Oferta Educativas / PIEF

Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF)

 

O Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) promove a obtenção da escolaridade obrigatória associada a uma qualificação profissional e destina-se aos jovens com idade igual ou superior a 15 anos.
Sendo uma medida de inclusão social concretiza-se mediante planos de educação e formação individualizados que integram:

- Uma componente escolar para obtenção da escolaridade obrigatória;

- Uma componente de formação para a ocupação e orientação vocacional (mediante a realização de protocolos com diferentes empresas e/ou entidades);
- Uma componente de educação para a cidadania, com a finalidade de promover a integração social (cooperação com uma Técnica de Intervenção Local – TIL – que articula com as famílias e os diferentes parceiros).

Para os jovens maiores de 16 anos, os planos de educação e formação individualizados integram uma componente de formação em contexto de trabalho. Os alunos são avaliados em 17 critérios de análise. A avaliação é feita de forma gradual e, à medida que os alunos vão adquirindo uns critérios, começam a ser avaliados em outros. Quando conseguem obter uma avaliação satisfatória (preferencialmente nos 17) podem ser certificados. Enquanto não obtiverem essa avaliação a informação que aparece nos documentos de avaliação é: “
em processo de avaliação”.

 

Quando Acreditar Pode Fazer a Diferença! Regulamento do PIEF Apresentação da Medida PIEF (PPT)