigos da Declaração dos Direitos da Criança (LC, CE, MV, AA)

;- Elaboração de cartazes e panfletos alusivos ao tema ”Direitos da Criança” (TIC);

- Pintura de um Mural alusivo ao tema, exposto no corredor de acesso às salas de aula do Estabelecimento Prisional.
- Enriquecer o currículo dos alunos;

- Promover a interdisciplinaridade e a articulação de conteúdos e objetivos;

- Desenvolver comportamentos de participação na vida escolar;

- Promover a partilha e o respeito pelos outros;

- Desenvolver trabalho de equipa, criatividade e autonomia.
PAÍSES DE LÍNGUA INGLESA - Na área de Inglês e TIC, os alunos das turmas EFA do EPM, realizaram pesquisa e seleção de informação relativa aos Países de Língua Inglesa.

-Exposição dos trabalhos realizados, no corredor de acesso às salas de aula do Estabelecimento Prisional.
- Enriquecer o currículo dos alunos;

- Promover a articulação entre as Áreas de Competências-chave;

 

- Desenvolver comportamentos de participação na vida escolar;

- Promover a partilha e o respeito pelos outros.
2022/
23
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

16 de outubro
Os alunos refletiram sobre textos referentes ao dia Mundial da Alimentação, onde foram debatidos temas tais como: o porquê de o dia ser celebrado a 16 de outubro; o objetivo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO); a transformação dos sistemas alimentares; o que podemos nós fazer? Também foram interpretados gráficos circulares e de linha alusivos ao tema em questão. Os alunos refletiram ainda sobre as causas e soluções possíveis para a fome a nível mundial com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU com a criação de um glossário e preenchimento de um esquema.
Os alunos construíram pirâmides em cartolina, onde foram coladas imagens nos diferentes grupos de alimentos recomendados para garantir os nutrientes que o nosso organismo necessita. Os nomes dos respetivos alimentos foram escritos em Inglês.

Os trabalhados elaborados foram expostos no corredor de acesso às salas de aula.
- Enriquecer o currículo dos alunos;

- Promover a interdisciplinaridade e a articulação de conteúdos e objetivos;

- Desenvolver comportamentos de participação na vida escolar;

- Promover a partilha e o respeito pelos outros; 

- Desenvolver trabalho de equipa, criatividade e autonomia.

- Alertar os alunos para a importância do Dia da Alimentação;

- Promover modos de vida mais saudável.
Concurso DIEP 2022

Dia Internacional da Educação nas Prisões

13 de outubro
  Apresentação aos formandos da proposta de desenvolvimento de um projeto sobre o Dia Internacional da Educação nas Prisões;
  Debates com os formandos sobre a importância do acesso da população reclusa à educação/formação;
Elaboração individual e em grupo, de reflexões relativas à temática discutida nas aulas. Definição do objetivo final do projeto. Organização, distribuição de tarefas e concretização do mesmo;
- Significado do projeto intitulado “A Educação Liberta”: construção de uma estrutura/composição a partir de uma árvore (em tamanho real), a “Árvore do Conhecimento”. As grades que a rodeiam significam a reclusão. O homem, lá dentro, está rodeado de livros que lhe libertam a mente. Os seus punhos acorrentados, fora do gradeamento, seguram uma gaiola de onde saíram pássaros, que transportam as reflexões dos formandos sobre a importância da educação em meio prisional. Estes pássaros, pousados na árvore simbolizam a liberdade e nas suas folhas estão citações sobre educação. À esquerda da árvore está arame farpado onde ainda estão pousados alguns pássaros, mas de onde já voaram outros, rumo a um futuro melhor (simbologia prisão/libertação pela educação).
Além da criatividade e espírito de entreajuda, todos os formandos demonstraram um entusiasmo e empenho admiráveis.

O projeto desenvolvido vai candidatar-se ao concurso promovido pela APEnP (Associação Portuguesa de Educação nas Prisões).
- Sensibilizar para a importância de assinalar esta data;

- Interiorizar que a educação/formação pode levar a uma melhor reintegração na sociedade e no mercado de trabalho, pois promove a alteração de comportamentos e a aquisição de conhecimentos essenciais;

- Desenvolver trabalho de equipa, criatividade e autonomia.

- Reconhecer da importância do papel dos docentes em contexto prisional;

Pretende-se com esta iniciativa que, numa demonstração de visão coletiva sobre o ensino em meio prisional, possamos contribuir para que as Nações Unidas estabeleçam, a nível oficial, o dia 13 de outubro, como Dia Internacional da Educação nas Prisões.
DIA DOS AFETOS

14 de fevereiro
- Construção (origami) e decoração de corações onde foram escritas frases alusivas ao tema: “Dia dos Afetos”, em português e Inglês. Exposição dos trabalhos na sede de Agrupamento. - Enriquecer o currículo dos alunos;

- Promover a interdisciplinaridade e a articulação de conteúdos e objetivos;

- Desenvolver comportamentos de participação na vida escolar;

- Promover a partilha e o respeito pelos outros;

- Desenvolver trabalho de equipa, criatividade e autonomia.
Sessão de apresentação do filme

“A Educação Liberta”

27 janeiro
O Município de Montijo integra a Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE) e, consequentemente, a Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras (RTCE). O Município associou-se à celebração da 7ª edição do Dia Internacional da Cidade Educadora, com o lema “A Cidade Educadora, cidade de paz e oportunidades”. Com esta celebração pretendeu-se mobilizar todos os agentes sociais do município para que unam esforços para promover a paz, a convivência, a solidariedade e a inclusão.
No âmbito desta 7ª edição, os docentes e alunos EFA (Básico) do Agrupamento de Escolas de Montijo, em articulação com o Estabelecimento Prisional do Montijo e a Divisão de Educação da Autarquia, produziram o filme “A Educação Liberta”, elaborado a partir do projeto candidato ao concurso DIEP 2022 (Dia Internacional da Educação nas Prisões, promovido pela APenP).
Esta curta-metragem foi apresentada no dia 27 de janeiro, na sala de visitas do Estabelecimento Prisional do Montijo. Todos os alunos participantes no projeto receberam da Câmara Municipal do Montijo, uma t-shirt onde imprimiram o título do seu trabalho “A Educação Liberta”.
O filme estará disponível nas páginas eletrónicas da CMM, do Agrupamento de Escolas de Montijo e da Associação Portuguesa de Educação nas Prisões (APEnP).
A atividade foi muito enriquecedora, na medida em que promoveu a motivação dos alunos e a valorização da educação em contexto prisional por parte de todos os presentes.  A divulgação deste trabalho contribuirá para a sensibilização da comunidade em geral para a importância do ensino nas prisões.
- Sensibilizar para a importância de assinalar esta data;

- Motivação dos alunos para o ensino em meio prisional;

- Interiorizar que a educação/formação pode levar a uma melhor reintegração na sociedade e no mercado de trabalho, pois promove a alteração de comportamentos e a aquisição de conhecimentos essenciais;

- Reconhecer da importância do papel dos docentes em contexto prisional;

- Reconhecimento da comunidade da importância do ensino nas prisões. 


VASCO DA GAMA TOASTMASTERS CLUB

Competências de Comunicação e Liderança

7 a 28 de março
No âmbito da área de Cultura, Língua e Comunicação e em articulação com as restantes áreas de competência, surgiu a hipótese de proporcionar nas Turmas EFA Básico, a possibilidade de desenvolver, com profissionais especializados, competências de comunicação, ferramenta essencial e que muito pode ajudar os alunos em contexto prisional.

Assim, e após contacto com o Vasco da Gama Toastmasters Club, a Dra. Mariana Dias e a Dra. Andreia Rato aceitaram o desafio de trabalhar com estas turmas no Estabelecimento Prisional do Montijo.

Nas 8/9 sessões previstas (que tiveram início a 28 de fevereiro e se prevê terminarem no final de março) pretende-se desenvolver as seguintes aptidões: Falar em Público; Discursos Preparados; Discursos de Improviso; Como se organiza um discurso; Saber ouvir; A importância dos gestos e movimentos corporais; A importância da voz e do vocabulário; Mostrar as suas competências.

Os alunos aderiram com muito entusiasmo a este projeto. Estão seriamente empenhados em aprender e superar dificuldades, participando ativamente nas sessões e preparando atempadamente as intervenções individuais, com um espírito de entreajuda e companheirismo surpreendentes.

Prevê-se na última sessão a entrega de diplomas aos participantes.
Os participantes neste programa estão a desenvolver competências de comunicação e de liderança que poderão ser muito enriquecedoras para o seu futuro:

- Superar o nervosismo que todos sentem quando são confrontados a falar perante uma audiência;

- Organizar e apresentar ideias de forma lógica e convicta;

- Ouvir cuidadosamente as ideias dos outros;

- Ajudar os outros participantes a melhorar as suas competências de comunicação e de liderança;

- Participar e organizar grupos de discussão e reuniões;

- Melhorar a autoestima …

Há sempre feedback e ajuda mútua nas sessões, sendo o seu foco centrado nas apresentações e nos discursos dos oradores. Ao preparar e entregar um discurso estamos a trabalhar a área da comunicação.
Dia Internacional da Matemática

14 de março
Neste âmbito, nos dias 13 e 14 de março, em colaboração com os técnicos do Laboratório de Aprendizagem do Montijo (Câmara Municipal do Montijo), os alunos realizaram o preenchimento de planificações com canetas 3D para a construção de diferentes sólidos geométricos. Os recursos incluíram ainda a utilização de tablets e filamentos de várias cores. Estes sólidos serão utilizados nas aulas de MCT de acordo com o previsto no referencial desta Área de Competência.

Experienciaram também a robótica pois tiveram oportunidade de, a partir de tablets, programar os movimentos dos robots que construíram utilizando caixas de Lego Wedo Education.

Esta atividade foi muito gratificante e enriquecedora pois permitiu aos alunos o acesso a novas experiências e equipamentos inovadores. Destacamos o empenho, motivação, cooperação e partilha de todos os envolvidos. 
- Enriquecer o currículo dos alunos;

- Promover a interdisciplinaridade e a articulação de conteúdos e objetivos;

- Promover o empenho, a motivação, a cooperação e a partilha;

- Desenvolver trabalho de equipa, criatividade e autonomia.