Vouchers dos Manuais Escolares Gratuitos
Tendo em consideração os problemas que se estão a verificar na emissão de vouchers para os manuais escolares em alguns anos de escolaridade, problemas esses que estamos tentar resolver em articulação com os serviços centrais, solicita-se aos Encarregados de Educação a melhor  compreensão nesta matéria no sentido de aguardarem até pertodo final do mês de agosto para tentarem a obtenção dos vouchers em causa.
Consulte a informação da Direção do Agrupamento de Escolas de Montijo.
14 de agosto de 2019
Horário dos Serviços Administrativos
Informa-se toda a Comunidade Educativa que o horário de atendimento ao público dos Serviços Administrativos, entre os dias 19 e 30 de agosto, será apenas no período da tarde, entre as 14h e as 16h30.
Consulte a informação da Direção do Agrupamento de Escolas de Montijo.
14 de agosto de 2019
Cooperar à Volta das Palavras e dos Números
Durante o ano letivo que agora termina, foi implementado no nosso Agrupamento o Projeto “Cooperar à Volta das Palavras e dos Números”.
Nele participaram as turmas do 6.ºA e 6.ºJ, as docentes Iris Pinto, Isa Santos e Elisabete Calmeiro, bem como pais e Encarregados de Educação dos alunos envolvidos.
O balanço foi francamente positivo, uma vez que todos participaram com entusiasmo e dedicação na resolução conjunta das atividades matemáticas, assumindo os papéis que lhes eram atribuídos, de forma bastante responsável e empenhada.
Este projeto contribuiu para uma maior motivação dos alunos, bem como para a diminuição de comportamentos disruptivos, a melhoria das relações interpessoais, o desenvolvimento de literacias múltiplas, a aquisição de aprendizagens culturalmente significativas e, consequentemente, a melhoria dos resultados escolares.
O projeto foi divulgado no “VI Encontro Internacional da Casa das Ciências” que se realizou na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
O trabalho desenvolvido foi ainda reconhecido a nível nacional, tendo resultado no convite para integrar um capítulo do livro “Cooperar para o Sucesso com Autonomia e Flexibilidade Curricular”, cujo lançamento ocorreu no dia 18 de julho, no auditório da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, durante o “3.º Encontro Pedagógico do Projeto Coopera”, no qual participaram as autoras do projeto, professoras Iris Pinto, Isa Santos e Elisabete Calmeiro, mostrando assim algumas das boas práticas desenvolvidas no AEM.
Um agradecimento especial a todos os envolvidos e muitos parabéns pelo sucesso obtido.

Email de contacto:   projetocooperar.aemontijo@gmail.com
24 de julho de 2019
SOS Azulejo
Uma notícia sobre a atividade SOS Azulejo, na qual o Agrupamento de Escolas de Montijo participou com muito empenho e criatividade, teve direito a publicação na NOESIS da DGE.

Partilhamos o link para podrem fazer uma visita:

https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/boletim/boletim_dge_n38_junho2019.html
18 de julho de 2019
Lista ordenada do concurso externo para professor bibliotecário da EB Caneira
Candidata A - Célia C. M. A. F. de Jesus - 35,6 pontos

Candidata B - Maria G. S. S. Reis -  3 pontos

Candidata C - Maria T. B. V. de Almeida - 0,6 pontos

Foi designada como professora bibliotecária da EB Caneira para o ano letivo 2019/2020, a candidata A.
17 de julho de 2019
Reuniões e matrículas das turmas de 9.º ano
Informamos toda a Comunidade Educativa que as reuniões de Pais e Encarregados de Educação das turmas de 9.º ano irão decorrer no dia 15 de julho.

As matrículas irão decorrer no dia 16 de julho, conforme escalonamento.
12 de julho de 2019
Validação dos documentos para auxílios económicos - ASE
Informa-se toda a Comunidade Educativa acerca dos horários em que poderá ser feita a confirmação e validação dos documentos para auxílios económicos (ASE).
Leia atentamente a informação da Direção do Agrupamento de Escolas de Montijo.
9 de julho de 2019
Possibilidade de Matrícula Online
Informa-se toda a Comunidade Educativa que, conforme o previsto no ponto 1 do artº 7º do Despacho Normativo nº 6/2018, de 12 de abril, os pedidos de matrícula podem ser efetudos online, na plataforma Portal das Matrículas.
Leia atentamente a informação da Direção do Agrupamento de Escolas de Montijo.
5 de julho de 2019
Atividade de Prévia Integração
Realizou-se, no dia 14 de junho de 2019, a atividade de Prévia Integração. Neste dia os alunos do 4.º ano de escolaridade do nosso Agrupamento deslocaram-se à escola que irão frequentar no próximo ano letivo - a EB D. Pedro Varela.

Após a realização, em sala de aula, da atividade Padrinhos e Afilhados, em que cada aluno do 4.º ano foi apadrinhado por um aluno do 5.º ano, todos puderam assistir a uma atuação da Orquestra de Percussão Batucando, cujos ensaios decorrem no polivalente da nossa escola, duas vezes por semana, e que integra alguns alunos do nosso agrupamento.
Seguidamente, puderam conhecer vários espaços da escola EB D. Pedro Varela, nomeadamente: Polivalente, Salas de aula, de Educação Musical, de Educação Visual e Educação Tecnológica, de Laboratório de Ciências e de Multideficiência, Pavilhão Gimnodesportivo e Biblioteca, tendo realizado várias atividades.

Foi, certamente, uma atividade que ficará para a memória destes futuros estudantes da EB D. Pedro Varela.
28 de junho de 2019
Concurso Externo para Professor Bibliotecário
Nos termos do artigo 8.º da portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, torna-se público que se encontra aberto procedimento concurso externo de recrutamento para professor bibliotecário, dado o agrupamento não dispôr de docentes que reúnam as condições dispostas no ponto 1 do artigo 5.º da referida portaria.
   
27 de junho de 2019
Matrículas das turmas de 6.º ano de escolaridade - documentos necessários
Divulgamos os documentos necessários para as Matrículas dos alunos do 6.º ano de escolaridade.
   
25 de junho de 2019
Avaliação do 3.º período - 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos
Informa-se toda a Comunidade Educativa que as pautas das turmas dos 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos já estão afixadas na Escola Básica D. Pedro Varela. 

Os Encarregados de Educação e os alunos podem consultar os níveis atribuídos no Portal GIAE.

Para aceder ao portal clique aqui.
21 de junho de 2019
Matrículas das turmas de 6.º ano de escolaridade
Informamos toda a Comunidade Educativa que as Matrículas do 6.º para o 7.º ano irão decorrer entre os dias 25 de junho e 2 de julho, conforme anexo.  
   
17 de junho de 2019
Reuniões de 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos e renovação de matrículas

Informamos toda a Comunidade Educativa que as reuniões de Pais e Encarregados de Educação dos 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos irá decorrer no dia 24 de junho.

No caso das turmas de 5.º, 7.º e 8.º anos, a renovação de matrícula é efetuada na sala com o Diretor de Turma.

5.º ano

6.º ano

3.º ciclo

17 de junho de 2019
Devolução dos Manuais Escolares - horário de 17 a 21 de junho
Horário 2.ª feira – 17/06/2019 3.ª feira – 18/06/2019 4.ª feira – 19/06/2019 5.ª feira – 20/06/2019 6.ª feira – 21/06/2019
Manhã Das 08h30 às 12h00 Prova Nacional de PLNM – 9.º ano: Não é efetuada devolução de manuais Das 08h30 às 12h00 Feriado Nacional Prova Nacional de Português – 9.º ano:
 Não é efetuada devolução de manuais
Tarde Das 13h30 às 16h00 Das 12h00 às 18h00 Das 13h30 às 16h00 Das 12h30 às 18h00
Nota: Serão entregues senhas de atendimento por ordem de chegada. Estas senhas serão disponibilizadas apenas até ao limite da capacidade de atendimento, sendo suspensas a partir desse momento.
14 de junho de 2019
Devolução dos Manuais Escolares - 5.º e 6.º anos de escolaridade

Com o aproximar do final do ano letivo é necessário que se inicie o procedimento de devolução de manuais escolares, entregues gratuitamente, através dos vouchers distribuídos no início do ano. A entrega será acompanhada por um professor que avaliará consigo o estado do manual e o seu nível de reutilização. Apela-se à entrega de manuais em bom estado, uma vez que os manuais que não forem devolvidos ou considerados não reutilizáveis incorrerão numa penalização na atribuição dos manuais escolares para o ano letivo 2019/ 2020.

Para o efeito, deverá dirigir-se à EB D. Pedro Varela com os respetivos manuais nos dias:

- 11 e 13 de junho, entre as 08:30 e as 18:00;

- 12 de junho, entre as 14:30 e as 16:00.

11 de junho de 2019
Avaliação do 3.º período - 9.º ano
Informa-se toda a Comunidade Educativa que as pautas das turmas do 9.º ano já estão afixadas na Escola Básica D. Pedro Varela. 

Os Encarregados de Educação e os alunos podem consultar os níveis atribuídos no Portal GIAE.

Para aceder ao portal clique aqui.
7 de junho de 2019
Encontro de alunos de EMRC do 1.º ciclo em Fátima

O Santuário de Fátima acolheu, no dia 24 de maio, o XIX Encontro Nacional Interescolas do 1.º Ciclo, dos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica, e no qual participaram 70 alunos, 5 professoras e 4 assistentes operacionais das cinco escolas do Agrupamento de Escola de Montijo.

O tema do Encontro foi “Com EMRC faço um mundo melhor”, pois teve como objetivos: valorizar a importância da EMRC na formação integral da Pessoa e viver a alegria do encontro com o outro e o respeito pela natureza.O programa do dia consistiu na participação da Celebração da Palavra, na Basílica da Santíssima Trindade e na participação da Sessão Cultural, no Centro Paulo VI.

Na Celebração da Palavra, D. Manuel Domingues, Bispo Emérito de Santarém, disse aos alunos que os momentos de silêncio, e de paragem, são fundamentais para o conhecimento de si próprio, de forma a tornar o mundo melhor. E, lançou-lhes o desafio de aprenderem a ver com o coração a si próprios, os outros e a natureza.

Na Sessão Cultural, todos cantaram canções de mensagem, fizeram coreografias alusivas à disciplina de EMRC e assistiram à peça musical “Dona Natureza”, que abordou as questões do meio ambiente, em especial o problema da poluição e do lixo tóxico. Mas, também a importância de vivermos todos juntos e a necessidade de tomarmos consciência de que vivemos na mesma Casa Comum e por isso temos que construir um mundo melhor e cuidar/preservar a natureza.

O dia foi de festa, no qual reinou a alegria, a partilha, a amizade, o convívio, se celebrou a vida e sonhou com um Mundo Melhor, onde cada um se respeite a si, ao outro e à natureza!

A professora de EMRC, Helena Marques

4 de junho de 2019
Devolução de Manuais Escolares
Informam-se todos os encarregados de educação de alunos do 1.º ao 6.º ano de escolaridade que os manuais escolares de todas as disciplinas do ano letivo 2018/19 terão de ser devolvidos no final deste ano. 

Caso essa devolução não ocorra, ou os manuais estejam em manifesto mau estado de conservação, o aluno perderá o direito aos manuais gratuitos no próximo ano letivo. 

Em momento oportuno, serão divulgadas as datas em que essa devolução será efetuada pelos encarregados de educação nas escola frequentadas pelos seus educandos.

NOTA: Caso algum Encarregado de Educação pretenda ficar com os manuais usados, poderá optar por adquiri-los ao preço de capa, mantendo nesse caso o direito a ter manuais gratuitos em 2019/20.
22 de maio de 2019
Um minuto de silêncio de gratidão à Terra
No Dia Internacional da Biodiversidade, que se assinala a 22 de maio,  o Agrupamento de Escolas de Montijo associa-se à iniciativa nacional Um Minuto de Silêncio de Gratidão à Terra, organizada pela Associação, sem fins lucrativos, Fazedores da Mudança, sobre a importância da preservação da biodiversidade e os recursos que o Planeta nos oferece.
Junte-se, também, a nós nesta iniciativa!
20 de maio de 2019
Vencedores do Concurso - Uma Aventura Literária 2019
Parabéns!!!

3.º Prémio ex-aequo – Desenho Pré-Escolar

Sofia Martins, da EB Ary dos Santos.
Segundo o Regulamento, a premiada com Prémios de Desenho além da publicação do trabalho recebe cheque-livro. A respetiva professora recebe cheque-livro. Há ainda Menções Honrosas, Diplomas de Participação, Diplomas de Coordenação Pedagógica e todas as escolas participantes recebem um livro brinde surpresa.
16 de maio de 2019
Concurso Nacional de Leitura - Fase intermunicipal
Felicita-se a aluna Maria Benedita, do 5.º K, que continua a elevar o nome do Agrupamento de Escolas de Montijo e da Escola Básica D. Pedro Varela, no âmbito do Concurso Nacional de Leitura, pois venceu a fase intermunicipal do referido concurso,que se realizou no dia 4 de maio, em Oeiras, tendo sido apurada para a fase Nacional que se realizará em Braga, no dia 25 de maio.

Parabéns!!
8 de maio de 2019
SOS Azulejo - Escalonamento das turmas da EB D. Pedro Varela
 
Turno da manhã:

9h - os alunos devem dirigir-se para a sala estipulada, para os professores procederem à chamada;

9h30 - saída da escola, até à Praça da República;

12h30 - regresso à escola;

13h - fim da atividade.

Nota: Recorda-se que estas turmas não terão aulas à tarde.


Turno da tarde:

13h30 - os alunos devem dirigir-se para a sala estipulada, para os professores procederem à chamada;

14h - saída da escola, até à Praça da República;

17h00 - regresso à escola;

17h30 - fim da atividade.

Nota: Recorda-se que estas turmas não terão aulas de manhã.


2 de maio de 2019
SOS Azulejo - Horários a cumprir pelos alunos
Informamos os Encarregados de Educação e toda a Comunidade Educativa que, de modo a possibilitar a participação de todos os alunos na atividade SOS Azulejo, que vai decorrer na Praça da República das 10h às 17h no dia 6 de maio, os horários das turmas nesse dia da EB D. Pedro Varela vão ser alterados.

Assim sendo, as turmas escalonadas para o turno de manhã, no horário das 9h00 às 13h00, não terão aulas no turno da tarde.
Do mesmo modo, as turmas escalonadas para o turno de tarde, no horário das 13h30 às 17h30, não terão aulas no turno da manhã.

Os alunos poderão almoçar na escola desde que adquiram a senha de almoço para esse dia.
1 de maio de 2019
SOS Azulejo
É já no próximo dia 6 de maio que terá lugar a nossa participação na "AÇÃO ESCOLA SOS AZULEJO 2019" - projeto a nível nacional e também em Moçambique e no Brasil.

Será um belo festejo do DIA NACIONAL DO AZULEJO (6 de maio) do Agrupamento de Escolas de Montijo, desde o pré-escolar até ao 3.º ciclo.
As nossas iniciativas estão já muito adiantadas ou finalizadas, e a sua apresentação na Praça da República, dia 6 de maio, será certamente um marco na nossa vida escolar e na defesa do património azulejar português!

A sensibilização que vamos conseguir ecoará e atingirá um vasto público, dando a visibilidade merecida aos nossos fantásticos trabalhos escolares.
28 de abril de 2019
Oferta de Escola - Grupo 200 (História e Geografia de Portugal)
Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 132/2012, de 27 de junho, na redação em vigor, e demais legislação complementar aplicável, torna-se público que se encontra aberto o procedimento concursal para a contratação de 1 (um) docente do Grupo de Recrutamento 200, para exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo certo, no ano letivo de 2018/2019. 

Consulte no separador: Contratação de Escola .
22 de abril de 2019
Novo Plataforma - GIAE Online
Informamos que a plataforma GIAE foi substituída por uma nova plataforma.

O acesso à mesma poderá ser feita no endereço http://193.236.66.132/index.html .

Nessa plataforma poderá aceder, tal como anteriormente, à consulta de saldos, extratos de movimentos, ementas do refeitórios, níveis/classificações, faltas, assim como a aquisição de refeições.

Para aceder deverá colocar os seguintes dados:

Utilizador: EE1234 (1234 é mero exemplificativo; deverá colocar o n.º de processo/cartão do aluno)
Palavra-passe: n.º de Identificação Fiscal do aluno

Consulte no separador: GIAE como aceder a esta nova plataforma.
22 de abril de 2019
Guia para a Realização das Provas de Aferição - 2019
  Disponibilizamos o Guia para a Realização das Provas de Aferição - 2019.

Consulte no separador: Documentação / Avaliação externa e interna.
18 de abril de 2019
Matrículas para o ano letivo 2019 / 2020 - Pré-escolar e 1.º ano

Informamos que as Matrículas para o Pré-escolar e 1.º ano do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas de Montijo, para o ano letivo 2019/2020, vão decorrer entre os dias 22 de abril e 17 de junho.

Consulte as informações necessárias no separador: Matrículas 2019/2020 .
12 de abril de 2019
Encerramento dos Serviços Administrativos - 12 e 15 de abril
Informamos a Comunidade Educativa que os Serviços Administrativos do Agrupamento de Escolas de Montijo se encontram encerrados nos dias 12 e 15 de abril, uma vez que os Assistentes Técnicos se encontram em formação do E-360.
11 de abril de 2019
Reuniões com Pais e Encarregados de Educação
 
Informa-se que, entre os dias 23 e 30 de abril de 2019, decorrerão Reuniões com Pais e Encarregados de Educação para todas as turmas da EB D. Pedro Varela.
5.º ano

6.º ano

3.º ciclo

11 de abril de 2019
Avaliação do 2.º período
Informa-se toda a Comunidade Educativa que as pautas dos 2.º, 3.º e 4.º anos (1.º ciclo), 6.º ano (2.º ciclo) e 8.º e 9.º anos (3.º ciclo) já estão afixadas na Escola Básica D. Pedro Varela. 

As pautas do 1.º Ciclo também se encontram afixadas nos respetivos estabelecimentos de ensino.

Os Encarregados de Educação e os alunos dos 2.º e 3.º Ciclos podem consultar os níveis atribuídos no Portal GIAE.

Para aceder ao portal clique aqui.
11 de abril de 2019
Orçamento Participativo das Escolas - Resultados
No passado dia 29 de março, após a contagem de votos, foi apurada a proposta vencedora do Orçamento Participativo de 2019.

A vencedora foi a Proposta F - Mesas e bancos de Piquenique.

Parabéns a todos os participantes!
1 de abril de 2019
Candidatura à rede de Bibliotecas Escolares
No passado dia 22 de março de 2019, o nosso Agrupamento esteve presente na cerimónia pública de apresentação das escolas selecionadas no âmbito das candidaturas à Rede de Bibliotecas Escolares 2019, que decorreu na Escola Secundária Eça de Queiroz, em Lisboa, fazendo-se representar pela Diretora, pelo Subdiretor, pela Coordenadora da EB Joaquim de Almeida e por uma das professoras bibliotecárias.

A EB Joaquim de Almeida passará pois a contar, a partir do início do  próximo ano letivo, com uma Biblioteca Escolar que constituirá um importante reforço das condições  de trabalho e de aprendizagem para toda a comunidade educativa que serve!
25 de março de 2019
Greve Nacional dos Trabalhadores Não Docentes - Senhas de almoço
Informa-se que, devido às greves dos dias 21 e 22 março, as senhas de refeição desses dias irão passar para 4 e 5 de abril (quinta e sexta-feira).

Caso pretenda, poderá alterar senhas para outro dia.
25 de março de 2019
Informação Complementar das Provas de Aferição - 2.º e 5.º ano
  Disponibilizamos a Informação Complementar das Provas de Aferição: 2º ano - Expressões Artísticas (27) e Expressões Físico-Motoras (28) e 5.º ano - Educação Física (59).

Consulte no separador: Documentação / Avaliação externa e interna.
23 de março de 2019
Greve Nacional dos Trabalhadores Não Docentes
Devido à Greve Nacional dos Trabalhadores Não Docentes, informamos que a Escola Básica D. Pedro Varela se encontra encerrada.
22 de março de 2019
Norma 2 - JNE/2019
  Disponibilizamos a Norma 2 - JNE/2019 - Instruções para Realização, Classificação, Reapreciação e Reclamação: Provas e Exames do Ensino Básico e Ensino Secundário.

Consulte no separador: Documentação / Avaliação externa e interna.
21 de março de 2019
Orçamento Participativo das Escolas
Recordamos que no dia 29 de março vai decorrer a votação para o Orçamento Participativo das Escolas.

Consulta o cartaz: "Como votar?"

Consulta o site do Orçamento Participativo de Escolas para obter mais informações.
21 de março de 2019
Ação de Formação: "Os desafios da Criança irrequieta e desatenta"
Informamos toda a Comunidade Educativa que, apesar da EB D. Pedro Varela se encontrar encerrada por motivo de Greve dos Trabalhadores Não Docentes, a ação de formação "Os desafios da criança irrequieta e desatenta" prevista para hoje, às 17h30, vai manter-se.
21 de março de 2019
Greve Nacional dos Trabalhadores Não Docentes
Devido à Greve Nacional dos Trabalhadores Não Docentes, informamos que a Escola Básica D. Pedro Varela se encontra encerrada.
21 de março de 2019
Orçamento Participativo das Escolas - nova data
A data da votação foi adiada para o dia 29 de março.

Consulte o site do Orçamento Participativo de Escolas para obter mais informações.
20 de março de 2019
Orçamento Participativo das Escolas
Já são conhecidas as propostas para o Orçamento Participativo das Escolas.

A votação, destinada aos alunos do 3.º ciclo, vai decorrer no dia 22 de março.

Consulte o site do Orçamento Participativo de Escolas para obter mais informações.
15 de março de 2019
Para, Olha e Lê
No dia 14 de março alunos, pessoal docente e não docente do Agrupamento de Escolas de Montijo dedicará 10 minutos à leitura. Está atividade está inserida no âmbito da Semana da Leitura que decorre de 11 a 15 de março.
11 de março de 2019
Oferta de Escola - Grupo 500 (Matemática)
Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 132/2012, de 27 de junho, na redação em vigor, e demais legislação complementar aplicável, torna-se público que se encontra aberto o procedimento concursal para a contratação de 1 (um) docente do Grupo de Recrutamento 500, para exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo certo, no ano letivo de 2018/2019. 

Consulte no separador: Contratação de Escola .
10 de março de 2019
Oferta de Escola - Grupo 330 (Inglês)
Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 132/2012, de 27 de junho, na redação em vigor, e demais legislação complementar aplicável, torna-se público que se encontra aberto o procedimento concursal para a contratação de 1 (um) docente do Grupo de Recrutamento 330, para exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo certo, no ano letivo de 2018/2019. 

Consulte no separador: Contratação de Escola .
2 de março de 2019
Norma 1 - JNE/2019
  Disponibilizamos a Norma 1 - JNE/2019 - Instruções para a inscrição de Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Consulte no separador: Documentação / Avaliação externa e interna.
28 de fevereiro de 2019
Despacho Normativo n.º 3-A 2019
  Disponibilizamos o Despacho Normativo n.º 3-A 2019, que regulamenta as provas de avaliação externa e as provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário.

Consulte no separador: Documentação / Avaliação externa e interna.
28 de fevereiro de 2019
Oferta de Escola - Grupo 200 (História e Geografia de Portugal)
Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 132/2012, de 27 de junho, na redação em vigor, e demais legislação complementar aplicável, torna-se público que se encontra aberto o procedimento concursal para a contratação de 1 (um) docente do Grupo de Recrutamento 200, para exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo certo, no ano letivo de 2018/2019. 

Consulte no separador: Contratação de Escola .
27 de fevereiro de 2019
Torneio Interturmas Queimado
Irá decorrer nos dias 27 e 28 de fevereiro, na EB D. Pedro Varela, durante o turno da manhã ( 08h20m às 13h20m) e da tarde (14h20m às 17h55m), mais uma edição do Torneio Interturmas do jogo “Queimado”.

Este torneio está integrado no plano de atividades da disciplina de Educação Física, como já é tradição dos últimos anos, com a seguinte calendarização.
5.º ano

6.º ano

3.º ciclo

26 de fevereiro de 2019  
Concurso Nacional de Leitura
É com muito orgulho que informamos que, dos 4 alunos representantes do Agrupamento de Escolas de Montijo na Fase Municipal, 3 foram seleccionados para ir representar o município do Montijo.

Parabéns a todos os participantes!
20 de fevereiro de 2019
Greve da Administração Pública - Senhas de almoço
Informa-se que, devido à greve do dia 15 de fevereiro, as senhas de refeição desse dia irão passar para 8 de março (sexta-feira).

Caso pretenda, poderá alterar a senha para outro dia.
19 de fevereiro de 2019
Greve da Administração Pública
Devido à greve da Administração Pública, informamos que a Escola Básica D. Pedro Varela se encontra encerrada.
15 de fevereiro de 2019
Reuniões com Pais e Encarregados de Educação - 5.º e 7.º anos
 
Informa-se que as Reuniões com Pais e Encarregados de Educação, para entrega da avaliação do 1.º semestre, decorrerão entre os dias 13 e 19 de fevereiro de 2019.
12 de fevereiro de 2019
Avaliação do 1.º semestre
Informa-se toda a Comunidade Educativa que as pautas do 5.º ano (2.º ciclo) e do 7.º ano (3.º ciclo) já estão afixadas na Escola Básica D. Pedro Varela. 

As pautas do 1.º ano (1.º Ciclo) encontram-se afixadas nos respetivos estabelecimentos de ensino.

Os Encarregados de Educação e os alunos dos 2.º e 3.º Ciclos podem consultar os níveis atribuídos no Portal GIAE.

Clique aqui para aceder ao portal .
8 de janeiro de 2019
Orçamento Participativo das Escolas
Vem aí mais um Orçamento Participativo das Escolas, destinado às turmas de 3.º ciclo.

Consulte o site do Orçamento Participativo de Escolas para obter mais informações.
31 de janeiro de 2019
Concurso Nacional de Leitura
Divulgamos os vencedores do 1.º momento da 13.ª edição do Concurso Nacional de Leitura do Agrupamento de Escolas de Montijo.

Os alunos vencedores ficaram apurados para participar no 2.º momento do Concurso que se realizará no espaço do Laboratório de Aprendizagem, no dia de 18 de fevereiro.

Parabéns a todos os participantes.
30 de janeiro de 2019
Despacho nº 1072/2019 de 30 de janeiro - JNE/2019
  Disponibilizamos o Despacho nº 1072/2019 de 30 de janeiro - Alteração ao Despacho nº 6020-A/2018 de 18 de junho, publicado no Diário da Republica, 2ª Série, nº 116, de 10 de junho de 2018, aprovação dos calendários, para o ano letivo de 2018-2019, dos estabelecimentos públicos de educação pré- escolar e do ensino básico e secundário, dos estabelecimentos particulares de ensino especial e das provas de equivalência à frequência do ensino secundário.

Consulte no separador: Documentação / Avaliação externa e interna.
30 de janeiro de 2019
Mega Sprint / Salto em Comprimento / Lançamento
A disciplina de Educação Física informa que, devido ao mau tempo e de modo a garantir a segurança dos alunos nas atividades desportivas da prova de Atletismo - Mega Sprinter, as competições ainda em falta serão realizadas na manhã do próximo dia 8 de fevereiro (sexta-feira), de 2019.
30 de janeiro de 2019
Mega Sprint / Salto em Comprimento / Lançamento
 
Vai realizar-se na EB D. Pedro Varela no dia 30 de janeiro, entre as 8h20 e as 13h20.
Consulte:

- O cartaz;

- O regulamento das provas;

- A informação/horários sobre as provas.
28 de janeiro de 2019
Clube de Programação e Robótica do Agrupamento de Escolas de Montijo
 
Foi criado o Clube de Programação e Robótica do Agrupamento de Escolas de Montijo, que tem como objetivo desenvolver nos alunos o gosto pelas novas tecnologias da Informação e Comunicação, de uma forma participativa, estimulante e criativa, através da junção de áreas tão vastas e interessantes como a programação, a mecânica e a eletrónica e a robótica.

Consulte, para mais informação, o separador: Clubes .
25 de janeiro de 2019
TOP / Leitor - 1.º período
 
Divulgamos a lista das turmas leitoras / alunos leitores vencedores da Biblioteca da EB D. Pedro Varela, assim como do top livros / autores vencedores, do 1.º período.

Parabéns a todos pelo interesse pela leitura.
18 de janeiro de 2019
Refeitório - Senhas de Almoço
 
Disponibilizamos uma informação da Direção do Agrupamento de Escolas de Montijo relativa à aquisição de Senhas de Almoço no refeitório da EB D. Pedro Varela, de modo a melhorar o seu serviço e a reduzir o desperdício alimentar.
09 de janeiro de 2019
Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames - JNE/2019
  Disponibilizamos o Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames - JNE/2019.

Consulte no separador: Documentação / Avaliação externa e interna
2 de janeiro de 2019
Reuniões com Pais e Encarregados de Educação - 6.º, 8.º e 9.º anos
 
Informa-se que as Reuniões com Pais e Encarregados de Educação, para entrega da avaliação do 1.º período, decorrerão entre os dias 7 e 11 de janeiro de 2019.
20 de dezembro de 2018
Avaliação do 1.º período
Informa-se toda a Comunidade Educativa que as pautas dos 2.º, 3.º e 4.º anos (1.º ciclo), 6.º ano (2.º ciclo) e 8.º e 9.º anos (3.º ciclo) já estão afixadas na Escola Básica D. Pedro Varela. 

Recordamos que os 1.º, 5.º e 7.º anos encontram-se a funcionar  em regime semestral pelo que não haverá, de momento, pautas afixadas para estes anos de escolaridade.

As pautas do 1.º Ciclo também se encontram afixadas nos respetivos estabelecimentos de ensino.

Os Encarregados de Educação e os alunos dos 2.º e 3.º Ciclos podem consultar os níveis atribuídos no Portal GIAE.

Para aceder ao portal clique aqui.
20 de dezembro de 2018
Contratação de um Técnico Especializado -Entrevista 
Consulte a Convocatória para Avaliação de Competências relativa à contratação de um Técnico Especializado para o desempenho de outras funções – Técnico de Intervenção Local (TIL) para turmas do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) no separador Contratação de Escola.
10 de dezembro de 2018
Contratação de um Técnico Especializado - Técnico de Intervenção Local 
Publicamos a Lista Ordenada relativa à contratação de um Técnico Especializado para o desempenho de outras funções – Técnico de Intervenção Local (TIL) para turmas do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), após a avaliação do Portfolio.

Consulte a lista no separador Contratação de Escola.
10 de dezembro de 2018
Comunicado sobre o encerramento da EB D. Pedro Varela no dia 29 de novembro
 
Divulgamos o Comunicado da Direção do Agrupamento de Escolas de Montijo, de modo a prestar esclarecimentos acerca do encerramento da EB D. Pedro Varela no dia 29 de novembro de 2018, devido à manifestação de alunos.
30 de novembro de 2018
Contratação de um Técnico Especializado - Técnico de Intervenção Local 
Publicamos a Lista Ordenada relativa à contratação de um Técnico Especializado para o desempenho de outras funções – Técnico de Intervenção Local (TIL) para turmas do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), a exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo, para o ano letivo de 2018/2019 

Consulte a lista no separador Contratação de Escola.
22 de novembro de 2018
Provas de Aferição 2018/2019 - Informação-Prova 
 
Disponibilizamos as Informações-Prova dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, relativas ao ano letivo 2018/2019, emanadas pelo IAVE.

Consulte no separador: Documentação / Avaliação externa e interna
22 de novembro de 2018
Quadro de Valor e de Excelência
 
No dia 21 de novembro realizou-se, mais uma vez, a Cerimónia de entrega de diplomas dos Quadros de Excelência e de Valor do AE Montijo aos alunos que se distinguiram no ano letivo 2017/18.

Disponibilizamos uma hiperligação que contém algumas fotos, disponibilizadas por um elemento da organização.
22 de novembro de 2018
Corta-mato Escolar
 
No próximo dia 23 de novembro, 6.ª feira, vai realizar-se o Corta-mato Escolar. Os alunos devem entrar na escola pelas 9 horas e dirigir-se à sala atribuída à sua turma.
21 de novembro de 2018
Encerramento do bar da EB D. Pedro Varela
Informa-se que, devido à falta de Assistentes Operacionais, o bar da EB D. Pedro Varela encontra-se encerrado, desde o dia 16 de novembro, por tempo indeterminado.
16 de novembro de 2018
Contratação de um Técnico Especializado - Técnico de Intervenção Local 
Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 132/2012, de 27 de junho, na redação em vigor, e demais legislação complementar aplicável, publicita-se o presente Aviso, declarando-se aberto, pelo prazo de três dias úteis, o procedimento de seleção e recrutamento para a contratação de um Técnico Especializado para o desempenho de outras funções – Técnico de Intervenção Local (TIL) para turmas do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), a exercer funções no Agrupamento de Escolas de Montijo, para o ano letivo de 2018/2019.

Consulte o Aviso de Abertura e o Modelo de Portefólio no separador Contratação de Escola.
13 de novembro de 2018
Quadros de Excelência e de Valor
No próximo dia 21 de novembro de 2018, vai decorrer, no Cine Teatro Joaquim de Almeida, a cerimónia de entrega de diplomas dos Quadros de Excelência e de Valor do AE Montijo aos alunos que se distinguiram no ano letivo 2017/18.

A entrada dos alunos na sala decorrerá será às 18h00 e a dos convidados às 18H15. A cerimónia terá o seu início às 18H30.
7 de novembro de 2018
Acesso à Aula Digital da editora do grupo Leya
A oferta dos manuais escolares do 1.º ao 6.º ano pelo Ministério da Educação é acompanhada por uma licença digital gratuita que dá acesso aos manuais e recursos digitais das editoras do grupo LeYa. 

A ativação desta licença gratuita é muito simples, pelo que partilhamos com os Encarregados de Educação interessados o documento com os 5 passos necessários para a ativação.

Deste modo, os alunos poderão ter acesso gratuito a vídeos, animações, atividades interativas e muito mais, recursos estes que enriquecem o estudo e motivam para a aprendizagem.
7 de novembro de 2018
Corta-mato escolar
No próximo dia 23 de novembro (6ª feira), vai realizar-se o Corta-mato escolar, no período da manhã, pelo que não haverá aulas. Os alunos devem entrar na escola pelas 9 horas e dirigir-se à sala atribuída à sua turma.

Prevê-se o início das provas às 9h45m e o términus pelas 12h30m, pelo que as aulas da tarde decorrem normalmente, a partir das 13h30m, não havendo dispensa para os alunos.

Convidamos os Pais / Encarregados de Educação a assistir à prova, podendo entrar no recinto escolar.

Consulte:
A informação sobre o Corta-Mato Escolar
A informação sobre as salas atribuídas às turmas.
5 de novembro de 2018
Greve da Administração Pública - Senhas de almoço
Informa-se que, devido à greve do dia 26 de outubro, as senhas de refeição desse dia irão passar para 16 de novembro (sexta-feira).

Caso pretenda, poderá alterar a senha para outro dia.
29 de outubro de 2018
Greve da Administração Pública
Devido à greve da Administração Pública, informamos que a Escola Básica D. Pedro Varela se encontra encerrada.
26 de outubro de 2018
Obras na EB D. Pedro Varela
Entre os dias 29 de setembro e 7 de outubro de 2018, foram removidas as antigas coberturas dos telhados da EB D. Pedro Varela, que estão agora em fase de substituição.

Informa-se que, durante a remoção daquele material foram efectuadas análises, cujos resultados revelam que “a exposição ao amianto não foi significativa (inferior ao limite de quantificação)”.

Esta intervenção foi organizada pela DGESTE, que tem a seu cargo a execução e acompanhamento da obra, sendo àquela entidade que podem ser dirigidas as dúvidas que possam subsistir.
9 de outubro de 2018
Reportagem fotográfica
A reportagem fotográfica na escola EB D. Pedro Varela vai realizar-se de 8 a 12 de outubro, segundo escalonamento.
1 de outubro de 2018
Encerramento da EB D. Pedro Varela - 1, 2, 3 e 4 de outubro
Entre os dias 29 de setembro e 7 de outubro de 2018, a EB D. Pedro Varela vai ser alvo de uma intervenção que passa pela remoção das atuais coberturas dos diferentes blocos da escola, que contêm amianto, e sua substituição por chapa metálica.

Dada a natureza do material a remover, e também devido à movimentação de máquinas e de cargas pesadas, não será permitida a presença de pessoas nas instalações da escola enquanto essa intervenção decorrer. Assim, a EB D. Pedro Varela estará encerrada ao público, em todas as suas valências nos dias 1, 2, 3 e 4 de outubro de 2018, decisão esta tomada em articulação com a DGESTE.

A direção do AE Montijo agradece desde já a compreensão de toda a comunidade educativa relativamente a esta questão
.

Agradece-se a leitura atenta do comunicado da direção.
25 de setembro de 2018
Manuais ainda não adquiridos - MEGA
Informamos os Encarregados de Educação, que ainda não fizeram o levantamento dos manuais escolares, que os vouchers serão entregues no primeiro dia de aulas.
13 de setembro de 2018
Informação acerca do refeitório - aquisição de senhas
Informamos que a marcação das senhas de almoço do dia 17 de setembro pode ser feita nesse dia, sem penalização, até às 11h30.
13 de setembro de 2018
Manuais Escolares para alunos com ASE do 3ºciclo
Informamos os Encarregados de Educação dos alunos do 3º ciclo, com ASE, sobre os procedimentos a ter para a entrega dos manuais escolares.
13 de setembro de 2018
Horário dos alunos dos 2º e 3ºciclos 2018/2019
  Informa-se toda a Comunidade Educativa que já se encontram afixados os horários escolares dos alunos.

Consulte o horário escolar do seu educando clicando no separador: Horários 2018/2019 .
12 de setembro de 2018
Informações importantes sobre as reuniões de EE do Pré-escolar
Informação sobre reuniões de pais do pré-escolar -  12 de setembro de 2018

Informação sobre grupos sem educadora - JI da Caneira
Informação sobre grupo sem educadora - JI Liberdade
10 de setembro de 2018
Horário dos Estabelecimentos da Pré-escolar e do 1º Ciclo
Informamos acerca do Horário dos estabelecimentos escolares do 1º ciclo e da pré-escolar, do Agrupamento de Escolas de Montijo.
10 de setembro de 2018
MEGA - Informação aos Encarregados de Educação - Informação importante
Recordamos a seguinte informação importante:

Os Encarregados de Educação (EE) registam-se na plataforma MEGA utilizando o respetivo NIF, e os agrupamentos têm de exportar esses mesmos dados para que os vouchers possam ser emitidos.


No nosso agrupamento, tal como noutros, essa informação não consta dos registos das plataformas electrónicas em uso, pelo que se solicita que, com a maior brevidade possível, os EE de todos os alunos do 1º ao 6º ano nos façam chegar aos Serviços Administrativos, preferencialmente por e-mail (agemontijo@yahoo.com) o NIF do EE e o nome completo do(s) aluno(s). 
6 de setembro de 2018
MEGA - Manuais Escolares Gratuitos

Divulgamos, mais uma vez, o cartaz, da responsabilidade do Ministério da Educação, acerca da plataforma MEGA: Manuais escolares gratuitos para os 1º e 2º ciclos do ensino básico. 
6 de setembro de 2018
Início do ano letivo - 2018/2019

A receção aos alunos do Pré-escolar, 1º ciclo, 5º e 7º ano de todos os estabelecimentos do AE Montijo decorrerá no dia 14 de Setembro de 2018, no seguinte horário: 10h00 – 12.00h.

No dia 17 de Setembro terão início as atividades letivas no seu horário normal, para todos os anos e já haverá serviço de refeitório em todos os estabelecimentos. 
4 de setembro de 2018